Unidade Básica de Saúde Antônio Wagner Setúbal será inaugurada nesta segunda-feira

Segundo a PMT, a obra recebeu investimento de R$ 732.994,65 para a construção de uma área de 1.209,90 m²

Por Redação do Portal AZ,

Uma nova unidade hospitalar será inaugurada nesta segunda-feira (19), em Teresina. De acordo com a Prefeitura de Teresina (PMT), Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Wagner Setúbal, no bairro Socopo, zona Leste de Teresina, beneficiará quase quatro mil pessoas. O prédio será inaugurado na próxima segunda-feira (19), às 8h30 da manhã, como parte da programação comemorativa pelos 167 anos da capital do Piauí.

Segundo a PMT, a obra recebeu investimento de R$ 732.994,65 para a construção de uma área de 1.209,90 m². Foram construídos três consultórios odontológicos, dois consultórios com banheiro, dois consultórios de acolhimento, sala de inalação, sala de coleta, recepção, três banheiros para portadores de necessidades especiais, sala de marcação de consultas (SAME), sala de arquivo, sala de curativos, sala de vacina, farmácia, sala para atividades coletivas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), sala de observação, sala de esterilização, expurgo, almoxarifado e copa.

Sede da Prefeitura de Teresina (Foto: Divulgação)

“A UBS prestará assistência de saúde, no âmbito da Atenção Básica, para 3725 pessoas do Bairro Socopo, Tabajaras e parte do Bairro Morros, além de um trecho na proximidade da Estrada Rural José de Freitas – Teresina”, informa o gerente de Ações Estratégicas da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Kledson Batista. A população terá à sua disposição uma equipe Estratégia Saúde da Família, formada por médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de saúde bucal, técnico em enfermagem e agentes comunitários de saúde, responsáveis pelo elo entre a saúde pública e a comunidade.

Segundo a Prefeitura, a população passará a contar com os serviços de consulta médica, consulta de enfermagem, consulta odontológica, realização de coleta de exames laboratoriais, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, consulta de pré-natal (gestante) e puericultura (do bebê), hipertensos, diabéticos, crianças, adolescentes, homens e mulheres de todas as faixas etárias.

Além disso, a unidade oferece serviços como dispensação e administração de medicamentos básicos na farmácia da própria UBS, coleta de exames de colo útero, marcação de exames e consultas especializadas, curativos, inalação, vacinas, acolhimento à demanda espontânea e agendada, planejamento familiar com entrega de preservativo e contraceptivo, atendimento e visitas domiciliares, programa Saúde na Escola e Educação em Saúde na Comunidade.

“A nossa estratégia como gestor da saúde do município é reforçar o atendimento da assistência básica, que é a porta de entrada da população para os serviços de saúde”, diz Charles Silveira, presidente da FMS. “As Unidades Básicas de Saúde são centro de promoção e qualidade de vida. Ao longo do tempo, Teresina tem expandido a sua estrutura em saúde e as UBS estão ganhando sedes próprias construídas dentro dos padrões do Ministério da Saúde”, disse o presidente da FMS.

Homenageado

De acordo com a Prefeitura, a UBS homenageia o médico Antonio Wagner Setubal. Médico especialista em Cirurgia Geral e em Coloproctologia, desenvolveu suas atividades em diversos hospitais e centros de saúde no Piauí, Maranhão e São Paulo. Foi diretor geral e diretor clínico do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, bem como diretor da Unidade de Saúde do Promorar e Secretário Municipal de Saúde de Timon, no Maranhão.

Comente

Pequisar