Não é bem assim

Não é bem assim

Recebido no MDB com festa e a garantia de ser o candidato do partido a prefeito de Teresina, com mais de um ano de antecedência do pleito municipal e até com vice-escolhido (Robert Rios, do PSB), o ex-deputado estadual Dr. Pessoa experimenta a sensação de que acordos políticos feitos com tanta antecedência correspondem a escrever contratos na água. Mais do que sensação, porém, a solidez da candidatura de Pessoa desfez-se nesta semana, quando o senador Marcelo Castro simplesmente disse que no MDB há outros nomes que podem se apresentar como candidatos do partido à Prefeitura de Teresina, citando o vereador Luiz Lobão e até o deputado estadual e presidente da Assembleia, Themistocles Filho. Se ninguém conhecesse Marcelo Castro, diria que a estúpida declaração partiu de um amador. Pois, bem, a declaração desautorizando a chancela à candidatura de Dr. Pessoa deu-se poucas semanas após o próprio Marcelo Castro ter declarado que em Teresina quem sabia o que deveria ser feito quanto à eleição municipal era Themistocles Filho, que desde os anos 80 é quem manda no MDB municipal. Outra idiotice, que só contradiz a primeira. O presidente da Assembleia não moveu um músculo labial para desmentir o que disse o senador. Se foi procurado por jornalista, fechou-se em copas e deixou sem padrinho o candidato que há alguns dias era filiado ao MDB com pompa e circunstância de candidato a prefeito de Teresina. Então, para quem tem bom senso e prefere acreditar na realidade de duendes, é evidente que parece mais uma lenda que algo a ser levado a sério o lançamento de uma chapa fechada, com prefeito (Pessoa) e vice (Robert Rios) para prefeito e vice-prefeito de Teresina faltando mais de um ano para a eleição. Se os pretensos candidatos acreditaram nisso, paciência, recomenda-se-lhes livros de bruxaria e feitiços. O mundo real segue com gente como Marcelo Castro botando o pingo nos is.

Marcelo Castro reaparece no cenário para ‘melar’ a candidatura única de Dr. Pessoa e agora diz que no MDB há outros candidatos a prefeito (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

O empata fo...

Quando o senador Marcelo Castro diz que além de Dr. Pessoa há outros candidatos do MDB à prefeitura de Teresina, alguém diria que nesse caso o senador é como a pessoa que está à mesa de um casal doido para ir às vias de fato na cama.
Chamado ‘empata’. 

PT vai às urnas

Hoje tem eleição direta para a escolha de dirigentes do PT em nível nacional, estadual e municipal. O partido estará mobilizado em 5.851 cidades e isso em boa parte segue para que haja uma militância orgânica forte, coisa que os demais partidos ou não querem ou não sabem fazer.

Números

Devem ir às urnas mais de 2,3 milhões filiados para escolher entre nove chapas de delegados para a etapa nacional, 126 chapas para as etapas estaduais, 4.646 chapas para as direções municipais e 326 chapas para as direções zonais.
Existem 4.282 candidatos a presidente municipal e 270 candidatos a presidente nos diretórios zonais.

No Piauí disputam a vaga o deputado federal Assis Carvalho e o vereador Dudu (Fotos: Portal AZ)

Piauí

No Piauí a disputa vai ser renhida no nível estadual. Haverá eleições em 210 dos 223 municípios. Serão escolhidos 300 delegados que vão decidir quem vai ser o novo presidente do partido.
Disputam a vaga o deputado federal Assis Carvalho e o vereador Dudu.

Vantagem

Assis Carvalho afirma que deve ter quase dois terços dos delegados. Ele contabiliza algo em torno de 190 delegados entre os 300 que serão eleitos neste domingo.
Dudu prefere a cautela, dizendo que não haverá perdedores. Mas se Assis Carvalho realmente levar 190 dos 300 delegados, Dudu ficaria somente com 110.

Mais dinheiro

Os prefeitos queixam-se muito, mas o Fundo de Participação a ser depositado nas contas dos municípios, no próximo dia 10 de setembro, como primeira das três parcelas do FPM em setembro, será de 49,73% na comparação valor creditado na mesma data no ano passado, segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Novela

Parece coisa de novela, mas é fato que pelo menos duas mulheres teresinenses têm estado sob condição permanente de cárcere privada, assim mantidas por maridos colombianos, os quais fazem parte de outro tipo de atividade ilícita: a agiotagem feita à luz do dia em quase toda Teresina, somente não percebida pelos agentes de segurança do Estado.

Milícias

A Polícia e o Ministério Público também deveriam estar mais atentos à outra coisa: a oferta de policiamento civil não autorizado em bairros de Teresina. Esse pode ser um embrião das milícias que hoje infernizam a vida de cidadãos em cidades como o Rio de Janeiro e Belém e surge na falta de policiamento oficial nos bairros da periferia de Teresina. 

Themistocles Fiho (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

Autistas

Duas leis estaduais promulgadas nesta semana pelo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themistocles Fiho, do MDB, estabelecem a criação de uma identidade própria para autistas e uso do símbolo mundial do espectro autista por estabelecimentos públicos e privados para dar prioridade ao atendimento de pessoas autistas e seus acompanhantes.

Algodão

O Piauí é, segundo o IBGE, o sétimo maior produtor brasileiro de algodão. O Estado fica inclusive à frente de Estados como São Paulo.  No Nordeste está atrás da Bahia, segundo maior produtor brasileiro, e do Maranhão, sexto maior produtor de algodão do país.
Os dados foram divulgados esta semana pelo IBGE.

Feriados

Você é daqueles que anda chateado porque o feriado do sete de setembro caiu num sábado. Bem, pior seria se estivesse em São Luís, onde o feriado do aniversário da cidade (comemorado hoje) cai num domingo.  

Aguapés

Atenção ambientalistas de redes sociais: já podem ser observados os primeiros aguapés na lâmina d’água do rio Poti, logo abaixo da ponte da Primavera. Não tardam e começam os protestos de todo ano contra esse sintoma de contaminação de águas do rio.

Jair Bolsonaro (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Licença

Bolsonaro se licencia hoje da Presidência para se submeter a uma cirurgia com anestesia geral. Volta ao cargo na quinta-feira, 12 de setembro. Um dia antes de uma sexta-feira, 13. Deve ter razões para acreditar na sabedoria espanhola: não creio em bruxas, mas que elas existem, existem.

Replay

Bem, já está posto que a semana que inicia hoje terá uma sexta-feira, 13. Se você é daqueles que tem superstição, prepare-se porque em dezembro tem sexta-feira 13 de novo.

Menos manga

Este colunista perguntou a um agrônomo por que, ao contrário do ano passado, neste ano há menos florada e consequentemente haverá menos mangas na cidade. A explicação: é que como em 2018 houve uma supersafra de manga, neste ano as plantas como que guardam energia para safras futuras.

Aliás

Em se tratando de fruticultura, um dado surpreende sobre a safra de castanha de caju no Estado, de acordo com a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) do IBGE: metade dos 10 municípios com maior produção fica no Norte do Piauí.

Terra do caju

Mesmo assim, o grosso da produção em 2018 se concentrou em somente um município: Pio IX, que colheu 6.101 toneladas de castanha – 24,5% da produção estadual, ou seja, de cada quatro toneladas de castanhas colhidas no Piauí, uma saiu de lá
Pio IX produziu sozinho mais que toda a colheita de castanha de caju do Maranhão (5.988 toneladas).

Os outros

Os nove outros maiores municípios somados a Pio IX somaram 13.186 toneladas de castanha – mais da metade das 24.885 toneladas colhidas no Piauí, em uma safra que foi 45,5% maior que a de 2017, quando se colheram 17,1 mil toneladas.

Ping-Pong 
Mais rico que o Piauí

O magnata Benjamin Steinbruch conversa com a vice-governadora Margarete Coelho, ao pé da Serra da Capivara, sobre assuntos econômicos, à vista do deputado federal Paes Landim. 

Benjamin: "Qual é o orçamento do Estado do Piauí, vice-governadora?"
Margarete: "Nosso orçamento é de 9 bilhões..."
Paes Landim (para Benjamin): "Bem menos que o orçamento da CSN, não é?"
Benjamin: "É. O nosso orçamento é de 18 bilhões"

Originalmente publicado em 17 de outubro de 2016.

Expressas

A eleição de hoje nos diretórios municipal e estadual do PT deve ser importante na definição dos rumos na eleição municipal em Teresina.

O Samu recebeu um trote a cada dois dias de janeiro a julho de 2019. É impressionante como há gente má e desocupada em Teresina.

Aliás, os trotes têm um custo. Foram 119 neste ano. Não há uma estimativa de custo, mas bem que se poderia cobrar de quem faz o trote.

Comente

Pequisar