Enfermeiros denunciam irregularidades no HU e superintendente nega

As principais denúncias são sobrecargas de trabalho, falta de insumos, medicamentos e equipamentos de proteção

Por Redação do Portal AZ,

Profissionais de enfermagem do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI) denunciaram ao Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), uma série de irregularidades, que segundo eles as principais seriam: sobrecarga de trabalho, falta de insumos, medicamentos e equipamentos de proteção individual e ausência de profissionais em setores prioritários do hospital em determinados horários de trabalho.

Por conta das denúncias, o Coren se reuniu nesta terça-feira (23), com o superintendente do Hospital Universitário (HU), com a chefe da Divisão de Enfermagem e com os demais responsáveis pelo funcionamento do hospital, buscando discutir um relatório apresentado pelo Conselho a superintendência para discutir o relatório elaborado com a fiscalização realizada na unidade de saúde.

Foto:ascom

Os resultados obtidos e descritos no relatório foram explanados pela presidente do COREN/PI, Tatiana Guimarães, que afirmou que o objetivo da reunião é alinhar, junto a superintendência do hospital, os pontos principais encontrados durante a fiscalização do Conselho.

“Nossa intenção é alinhar esses pontos e hoje viemos aqui ouvir o que a superintendência e a chefe de Divisão tem a nos dizer sobre as pautas abordadas no relatório apresentado. Recebemos algumas denúncias e pudemos comprovar, mediante a fiscalização, que muitos casos eram verídicos”, disse Tatiana Guimarães.

O superintendente do Hospital Universitário, José Miguel, negou as declarações, afirmando que parte das denúncias recebidas pelo COREN, são irreais e que o hospital conta com um quadro relativamente grande de enfermeiros, além de insumos, medicamentos e equipamentos suficientes para ajudar no abastecimento de outros hospitais.

"Nós averiguaremos esses casos e iremos analisar o relatório com o objetivo de fazer uma resposta formal ao que nos foi apresentado”, ressalta.

A Chefe de Divisão do Departamento de Enfermagem do HU, Samila Gomes, explicou alguns dos pontos discutidos. Um deles foi a questão da ausência de enfermeiros. Segundo ela, a ausência de enfermeiros citada no relatório não é bem uma ausência, já que os setores de enfermagem não ficam desassistidos ou sem supervisão.

O relatório enviado à superintendência do HU no dia 09 de outubro tem o prazo de 30 dias para se manifestar. O COREN/PI fica no aguardo de uma reposta formal para, posterior a isso, tomar as devidas medidas cabíveis.

Comente

Pequisar