O seguro-defeso e a corrupção

O seguro-defeso e a corrupção

Esse negócio do “seguro defeso”, é muito mais alastrado e profundo do que se possa imaginar e envolve poderosos da política, como, por exemplo, deputados, senadores, vereadores, prefeitos que usam as instituições públicas e se utilizam também de sindicatos e associações do gênero para cadastrarem apaniguados que nunca viram sequer uma rede de pesca ou um anzol. Merece uma investigação e punição para valer, pois isso é mais uma artimanha velhaca e corrupta dos que, sob o manto da impunidade geral recente, se locupletam também desses recursos numa ganância tão despudorada que, em não poucos casos, os verdadeiros a serem beneficiados, os pescadores, ficam de fora. Foi citado aqui o caso da doméstica de um ex-prefeito que não aceita a assinatura da sua carteira de trabalho, como doméstica, para não perder o ‘seguro defeso’. Sem que ela tenha qualquer envolvimento com a pesca. Mas há inúmeros outros casos, como o da cidade onde não existe um rio perene, e no entanto, grande parcela da população está pendurada nesse tipo de benefício social. A coluna tem insistentemente mostrado que só na região Norte, há um absoluto controle de um único sindicato sobre as demais associações que tem cadastrados milhares de falsos pescadores. E quem estaria comandando tudo isso seria um vereador da cidade de Madeiro, sobre o qual, há denúncias sérias. Assim como a Polícia Federal prendeu semana passada cinco espertalhões que vieram do Maranhão para aplicar golpe em agência da Caixa, relacionado ao ‘seguro defeso’, é preciso que avance em todas as direções pois todos são no mínimo suspeitos. E, não há negar, tem-se o envolvimento de políticos e agentes da previdência social nessas maracutaias. A população, por seu turno, precisa denunciá-los e ter consciência de que o dinheiro que sai pelo ralo da corrupção, envolvendo benefício como o ‘seguro defeso’, de certo faltará em outros setores como a educação, segurança, saúde e infraestrutura.

Prefeito Marcos Elvas adianta o salário e o 13º do professor da sua cidade (Foto: divulgação)

A grande obra

Agenda do governador Wellington Dias, amanhã, na cidade de Lagoa do Bairro: sua excelência sai de Teresina num king air, desce em São João do Piauí ao meio dia, vai de carro a Lagoa do Barro e inaugura uma brinquedoteca.
Parem o trem, porque parece que neste país perderam a noção do que é governar.

Projeto ridículo

O deputado Franzé Silva (PT) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa do Piauí que cria o Dia Estadual de Sensibilização à Perda Gestacional e Neonatal!
Isso não é nada, não e nada, não é nada mesmo.

As últimas do Pessoa

Ontem, no AZ no Rádio, da FM O DIA (92,7) Dr. Pessoa fez duas revelações bombásticas: a primeira, de que o prefeito de Lagoa do sítio, o petista Antônio Ditoso, votou nele para o governo, em 2018.
A segunda revelação de que em cidades onde não era conhecido, soltava foguetes na chegada.
Para ser notado, of course.

Ele e Robert, sim

Dr. Pessoa torce para que no MDB haja consenso em torno de seu nome, mas vai para a disputa se a turma por lá insistir em candidaturas sem peso eleitoral.
Ele disse que Robert Rios só não será seu companheiro de chapa, na vice, se morrer ou disser que não quer mais.

Pesquisa

Dr. Pessoa demonstra que está muito satisfeito em aparecer, sucessivamente, em pesquisas dos diversos institutos, bem na frente dos demais candidatos.
No Data AZ, de um mês atrás, ele tinha 34% das intenções de votos, seguido de Fábio Abreu, com 19%.
Na última do Amostragem, os números de Pessoa se mantém nos mesmos patamares.

Acerto de contas

Uma mulher foi baleada ontem, em Piripiri. Imediatamente se soube tratar-se de uma traficante. E, a suspeitas seriam de que ela teria sido vítima de uma facção criminosa, numa espécie de ajustes de contas.
O problema é que com tantas mortes, Piripiri tem aparecido como a cidade de grupos de extermínios.

Bolsonaro x Bivar

Ontem, o ‘Japonês da Federal’ visitou o presidente do PSL, Luciano Bivar.
Aí o inconsciente coletivo só pensa uma coisa: que Bolsonaro está se vingando de Bivar.
Mas isso é só do inconsciente mesmo.

O novo inimigo

Alexandre Frota faz no Twitter o exercício do revolucionário: quer tirar Bolsonaro do poder e apela até para Pabllo Vittar:
“Pabllo Vittar não tenha vergonha de ser brasileira, e sim de ter Bolsonaro como presidente”.

Pabllo e Damares

Frota, convoca Vittar para entrar na luta para tirar Bolsonaro do poder.
Diz Frota: “Você (Vittar) no lugar da Damares faria muito melhor”.

Candidatos

Os terreiros de candomblé e umbanda vão lançar candidatos à Câmara de Vereadores de Teresina.
Eles se auto proclamam ‘somos todos macumbeiros’.

Farmácia Escola 

Pacientes que fazem tratamento contra acne grave, asma, dislipidemia e doença de Alzheimer contam agora com atendimento da Farmácia do Povo na Universidade Federal do Piauí.
Conhecida como Farmácia Escola, o atendimento é realizado de segunda a sexta, das oito às 12 horas e das 14 às 18 horas, no Espaço Rosa dos Ventos.

Mesmas normas

A farmácia escola segue as mesmas normativas, protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde, adotadas também em todas as Farmácias do Povo.

Alerta geral 1

Diz-se, entre advogados de Fortaleza, que o desabamento do prédio de sete andares, ocorrido ontem, teria sido evitado se a prefeitura da cidade tivesse executado a lei da inspeção predial, adiada desde 2015.
Pois é, o descaso do agente público prejudica a população.

Alerta geral 2

Já está na hora de prefeituras como a de Teresina ficarem alertas diante de prédios que aparentemente estão abandonados ou não são cuidados devidamente.
Principalmente condomínios residenciais.

Pagamento antecipado

Olha uma iniciativa de bom exemplo: enquanto muitos prefeitos ficam choramingando a queda nas receitas, em Bom Jesus Marcos Elvas (PSDB) anuncia a antecipação do pagamento dos salários dos professores .
Ele atendeu ao pedido do sindicato da categoria e antecipou para esta amanhã (a partir de ontem) o pagamento do salário de outubro, metade do 13º salário para quem faz aniversário, e um terço de férias a todos os professores.

Ping-Pong 
Chamando a atenção

Dr. Pessoa dá entrevista ao AZ no Rádio, programa da FM O DIA (92,7), do meio dia as 14hs10min. A apresentadora Najla Fernandes o entrevista.

Najla: “Como o senhor fazia para chegar em todas as cidades na campanha de governador? 
Dr. Pessoa: “Minha filha, tinha cidade onde eu não era conhecido que chegava era soltando foguetes na entrada para chamar a atenção”.

Expressas 

O presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória (MP) para instituir o pagamento da 13ª parcela do programa Bolsa Família a partir deste ano.

De acordo com o Ministério da Cidadania, o pagamento será feito em dezembro e custará R$ 2,5 bilhões aos cofres públicos.

O secretário de Governo Osmar Júnior afirmou que o Piauí vai receber R$ 311 milhões com a divisão do pré-sal. 

Comente

Pequisar