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ProUni: inscrições para segunda edição de 2022 começam na segunda; Veja 8 dicas para evitar lesões durante os exercícios

Estudantes que almejam bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior poderão, a partir de segunda (1º), fazer inscrição na 2ª edição de 2022 do Programa Universidade para Todos (ProUni).

As inscrições vão até o dia 4 de agosto e podem ser efetuadas pelo site do ProUni. As bolsas oferecidas pelo programa são parciais (50%) ou integrais (100%). Dentre os requisitos, o estudante deve ter atingido média de 450 pontos em cada matéria do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter tido nota superior a zero na prova de redação. Inscritos como treineiros no exame não poderão concorrer a bolsas do ProUni.

Os resultados serão divulgados em duas chamadas: a primeira será realizada em 8 de agosto; a segunda, em 22 de agosto. Os resultados estarão disponíveis online.

Novidades

Esta edição do ProUni trará algumas inovações. Dentre elas, inscrições que serão categorizadas como ampla concorrência ou ações afirmativas. A ordem de prioridade na chamada varia de acordo com a categoria da inscrição.

Outra mudança é a priorização de inscritos que cumpram os seguintes critérios (em ordem decrescente de relevância para a classificação):

» Sejam professores da rede pública de ensino (exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação);

» Estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;

» Estudantes que tenham cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada (com bolsa integral);

» Estudantes que tenham cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada (com bolsa parcial ou sem bolsa);

» Estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em instituição privada (com bolsa integral);

» Estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em instituição privada (com bolsa parcial ou sem bolsa de estudos).

Renda

Para participar do processo o candidato deve preencher certos critérios, como as exigências de faixas de renda per capita. Veja na tabela:

Bolsa integral (100%)     Até 1,5 salário mínimo

Bolsa parcial (50%)          Até 3 salários mínimos

Segundo o Ministério da Educação, a classificação dos estudantes inscritos nos processos seletivos do ProUni considerará as notas obtidas nas duas últimas edições do Enem, imediatamente anteriores ao processo seletivo do ProUni para ingresso em curso de graduação ou sequencial de formação específica.

Veja 8 dicas para evitar lesões durante os exercícios

Evitar lesões é tão importante para o seu bem-estar e sua saúde quanto cuidar do corpo, afinal, não é possível treinar com dores e com algum machucado, não é mesmo? É o que afirma o Doutor Doc, especialista em medicina integrativa e sócio da clínica Premium Life, que trouxe algumas dicas essenciais para você treinar sem medo e prevenir lesões durante os exercícios.

1. Perceba os sinais que seu corpo dá

Doeu? Não force mais. Tente saber de onde veio a dor. Se foi uma pequena contração, alongue-se. Se parecer mais sério, não se arrisque e converse com seu personal trainer. Ele irá fazer uma pequena análise de sua situação e caso seja grave, deverá recomendar que você visite um especialista.

2. Use os tênis apropriados

Cada modalidade de exercício pede um tipo de tênis diferente. Corridas necessitam de um bom amortecimento, futebol pede mais sustentação e assim por diante. Vale a pena fazer também o teste da pisada e ver se o calçado se adaptou bem a seu pé, ficou confortável e firme.

8 dicas para evitar lesões durante os exercícios

3. Alongue também ao final do exercício

Alongue até os músculos que você acha que não usou para evitar lesões. Após o exercício os músculos se desgastam como um todo, o que pode levar inclusive a estiramentos.

4. Beba bastante água

Essa dica é clássica, mas sempre vale lembrar sua importância. Manter-se hidratado é fundamental para manter nutrientes indispensáveis na corrente sanguínea durante a malhação e para eliminar o dióxido de carbono por meio da respiração.

5. Atenção ao que você come

Malhar é só a metade do processo para atingir sua meta na atividade física. A outra metade está na sua nutrição, por isso escolha bem o que você vai ingerir, optando sempre por alimentos saudáveis e de preferência não industrializados. Para quem pratica exercícios físicos com regularidade, o ideal é contar com uma supervisão nutricional.

6. Descanso é fundamental

Seu corpo precisa de um tempo não só para evitar lesões, mas também para crescer em massa muscular. Não é recomendado executar os mesmos exercícios todos os dias da semana, pois aumenta razoavelmente as chances de causar alguma lesão.

7. Varie os exercícios

É fundamental variar os exercícios, assim você não solicita sempre os mesmos grupos musculares e evita lesões como microfraturas por estresse.

8. Consulte seu médico e educador físico

Fonte: Agência Brasil / gympass.com

Pensamento do dia.

Fonte: Marcos Martins

Estudantes que almejam bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior poderão, a partir de segunda (1º), fazer inscrição na 2ª edição de 2022 do Programa Universidade para Todos (ProUni).

As inscrições vão até o dia 4 de agosto e podem ser efetuadas pelo site do ProUni. As bolsas oferecidas pelo programa são parciais (50%) ou integrais (100%). Dentre os requisitos, o estudante deve ter atingido média de 450 pontos em cada matéria do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter tido nota superior a zero na prova de redação. Inscritos como treineiros no exame não poderão concorrer a bolsas do ProUni.

Os resultados serão divulgados em duas chamadas: a primeira será realizada em 8 de agosto; a segunda, em 22 de agosto. Os resultados estarão disponíveis online.

Novidades

Esta edição do ProUni trará algumas inovações. Dentre elas, inscrições que serão categorizadas como ampla concorrência ou ações afirmativas. A ordem de prioridade na chamada varia de acordo com a categoria da inscrição.

Outra mudança é a priorização de inscritos que cumpram os seguintes critérios (em ordem decrescente de relevância para a classificação):

» Sejam professores da rede pública de ensino (exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação);

» Estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;

» Estudantes que tenham cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada (com bolsa integral);

» Estudantes que tenham cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada (com bolsa parcial ou sem bolsa);

» Estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em instituição privada (com bolsa integral);

» Estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em instituição privada (com bolsa parcial ou sem bolsa de estudos).

Renda

Para participar do processo o candidato deve preencher certos critérios, como as exigências de faixas de renda per capita. Veja na tabela:

Bolsa integral (100%)     Até 1,5 salário mínimo

Bolsa parcial (50%)          Até 3 salários mínimos

Segundo o Ministério da Educação, a classificação dos estudantes inscritos nos processos seletivos do ProUni considerará as notas obtidas nas duas últimas edições do Enem, imediatamente anteriores ao processo seletivo do ProUni para ingresso em curso de graduação ou sequencial de formação específica.

Veja 8 dicas para evitar lesões durante os exercícios

Evitar lesões é tão importante para o seu bem-estar e sua saúde quanto cuidar do corpo, afinal, não é possível treinar com dores e com algum machucado, não é mesmo? É o que afirma o Doutor Doc, especialista em medicina integrativa e sócio da clínica Premium Life, que trouxe algumas dicas essenciais para você treinar sem medo e prevenir lesões durante os exercícios.

1. Perceba os sinais que seu corpo dá

Doeu? Não force mais. Tente saber de onde veio a dor. Se foi uma pequena contração, alongue-se. Se parecer mais sério, não se arrisque e converse com seu personal trainer. Ele irá fazer uma pequena análise de sua situação e caso seja grave, deverá recomendar que você visite um especialista.

2. Use os tênis apropriados

Cada modalidade de exercício pede um tipo de tênis diferente. Corridas necessitam de um bom amortecimento, futebol pede mais sustentação e assim por diante. Vale a pena fazer também o teste da pisada e ver se o calçado se adaptou bem a seu pé, ficou confortável e firme.

8 dicas para evitar lesões durante os exercícios

3. Alongue também ao final do exercício

Alongue até os músculos que você acha que não usou para evitar lesões. Após o exercício os músculos se desgastam como um todo, o que pode levar inclusive a estiramentos.

4. Beba bastante água

Essa dica é clássica, mas sempre vale lembrar sua importância. Manter-se hidratado é fundamental para manter nutrientes indispensáveis na corrente sanguínea durante a malhação e para eliminar o dióxido de carbono por meio da respiração.

5. Atenção ao que você come

Malhar é só a metade do processo para atingir sua meta na atividade física. A outra metade está na sua nutrição, por isso escolha bem o que você vai ingerir, optando sempre por alimentos saudáveis e de preferência não industrializados. Para quem pratica exercícios físicos com regularidade, o ideal é contar com uma supervisão nutricional.

6. Descanso é fundamental

Seu corpo precisa de um tempo não só para evitar lesões, mas também para crescer em massa muscular. Não é recomendado executar os mesmos exercícios todos os dias da semana, pois aumenta razoavelmente as chances de causar alguma lesão.

7. Varie os exercícios

É fundamental variar os exercícios, assim você não solicita sempre os mesmos grupos musculares e evita lesões como microfraturas por estresse.

8. Consulte seu médico e educador físico

Fonte: Agência Brasil / gympass.com

Pensamento do dia.

Fonte: Marcos Martins

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