Perigo a olhos vistos

Perigo a olhos vistos

Os índices de segurança pública do Piauí oscilam entre números que fazem a alegria dos comandos da polícia, sem que se apresente uma justificativa para tanto alarde, especialmente porque dizem de um aparente decréscimo, em linhas gerais, mas em parâmetros ainda sombrios para a população. Isto porque os números continuam assustadores, e as famílias estão cada vez mais alarmadas com a insegurança que ronda os lares e destrói as famílias. São recorrentes os casos em que tanto crianças quanto jovens são mortos barbaramente, sem falar nos idosos e até policiais fazem parte dessa triste estatística. Nos primeiros meses do ano, houve uma pequena redução dos crimes violentos, mas a média continua em números que beiram o absurdo, para dizer o mínimo. Enquanto no Brasil, como um todo, a redução desses crimes passa de 20 por cento, o Piauí é o estado com maior número de mortes violentas, diz o monitor da violência, que acompanha bem de perto todos esses casos. O levantamento mais recente aponta que houve queda de ocorrências dessa natureza no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2018. No Piauí, a redução foi de 0,1 por cento (isto mesmo, leitor, 40 vezes pior que a média nacional), o que significa que ainda estamos bem longe de um mundo cor-de-rosa da propaganda oficial.

No Piauí, a redução foi de 0,1% (Foto: Rodrigo Cunha/G1)

Os vizinhos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte encontram-se em uma posição privilegiada, no topo daqueles que conseguiram melhorar os índices de criminalidade. Já o Piauí, amarga a incomoda posição do ser o último da lista, evidenciando o descaso do poder público com a estrutura policial, com a redução de seu efetivo, da polícia civil militar. Nada disso tem sido levado em conta seriamente pelo governo, de modo a produzir efeitos práticos para a população. Fala-se muito na redução dos assaltos a bancos, mas isto não é decorrente da atividade policial otimizada, mas sim da mudança de planos dos próprios bandidos, que passaram a utilizar outros meios de arrecadar dinheiro das instituições bancárias, através da internet, e outros meios mais hábeis e de menor risco, para os criminosos, bem entendido. Por estas e outras, uma simples escada magirus não funciona para a eventualidade de um incêndio em qualquer edifício da cidade, como ocorreu na semana passada. Enquanto os helicópteros rondam os céus, parecendo que tudo está sob controle, o que se tem de verdade, é que o perigo existe a olhos vistos, e a segurança está cada vez mais longe do alcance da sociedade.

Dois piauienses brilhando lá fora. Aqui, Mônica Salmito Nolêto, analista de projetos da Agência Brasileira de Cooperação do Itamaraty e o jornalista Assis Moreira, correspondente do Valor Econômico, na Europa. No encontro da Organização Mundial do Comércio em Genebra, ontem.

Jair namorador

As pessoas têm chamado Jair Bolsonaro de homofóbico, que odeia gay, mas o presidente só fala em namoro ou casamento com homens.
Primeiro, com o ministro da Economia Paulo Guedes (depois da confusão na Receita Federal), depois com Bebiano, quando disse que a demissão dele era o ‘fim do casamento’ e, agora, com Rodrigo Maia, dizendo que o namoro com o presidente da Câmara recomeça.
Estranho!

Finisa

Especulou-se ontem, que o TCE havia sugerido suspensão à execução do Finisa, pelo governo do Estado. Mas a informação não foi confirmada pelos conselheiros ouvidos pela Coluna.
Se o fato for verdadeiro, quebra a espinha dorsal de Wellington Dias, porque esse é o único dinheiro com o qual ele faz média no interior, fazendo obrinhas, sobretudo o rendoso calçamento.

Marola

Finisa é o programa pelo qual o governo conseguiu R$ 600 milhões emprestados junto à Caixa Econômica Federal cuja primeira parcela (R$ 300 milhões) deu problema para receber a segunda porque Wellington usou antigos convênios já executados para prestar contas junto à Caixa.
Uma marola que o TCE e o MP descobriram.

Agora vai?

Será, finalmente hoje, o julgamento do ex-prefeito Arnaldo Araújo da Costa, de Ribeira do Piauí. O processo está há seis meses dormindo numa prateleira do gabinete do juiz Astrogildo, mas somente ontem foi colocado em pauta, porém, imediatamente retirada.
Para ser julgado hoje, no último dia de Astrogildo como membro do tribunal.

Aviso sobre retirada

Solano Silva adversário de fogo do prefeito de Arnaldo da Costa ficou intrigado ao saber pelo grupo de Whatsapp “Rumo a Vitória”, bem cedo, ontem, que o julgamento seria adiado.
Um dos participantes do grupo, Dj Gatinho, postou as 7h41 minutos anunciando que ontem não haveria julgamento.

Já há veredito?

Em Ribeira do Piauí os aliados do prefeito apostam que a decisão de hoje, do TRE será para a remessa do processo para o juiz que condenou Da Costa. Para que sejam ouvidas novas testemunhas. Inclusive as dezenas que moram em São Paulo, que receberam passagens para virem votar.
E até lá, o mandato do homem acaba.

Justiça caseira

O Tribunal de Justiça do Maranhão, por unanimidade de uma de suas Câmaras, mandou soltar o Vaqueirim, o Nenzim Júnior, acusado de ter assassinado o próprio pai, em dezembro de 2017.

Justiça caseira 2

Como se não bastasse a soltura, quase no momento do júri de Nenzim Júnior, os seus amigos e admiradores de Barra do Corda prepararam uma grande carreata com direito a uma cavalgada, e o ex-presidiário comandando toda aquela festança.

Justiça caseira 3

O trajeto parece que foi escolhido a dedo, passando afrontosamente na casa de Dona Santinha, que queria, mesmo sendo mãe, ver o filho preso atrás das grades, e não solto. Até ameaças de morte contra a mãe já houve.
Acaba não, mundão!

Eleições 2020

Ontem, o ex-ministro Kassab apostou suas fichas na candidatura de Georgiano Neto, à prefeitura de Teresina.
No 2º encontro do PSD, em Teresina, Kassab assegurou todo apoio a menino.

Eleições 2020 /2

Ao líder maior do PSD, Júlio César e Georgiano mostraram que o partido tem tudo para eleger muitos prefeitos no interior.
Com as filiações de sete, ontem, o partido chega a 43 prefeitos em todo o Estado.

Censo 2020 

O governador Wellington Dias firmou ontem, com o chefe da Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no Piauí, Leonardo Passos, a parceria para a realização do Censo Demográfico 2020.
No Piauí, mais de 900 mil domicílios dos 224 municípios serão visitados para a coleta de dados. O levantamento do Censo 2020 será realizado entre agosto e outubro do próximo ano. 

Boa notícia

Teresina tem um aterro controlado, ou seja, local de disposição de resíduos sólidos da coleta de lixo da cidade, que deve mudar em breve.
A construção de duas células para rejeitos oriundos do lixo domiciliar deve permitir que se saia de aterro controlado para aterro sanitário.

Vendaval

Os ventos em Teresina, na última sexta-feira foram de até 80 km por hora.
Dados dos serviços oficiais de meteorologia indicam que o fenômeno meteorológico que atingiu a cidade pode ser considerado um vendaval, pela velocidade dos ventos.
Até ontem, estavam sendo sentidos os efeitos do vendaval, que deixou milhares de casas sem energia, sinais luminosos apagados, árvores tombadas.

Escola fechada

Na Uespi só ficou de pé o prédio da reitoria. Os demais blocos tiveram seus telhados arrancados, árvores derrubadas e cabos de fios de energia quebrados.
Ontem, não houve expediente.

Novas leis estaduais

Na última sexta-feira, Wellington Dias sancionou novas leis estaduais.
Uma delas, de número 7.264, determina que os direitos das pessoas idosas sejam afixados em hospitais no Estado.

Placas em braile

Outra lei, de número 7.265, estabelece a fixação de placas em braile informando as linhas de ônibus que partem de terminais rodoviários no Estado.

Lei deputado Ciro

Ah, o governador também sancionou a Lei 7.266 que denomina de ‘Deputado Ciro Nogueira’ uma ponte recém-inaugurada sobre o rio Gameleira, em Beneditinos.
Mas aí é homenagem a Ciro, pai do atual senador.

Política pública

A Lei 7.268 estabelece que o uso do aplicativo Salve Maria passa a ser de agora em diante uma política pública permanente de combate e enfrentamento à violência contra a mulher.

Najla

Hoje, você tem todo o dia para cumprimentar a apresentadora Najla Fernandes (O Dia News 2ª Edição na O DIA TV e AZ no Rádio, FM O DIA).
É o aniversário dela.

Vai, Ciro!

Ciro Gomes está atrás de uma boa briga com Bolsonaro. Em seu perfil no twitter ele disse que  Caixa 2 do PSL é troco diante do verdadeiro caixa 2 da campanha do presidente.
O cearense chega a insinuar que a justiça, lerda e cega, não sabe dos milhões de dólares e euros que pagaram publicidade de Bolsonaro através de impulsionamentos no Facebook.
Vai ter troco dos filhos do homem.

Ping-Pong 
Irmãos cantadores

Os irmãos cantadores Otacílio e Lourival Batista sempre vinham cantar no Festival de Violeiros no Teatro de Arena, em Teresina, organizado pelo poeta Pedro Mendes Ribeiro e patrocinado por João Claudino. Em 1993, Otacílio veio sozinho, porque o irmão, Lourival, havia morrido. Otacilio se apresentou. Uma velha se aproxima dele no palco.

A velha: “O senhor é que morreu ou foi o outro?”
Otacílio (muito zangado): “Sou o que morri, sou eu o que morri”.
A velha (dando as costas e dizendo pro marido): “Eu num disse que era ele o que tinha morrido?”

Originalmente publicado em 9 de novembro de 2016.

Expressas 

A partir das 9 horas de hoje estará disponível para consulta o quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2019. 

O Piauí se tornou referência nacional com o maior número de presos estudando. 40% dos detentos do sistema prisional piauiense estão envolvidos em atividades e programas educacionais.

O Conselho Deliberativo do Iaspi aprovou reajuste de 6,5% para os usuários da rede Iaspi/Plamta. O valor está valendo para quem contribui individualmente por faixa etária.

Comente

Pequisar