Não se faz mais suplente como antigamente...

Não se faz mais suplente como antigamente...

Inesperada e surpreendentemente os seis deputados estaduais nomeados secretários de Estado amanheceram segunda-feira na Assembleia Legislativa avisando que estavam retomando o mandato. Criaram alvoroço principalmente entre os seus suplentes com a desculpa de que estariam de volta para votar mensagem do governo do Estado pedindo autorização ao legislativo para contrair empréstimo junto a instituições financeiras. A mentira teve pernas curtas porque Wellington Dias não precisaria do sacrifício de nenhum deles para aprovar o que quiser numa base de 27 dos 30 aliados.  O que se descobriu é que os deputados retornaram para dar um susto nos suplentes que estariam avançando em seus cargos e verbas e, também, para cobrar indiretamente do governador mais e mais participação no governo. Dos seis, a maioria está apenas secretário, sem recursos e planos de investimentos. Deles, nem a verba de custeio para compras e serviços básicos, existe. As folhas de débitos junto a fornecedores e prestadores de serviços o desestimulam a continuar no cargo. Mas parece que apenas fingiram indisposição porque formalmente, até ontem, eles sequer deixaram os cargos, pois a exoneração (se é que foi assinada pelo governador) não havia sido publicada no Diário Oficial. De tudo o que restou é que Wellington Dias não teve comando para segurá-los nos cargos sujeitando-se à obrigação de ter que aquinhoar os suplentes, acomodando-os no governo e abrir mais espaços para os deputados porque se ficarem, os suplentes não repassarão para os titulares parte da verba indenizatória. Cabe a Wellington Dias usar da paciência para melhorar a relação deputado-suplente porque está provado que os deputados correrão o risco de ficar sem boa parte do gabinete (as vantagens financeiras) se forem ocupar cargos no governo. Ficou provado, pois, que não se faz mais suplente como antigamente.

Prefeita Carmelita, com mandato cassado, fez carreata em São Raimundo e foi até carregada pela população. Ela desabafa dizendo que não cometeu ilegalidade.

É a tua...

Áudios que vazam nos grupos de Whatsapp mostram as relações nada amistosas entre os majores Diego e Evandro, da Polícia Militar. 
As santas mãezinhas dos dois é quem mais levam pancadas. Sem falar nos adjetivos que um coloca no outro.

Briga tola

Seja qual tenha sido o motivo, a agressão de um para o outro é tão tola que só serve para expor os dois oficiais da ativa da Polícia Militar do Piauí. 

A carreata 

A prefeitura Carmelita Castro fez uma grande carreata ontem, em São Raimundo Nonato, 24 horas depois que teve seu mandato cassado pela justiça eleitoral. 
Há quem veja nisso um enfrentamento e tentativa de desmoralização da determinação do juiz.

A verba cobiçada

Comenta-se na Assembleia Legislativa que o retorno dos deputados titulares à casa pouco tem a ver com a votação do empréstimo que ainda nem foi anunciado pelo governador.
A disputa está mesmo é pela verba indenizatória de pouco mais de R$ 30 mil por gabinete. Os suplentes estariam se negando a cumprir o acordo de repassar os valores aos titulares. 
Além, os ocupantes provisórios dos cargos estariam até demitindo comissionados.

Sem volta formal

Ontem, o Presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho diz que ainda não tinha recebido um documento sequer, que formalizasse o retorno dos parlamentares.
A exoneração dos cargos de secretários sequer foi publicada no Diário Oficial do Estado, portanto, pura pirotecnia.

Só uma visita

O deputado Henrique Pires (MDB) foi quem melhor resumiu o “retorno” dos deputados secretários ao legislativo.
“Eles foram só fazer uma visita à casa”, disse Henrique ao questionar a publicação da exoneração em Diário Oficial do Estado.

Agora, na Câmara

Por iniciativa de seu presidente Themistocles Filho, a Assembleia Legislativa vai realizar em fevereiro concurso público para preenchimento de 41 vagas. 
Agora é o promotor de Justiça Fernando Santos exigindo que a Câmara de Vereadores de Teresina faça o seu. 

Comissionados

Fernando Santos quer evitar a profusão de cargos comissionados e, por extensão, de terceirizados, contratações feitas ao bel sabor dos interesses da gestão e de cada vereador. 
Para ele, a contratação de comissionados tem que ser na proporção ao número de funcionários efetivos, concursados.
Faz bem.

O deputado condenado

Condenado a pagar R$ 170 mil e ainda com os direitos políticos suspensos por oito anos, Hélio Isaias diz que atuou em São Raimundo Nonato, levando obras e outros benefícios de governo, sem, no entanto, ter ajudado a esposa, a prefeita Carmelita, igualmente cassada.
Isaias diz que da mesma forma atuou em outros municípios.

Alô, Wellington!

Funcionários terceirizados da fatídica maternidade Evangelina Rosa queixam-se que estão há três meses sem receber os salários e, desde julho, não tem o vale transporte. 
Apesar de terem sido forçados a assinar recibo quitando o recebimento.

Foco de infecção

Na maternidade Evangelina Rosa falta papel até para os funcionários, notadamente os do centro cirúrgico, limparem as mãos. 
Há suspeitas de que a maternidade seja um grande foco de infecção pela sujeita no lugar.

Em família

Pior é que como a maioria dos funcionários é de terceirizados eles têm medo de reclamar para não sofrerem retaliações. 
Além de Francisco Macedo, o diretor, os funcionários denunciam uma cunhada dele, eu ocupa cargo comissionado, que os trata mal. 

Despejo

Ontem, postavam nas redes sociais caminhão de mudança com os ‘trens’ do Emater de Miguel Alves. O Instituto foi despejado da casa por falta de pagamento.
Fica vermelha, cara-sem-vergonha!

O pivô

O suplente Warton Lacerda está sendo apontado como o pivô da revoada dos deputados estaduais dos cargos de secretário de Estado. Porque Lacerda, ocupando a vaga de deputado, teria se negado a fazer o rateio da verba de indenização. 
E, claro, tem se portado como independente, com críticas até ao governador.

Refúgio de Átila!

O PSD pode ser o endereço final de Átila Lira. É lá onde já estão chegando os Martins, ou seja, o prefeito de Wall Ferraz (Danilo), a ex-prefeitura de Santa Cruz do Piauí (Jandira). 
Abrem caminho para o líder do clã, Wilson Martins, que por ora se encontra no PSB.

O primeiro

Da família de Átila já se encontra no PSD o irmão Antônio José Lira.

Negócio bom!

Essa história de placa do Mercosul parece render bons dividendos.
Para quem teve a iniciativa, então...

Extrafarma fecha em Teresina

A rede de farmácias Extrafarma está em processo de desativação de suas lojas em Teresina porque não conseguiu junto ao Governo do Estado uma alíquota diferenciada do ICMS. A rede alega eu outras farmácias como PagueMenos, Globo, Drogasil, por exemplo, foram beneficiadas com regime tributário diferenciado. 
A coluna não ouviu, oficialmente, a rede Extrafarma, mas calcula-se que haverá demissões em massa.

Saldo de estoque

Já se vê nos toldos das lojas Extrafarma espalhadas em Teresina o aviso “saldo de estoque’, significando que aquela unidade está encerrando suas atividades.
Seriam ao todo 20 farmácias da Extrafarma que, gradativamente, deixarão de funcionar.

Menos imposto

Há especulação de que a concorrência, através da Drogasil, PagueMenos e Globo, estariam num regime diferenciado recebendo melhor atenção do governo e, por conseguinte, pagando menos imposto.

Ping-Pong 
Escapada à mineira

No dia da cassação de Juscelino Kubitschek, que era seu amigo desde os tempos da juventude, José Maria Alkmin, vice-presidente de Castelo Branco, recebe um telefonema do jornalista Wilson Figueiredo.

Wilson: “Dr. Alkmin, como o senhor recebeu a cassação de JK?”
Alkmin: “Por telegrama, meu filho”.

Publicado no livro de folclore político de Sebastião Nery.

Expressas 

A prefeitura de Teresina realiza hoje a inauguração da nova sede da Unidade Básica de Saúde Marlene Damasceno de Moura Fé. O prédio fica na Rua Dois, S/N, Parque do Sol, zona Sudeste.

Encerra hoje a programação de aniversário do Theatro 4 de Setembro e várias personalidades serão homenageadas com o Troféu “Assaí Campelo”.  

A solenidade acontece a partir das 20h, no palco do aniversariante que celebra 125 anos de história. Neste ano, o iluminador cênico, Assaí Campelo, é o grande homenageado.

Comente

Pequisar