Sem concurso

Sem concurso

Quem acompanhou de perto a aprovação na Assembleia Legislativa da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) percebeu que a realização de concurso público em 2020 é deixada de lado, portanto, não é prioridade da quarta gestão de Wellington Dias. Até ontem, o texto sancionado pelo chefe do Governo não estava publicado. Entretanto, bem diferente do que ocorreu em relação ao Estado, a LDO de Teresina autoriza a realização de concurso público em 2020. Estão previstos vários concursos que podem resultar na seleção de 589 novos funcionários públicos efetivos. Autoriza, por exemplo, a seleção de 70 médicos, 150 professores (40 horas), 10 engenheiros e arquitetos, 50 enfermeiros, 15 odontólogos, 10 fisioterapeutas, 10 farmacêuticos, dois tecnólogos em radiologia, três nutricionistas, três psicólogos e um fonoaudiólogo. Quanto ao Estado, há uma possibilidade remota apenas se houver as condições fixadas na Lei de Responsabilidade Fiscal. Ou, mais diretamente, não terá concurso no âmbito da administração estadual do Piauí em 2020. Boas perspectivas mesmo só se tem no âmbito municipal e, como se disse ontem, na coluna, a  lei sancionada pelo prefeito Firmino Filho autoriza ainda a realização de concurso para seleção 265 servidores de nível médio: técnico de nível médio (100 vagas), agente de trânsito (35), técnico em enfermagem (80), auxiliar saúde bucal (20) técnico em patologia clínica (15) técnico em radiologia (15 vagas). E mais, a LDO municipal deixou aberta a possibilidade do preenchimento de vagas remanescentes de concursos realizados em exercícios anteriores, bem como das que surgirem ao longo do exercício de 2020 e que estiverem dentro da validade do concurso, atendidos os dispositivos legais.

Fábio Abreu discute sua candidatura a prefeito, mas diz que só quer discutir eleição municipal em 2020 (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

MMA

Ainda não se sabe o real motivo, mas ontem, o 1º DP de Teresina se transformou num ringue: os escrivães Lívio Queixada e Marcelo foram aos tapas, se embolaram no chão, um feriu o outro, falou mal da mãe, e todo o distrito não tinha força suficiente para separá-los. 
Não se tem  notícia sobre que medida foi adotada para apurar os fatos e, certamente, ‘enquadrar’ os brigões.

Fundo perdido

O Maranhão e o Ceará acabam de perder R$ 45 milhões de dólares do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola da ONU. 
Já será retaliação de Bolsonaro que, demonstrando ódio a Flávio Dino, governador do Maranhão, o chamou de ‘Paraíba’?

Contrapartida

Tecnicamente, se diz que os recursos do financiamento do FAD, da ONU, não foram aprovados na Comissão de Financiamento Externo do Ministério da Economia (Cofiex). 
Ou seja, restaria a essa comissão aprovar a contrapartida dos governos estaduais em questão, pois os recursos são a fundo perdido.

Batalha imbecil

Os recursos seriam destinados à instalação de cisternas e no apoio a pequenos agricultores, com unidades indígenas e quilombolas. 
Há quem considere essa rixa entre Bolsonaro e os governadores nordestinos, principalmente com Flávio Dino uma batalha ideológica e sobretudo imbecil.

Qual a dele?

O presidente da Assembleia Themístocles (MDB), recebeu em casa o senador Elmano Férrer (PODE) E, lógico, só falaram nas eleições do próximo ano.
Themístocles quer saber qual será a do “véin” no próximo pleito eleitoral: se ele vai se lançar candidato ou pode apoiar a candidatura de Pessoa.

Firmino e Fábio Abreu

A pretexto de discutir ações integradas da segurança pública entre a prefeitura e o Estado, o prefeito Firmino Filho recebeu o secretário deputado capitão Fábio Abreu, negaram falar de política à imprensa, mas nos bastidores, quem sabe?

Sem aventuras

Fábio Abreu disse que 2020 só se discute em 2020, mas crava que o PL, seu partido, terá sim candidato próprio a prefeitura da capital, como o nome mais proeminente do partido é o dele próprio, não descarta a candidatura.
Mas pondera que não vai se candidatar por aventura. Pois está ruim!

Empréstimo municipal

Por falar em parceria da prefeitura com o governo, o prefeito Firmino parece que passou a seguir a cartilha de Wellington Dias. 
O prefeito anunciou que deve em breve fazer um pedido de empréstimo junto ao BNDES para investimentos na guarda municipal. 
O valor ainda está sendo estudado pela equipe econômica da prefeitura. 

Não chamei

O governador Wellington Dias nega que tenha convidado o ex-senador João Vicente Claudino (PTB) para ocupar cargo no governo. 
Apesar de o partido de JVC ter ampliado o espaço no governo com indicações do próprio JVC, Wellington diz que não passa disso. 

Tá danado

O secretário da Semcaspi e vereador de Teresina, Samuel Silveira, denuncia que foi vítima de estelionatários que estão utilizando seu registro fotográfico nos documentos falsos para venda de um veículo. Samuel Silveira esclarece que registrou um boletim de ocorrência e que o caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Recentemente foi o vereador Luiz Lobão quem fez a mesma denúncia.

Metrô vai a Altos 

Wellington Dias discutiu ontem com o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público, Paulo Martins a viabilização do metro com trecho para Altos. 
Também determinou a recuperação e construção de subestações além da limpeza dos trilhos. 
O orçamento estabelecido para as obras é no valor de R$ 20 milhões.

O ministro

O ministro substituto Daniel Nepomuceno irá a São Raimundo Nonato, onde participará do evento Opera da Serra da Capivara, e visitará a arqueóloga Niéde Guidon.
Informações privilegiadas da coluna antecipam que diante da frigideira que frita o titular da pasta, Daniel será o substituto de Marcelo Alvaro Antônio.

Ping-Pong 
Um a um

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa agora resolveu meter o seu bedelho na Assembleia Legislativa e diz que Wellington Dias não tem oposição por lá. 

O repórter: “prefeito, a oposição na Assembleia é pequena, mas barulhenta...”
Mão Santa: “Rapaz, a ignorância é audaciosa. O filho do Avelino (deputado Gustavo Neiva) é vulnerável, o Marden enfrenta confusão doméstica e administrativa em Piripiri, por isso, eu digo, não existe nenhuma oposição.

Expressas 

Artesãos e microempreendedores da zona Sul terão a oportunidade de apresentar e divulgar seus trabalhos no próximo sábado (27). O evento acontecerá no Centro de Esportes Unificado-Sul. 

O Balcão do Trabalhador está intermediando a seleção de profissionais para uma grande empresa sediada na capital.

As oportunidades são para pessoas com PCD (pessoas que possuem limitações permanentes), e que possam atuar na área de serviços gerais nas filiais da zona Sul e de Timon (MA).

Comente

Pequisar