O pior dos piores também no turismo

O pior dos piores também no turismo

Leitor habitual escreveu a mensagem abaixo tão logo, à meia noite, leu a coluna de ontem, com o título ‘O Pior dos Piores, em que se mostra que entre todos os Estados nordestinos, o Piauí não tem o que comemorar, pois, segundo o ranking dos destaques positivos e negativos, o Estado está em declínio, por isso não tem o que comemorar. Diz o leitor: “Caro Ari, complementando ‘O pior dos piores’, nosso turismo nem é lembrado, e justifica-se, pois ele praticamente inexiste mesmo, apesar do tremendo potencial. O turismo no litoral (piauiense) cresce, mas fruto do trabalho de verdadeiros abnegados (da iniciativa privada). Não temos apoio algum e diariamente lutamos com órgãos (públicos) que fazem tudo para nos atrapalhar. Não há um incentivo, nem mesmo um diálogo dos gestores públicos conosco; apesar de gerarmos muitos empregos e renda, razão esta que os grandes operadores e empresas de hotelaria não chegaram ainda a nosso litoral. Essa audácia e quase insanidade ficam ainda com famílias que administram, moram e investem no nosso turismo. E assim vai, difícil, muito difícil, mas seguimos acreditando pois (ainda que diante da omissão do poder público), pior não fica. Veja que a omissão do setor público ocorre até de forma natural, enquanto o Ceará bomba, e Jericoacoara cresce cada vez mais com a atração de turista”. Apenas registrando que o autor do texto é empresário no setor hoteleiro no litoral e sabe mais do que ninguém quanto é difícil fomentar o desenvolvimento com o governo estadual apenas fazendo de conta que faz.

Exames mostram fratura em função do acidente sofrido e desembargador Luiz Gonzaga Brandão terá que se ausentar do trabalho por pelo menos 90 dias (Foto: Justiça às suas ordens)

Bivar

Piada pronta que viraliza nos grupos das redes sociais: ‘se teu time tá insatisfeito com o VAR imagina o PSL que tem o BIVAR’.

O sol e o vento do senador

O senador Marcelo Castro (MDB) apareceu com a ideia estapafúrdia de taxar o sol e o vento. Isso mesmo, o senador quer incluir na Constituição Federal o sol e o vento como bens da União os potenciais de energia eólica e solar.
Então, segundo ele, a partir daí o governo passa a cobrar pela exploração desses recursos.

Pegou sol, pagou!

Para quem, bem recentemente, chegou a sugerir choque elétrico em pessoas com depressão, é de se imaginar que na cabeça fértil do senador, pagará quem colocar a cabeça na janela para pegar sol.
Castro diz que a sua emenda tenta fazer com que os Estados com potencial de vento e sol – como é o Piauí - tenham algum benefício, já que hoje eles não têm nenhum.

Bens da União

A CF-1988 definiu que a posse de petróleo, gás natural, minérios e da água utilizada para geração de energia é da União. O pagamento de royalties, nesses casos, seria uma compensação pela cessão desse direito de propriedade a terceiros.
É aí onde Marcelo Castro entra com a sua ideia de taxar o vento e o sol. Afinal, Bolsonaro também quer privatizar as praias.

Fora do tempo

deputado federal Flávio Nogueira precisa estudar um pouco a história do PDT, partido que ainda preside, no Estado.
Em entrevista anteontem, Nogueira disse que os dirigentes do PDT agem como se estivessem no tempo de Getúlio Vargas, com a cabeça no passado, completamente ultrapassados.
O PDT foi fundado em 1979.

É, mas não é

Mas é o próprio Flávio Nogueira que diz que se parece, mas não é presidente do PDT, pela suspensão que a direção nacional lhe impôs, porque está no comando do partido sem comandar.
Lembram do denorex, remédio usado para combater caspa? É, mas não é.

A licença de Brandão

Doze dias depois do acidente na BR-343, quando, na companhia da mulher e filha, iria ao litoral piauiense, o desembargador Luiz Gonzaga Brandao de Carvalho é induzido por determinação médica a tirar licença de pelo menos 90 dias, de suas funções. Ele está com uma fratura no cóccix, a parte final da coluna vertebral, com luxação na bacia.

Carro provocador

O laudo da Polícia Federal mostra que o automóvel Onix provocou o acidente envolvendo três veículos, entre os quais o de Luiz Brandão de Carvalho.
No dia do acidente, o desembargador ia passar seu aniversário no litoral piauiense.

O metrô aos sábados

Autorizado por um abaixo assinado de três mil assinaturas de moradores do grande Dirceu, o vereador Inácio Carvalho conseguiu convencer a Companhia Metropolitana do Transporte Público a estender também aos sábados o funcionamento do metrô.
E a primeira viagem já ocorrerá no próximo sábado.

Requerimento...

Inácio Carvalho é daqueles que ironizam os colegas que para tudo que pretendem reivindicar, fazem requerimento.
Para Inácio, ‘requerimento e peito de homem não servem para nada’.
De fato...

Parques vendidos

De acordo com reportagem do Intercept Brasil, no plano do governo Bolsonaro para privatização de espaços de natureza e interesse turístico, o Piauí estaria incluído com os Parques Nacionais de Sete Cidades, Serra das Confusões e Serra da Capivara, além do Cânion do Poti.

Situação

É interessante se destacar que atualmente o Parque Nacional da Serra da Capivara é administrado em parte pela Fundação Museu do Homem Americano. Mais: o Parque da Serra da Confusões sequer tem infraestrutura e possivelmente não terá, porque o governo nunca mexeu uma folha para fazer isso.

Boa ideia

Neste sentido, não é má ideia que pessoas jurídicas privadas (não necessariamente, empresas, portanto) possam cuidar do parque, cobrando pelo acesso e investindo parte dos recursos arrecadados em custeio e investimento na área – que pode e deve seguir sob o controle estatal.

Parque liberado

Exames recentes realizados em mais de 50 cavalos alocados no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde que tiveram contato com o animal vítima de mormo, apresentaram resultados negativos para doença.
Portanto, o parque está liberado para a realização da Expoapi, entre 30 de novembro a 08 de dezembro.

Exames negativos

As amostras foram enviadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e analisadas pelo Laboratório Nacional Agropecuário, em Pernambuco. A partir dos resultados dos exames negativos, a Adapi irá iniciar a desinfecção dos recintos no Parque para que seja reaberto.

Decor 2019

A empresária Ivanária Sampaio está à frente da Casabella Decor 2019, uma mostra que reunirá mais de 15 arquitetos piauienses com projetos que trazem as últimas novidades e tendências da decoração.
A abertura será dia 29 deste mês.

Ele voltou!

Pronto, Fábio Abreu já fez o que tinha que fazer no mandato, em Brasília, nos últimos cinco dias. Mexeu em suas emendas ao Orçamento e já voltou a ser secretário de Segurança.
Ontem, nessa condição, ele agendava viagem aos EUA, para reunião de secretários de segurança pública com organismos policiais americanos.

O candidato

Fábio, o Xavier, presidente do PL, garante que Abreu será candidato a prefeito de Teresina se assim quiser.
Ele falou ontem, na FM O DIA, no programa AZ no Rádio, ante especulações de que o capitão estava meio esmorecido quanto à candidatura e que só falará a partir de janeiro.

Ping-Pong 
O puteiro de verdade

O jornalista Zózimo Tavares repercute com o escritor e petista Marcos Damasceno a possibilidade de Beth Cuscuz entrar para a política.

Zózimo: “O MDB fez convite à ela para sair candidata a vereadora de Teresina...”
Damasceno: “Se ela aceitar vai ver o que é puteiro de verdade”.

Expressas 

A Fundação Municipal de Saúde lança neste sábado (26) o dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo em Teresina. 

O público alvo desta campanha são crianças a partir os seis meses de vida e menor de cinco anos de idade. São 26 salas disponíveis em toda a capital para atender os pequenos.

A Secretaria de Tesouro Nacional (STN) divulgou que o Piauí ocupa o 5º lugar no ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2018. 

Comente

Pequisar