As lições de Valença

As lições de Valença

Duas cidades do Piauí, Uruçuí e Inhuma, elegeram em 2016 mais mulheres que homens para compor suas câmaras municipais. Isso se deu dentro de um jogo político em que mulheres se apresentaram, fizeram campanha e se tornaram as mais votadas em seus partidos e coligações. É claro que provavelmente, nas duas cidades essas candidatas vitoriosas em busca de vagas nas respectivas câmaras de vereadores, tenham elas se favorecido de um dispositivo legal que reserva 30% das candidaturas para mulheres. Ora, a lei cria uma política de ação afirmativa em um ambiente para além de competitivo, a política partidária, mas o faz com objetivo de estabelecer uma isonomia. Porém, entre o que a lei propugna e o que se cumpre ou o que existe como realidade há uma enorme distância. Muito mais que a existência de uma lei, é preciso que estejam as mulheres imbuídas do propósito de fincar suas posições no terreno partidário e estabelecer territórios para uma atuação política e eleitoral que lhes renda muito mais que somente vagas em chapas proporcionais, mas cadeiras em câmaras municipais, Assembleias Legislativas e na Câmara dos Deputados. Sem que as mulheres participem efetivamente da política, o que a elas restará será um papel de coadjuvantes ou, pior que isso, de laranjas, como no caso das candidaturas falsas em Valença, algo tão escandaloso que desde a primeira até a última instância da Justiça Eleitoral se confirmaram as cassações de vereadores favorecidos por uma manobra de se fingir que mulheres participam de uma eleição. Se há 30% das vagas para elas, que isso sirva como meio para equilibrar a disputa e não para fingir cumprimento de uma norma legal.

2ª edição do The Encontro 167 anos acontece hoje e amanhã no Encontro dos Rios. Evento contará com shows gratuitos e uma vasta programação cultural e esportiva. 

A volta do juiz 

Em decisão monocrática, o Ministro Gilmar Mendes determinou a reintegração do Juiz Litton Nogueira aos quadros do judiciário Piauiense.

The Encontro

Hoje e amanhã o Encontro dos Rios recebe a segunda edição do The Encontro 167 anos. O evento que encerra as festividades do aniversário de Teresina contará com atividades esportivas, dança, artesanato, apresentação de artistas locais, nacionais e o melhor da culinária regional. A entrada é gratuita! 

Programação de hoje

A abertura oficial do evento acontece às 17h. A partir das 18h, o cantor Hallyson Balada faz apresentação no palco do evento. Às 20h Bill Coimbra apresentará seu novo repertorio. Às 21h será a vez de Farra D’solteiros e às 23h, encerrando o primeiro dia, Taty Girl.

Chegança

Átila Lira vai filiar-se na segunda-feira ao Progressistas, com festa no cine-teatro da Assembleia. O anfitrião da festa, Ciro Nogueira, quer transformar a filiação em um ato político suprapartidária, mas com capacidade para mexer num vespeiro que já se mexe, que é a eleição de 2022.

Acompanhado

O deputado federal expulso do PSB por votar a favor da reforma da Previdência, deve se filiar na companhia de uns seis prefeitos.
Os novos prefeitos vão aproximar o Progressistas de um número que nenhum partido conseguiu chegar nos últimos oito anos, pelo menos: o comando de 100 municípios.

Convite

O Progressistas fez convite para Flávio Nogueira, o pai, filiar-se ao partido. O deputado federal não responde nem que sim nem que não, preferindo que o PDT decida sobre a suspensão imposta ou sobre uma saída negociada. O que pode não ocorrer, porque Flávio foi à Justiça contra o chove-e-não-molha em que se transformou sua relação com o partido.

Vai junto

Se Flávio, o pai, for para o Progressistas, Flávio, o filho, deputado estadual, deve acompanha-lo. Devem levar prefeitos e depois vereadores junto com eles e poderão fazer com que o partido tenha a maior bancada na Câmara (cinco dos dez deputados federais) e seis deputados estaduais na Assembleia.

E se for preso?

O deputado e os prefeitos que estão entrando no “Progressistas” não temem que até a próxima eleição o presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira pode estar preso em função das investigações da Lava Jato.
Eles entendem que eventual prisão do senador não os atrapalha nos municípios.

Bem melhor

Desde quinta-feira há uma chiadeira na cidade porque em diversas salas de vacina falta a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A Prefeitura justifica a falta pela grande procura, o que é bom.
Ruim é a logística do Ministério da Saúde, que não tem dado cota de botar a vacina com rapidez nos municípios.

Bem mal

O acesso a bairros como Promorar, Angelim e Santa Fé, na zona Sul de Teresina, pela avenida Henry Wall, em horário de pico, no fluxo e contrafluxo, é um sufoco, piorado pela recalcitrante utilização de pistas da avenida como estacionamento para caminhões gigantescos que transportam cerveja da Ambev.

Pá de cal

A emenda constitucional 49/2017, que a Assembleia do Piauí aprovou em 2017, está desde ontem morta e enterrada. O dispositivo foi tornado inconstitucional no começo do mês e ontem o acórdão foi publicado no Diário Oficial da União.

Sem chance

A ação direta de inconstitucionalidade contra foi movida contra a Assembleia Legislativa, que sequer constituiu um advogado em sua defesa – pelo menos a julgar por ausência de advogado nos autos. O Ministério Público Federal foi representado na ação por Aristides Junqueira e havia ainda a Associação Nacional do Ministério Público na condição de amicus curiae na ação.

Objeto

A emenda proposta e aprovada pelos deputados estaduais do Piauí em 2017 determinava que somente procuradores de Justiça integrantes da carreira no efetivo exercício das funções e no gozo de vitaliciedade poderiam compor a lista tríplice a partir da qual o governador escolher o procurador-geral de Justiça do Estado.
Ainda em 2017, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar para suspender a eficácia da emenda.

Esterco

Apesar de ter fechado seu abatedouro de frangos em Teresina, a Cialne segue operando no Estado. Esta semana, obteve da Superintendência do Ministério da Agricultura autorização para transportar esterco de galinha entre as cidades de Lagoa do Piauí e Teresina.

Muito mal

O prefeito de Campo Maior, professor Ribinha, do PT, tem direito à reeleição, mas ele anda tão mal avaliado em pesquisas que parece disposto a abrir mão de candidatar-se a mais um mandato. Até Carbureto tem melhor performance.
O nome da vez seria o de Paulo Martins, que o antecedeu no cargo.

Juiz de garantias

Leva a assinatura de Margarete Coelho (Progressistas-PI) a proposta que cria o juiz de garantias no Brasil. Um juiz trabalhará no processo e outro vai ser responsável pelo julgamento. Em quase todo o mundo funciona assim e com mais eficiência e até mais imparcialidade do julgador. O Brasil precisava trilha caminho semelhante.

Atrasos

Existem queixas de que estaria havendo atraso de salário dos professores substitutos e estagiários contratados pela Prefeitura de Teresina. A Secretaria Municipal da Educação admite que esses profissionais recebem no mês subsequente, mas sem atraso. Porém, como há uma intermediação dos contratos pelo Centro de Integração Escola-Empresa, se atraso houver seria responsabilidade do intermediador, diz a Semec.

Beicinho

O PT se queixa das críticas da deputada estadual verde Teresa Brito. Não deveria estranhar, sobretudo porque, sozinha, a deputada consegue fazer mais barulho contra que toda a bancada petista a favor do governo.
Teresa Brito faz agora o que o PT fazia muito bem no passado, que é reclamar de tudo, como é, aliás, dever de quem está na oposição.

Orçamento

Uma das desculpas para a volta em massa de deputados licenciados para exercer cargos de secretários de estado era a votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual Orçamentárias.
Até quinta-feira, último dia de funcionamento da Assembleia Legislativa nesta semana que termina hoje, a proposta da lei orçamentária anual ainda não tinha chegado à Casa.

Ping-Pong 
Questão de ponto de vista

Sabrina Neves, filha do publicitário Eduardo Neves e da jornalista Natacha Maranhão, é uma menina com grande presença espírito, possivelmente capaz de perder o amigo, mas não a resposta. O jornalista Claudio Barros encontra o casal de amigos com a filha e interpela Sabrina.

Cláudio: “Sabrina, você é que feliz. Não tem que se preocupar com boletos”.
Sabrina: “Eu não tenho boletos, mas eu me tenho que me preocupar com uma coisa igualmente chata”.
Cláudio: “E o que seria?”
Sabrina: “Os boletins”.

Expressas 

Apesar de a piscicultura do Piauí está em expansão, parte do pescado de criatório consumida no Estado vem do Ceará, Paraíba e até de São Paulo.

Um casal de pastores batistas, Fred e Flávia Arrais, está na fila para receber títulos de cidadania da Assembleia Legislativa do Piauí.

Os partidos políticos, ressabiados com a decisão contra candidatas-laranja, começam a buscar nomes de mulheres viáveis eleitoralmente para 2020.

Comente

Pequisar