UPA do Satélite começa a funcionar a partir desta terça-feira

Unidade de Saúde tem oito leitos de observação, sete leitos de estabilização, dois leitos de isolamento

Por Redação do Portal AZ,

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Dr. Antônio Dib Tajra começa a funcionar a partir desta terça-feira (19). Localizada no Bairro Satélite e gerenciada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), o local é caracterizado como de porte III e tem capacidade para atender, por dia, cerca de 350 pacientes em situação de urgência e emergência.

A unidade tem seis consultórios médicos, oito leitos de observação, sete leitos de estabilização, dois leitos de isolamento. O atendimento das pessoas não será por ordem de chegada, mas por classificação de risco. Assim, o paciente fica em observação, por até 24 horas, para elucidação diagnóstica e/ou estabilização clínica. Se ele não tiver suas queixas resolvidas neste período, será encaminhado para internação em hospitais da rede.

 “A nossa alegria é grande pela inauguração e, assim, firmamos o nosso compromisso na construção de uma saúde pública de qualidade. Ao longo do tempo, a Prefeitura adotou planejamento estratégico para chegar a esse patamar e fez com que Teresina construísse uma das mais presentes rede de assistência à saúde de todas as 27 capitais brasileiras”, disse o prefeito de Teresina, Firmino Filho. 

O prefeito citou ainda o alto investimento realizado pela Prefeitura para cobrir gastos com a saúde. “Em números absolutos, Teresina é a 3º capital que mais investe recursos próprios nessa área. De R$100 reais da Prefeitura, R$35 são colocados na saúde. Esse gasto cresceu exponencialmente por conta da nossa rede que se ampliou. É preciso que isso também aconteça com o Governo do Estado do Piauí e Federal. O Maranhão fez o seu dever de casa em relação à saúde, mas essa lição não foi feita no interior do Piauí”, acrescentou.

Para o presidente da FMS, Charles Silveira, a inauguração dessa UPA é um marco na saúde de Teresina. “Hoje é um dia especial ,que tem uma simbologia para a cidade, mas fundamentalmente representa o fruto do trabalho que é desenvolvido na FMS. Aqueles que procuram os serviços de saúde não procuram porque querem e sim porque precisam. Então, iremos atender a todos com amor, compromisso, trabalho e engajamento. Temos que trabalhar fundados nesses elementos”, afirmou.

O diretor técnico da UPA do Satélite, Fábio Marcos, informou sobre uma novidade dessa UPA, que a diferencia da maioria das UPAS do Brasil. “Faremos, além do atendimento clínico e pediátrico, procedimentos na área da ortopedia e também teremos a presença de médico cirurgião geral para realizar pequenas cirurgias na sala de sutura. A inauguração dessa UPA, com o acréscimo dessas especialidades, é motivo de alegria, pois na atual conjuntura, os estados brasileiros estão fechando as portas dos serviços como medida de economia. Nós estamos na contramão disso e a sociedade sai beneficiada”, destacou.

De acordo com a diretora geral da UPA do Satélite, Celina Tourinho, a equipe multiprofissional desta unidade irá atuar para atender satisfatoriamente o usuário.  “Iremos trabalhar com muita coragem e vontade para atender a população da zona Leste e a todos que nos procurarem. A saúde só estará em primeiro lugar se colocarmos amor nela. Ressalto o meu compromisso de atuar com humildade e pensando nos usuários. É dessa forma que iremos fornecer o atendimento que as pessoas merecem”, ressaltou.

A solenidade de inauguração que ocorreu ontem (18) e contou  com a presença de diretores da FMS, de profissionais que atuarão na UPA do Satélite, de vereadores, de associações de bairro, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ivan Cabral, de familiares do médico homenageado, Dr. Antônio Dib Tajra, além da comunidade em geral.

Comente

Pequisar