A Globo e a ameaça à concessão

A Globo e a ameaça à concessão

Causam preocupação e perplexidade os comentários raivosos ou inconsequentes do presidente da República, Jair Bolsonaro, que se manifestou de modo a deixar bem claro que a renovação da concessão do sinal de TV aberta para a Rede Globo, prevista para acontecer em 2022, “depende de uma série de fatores”, ficando igualmente claro que, dentre esses fatores, estaria o alinhamento de referida rede de televisão com partidos oposicionistas ao atual governo. O que significa dizer, em outras palavras, que o presidente claramente admite a não renovação do canal da TV Globo, incluindo-se, nisso, todas as suas afiliadas pais afora. O fato é grave e até pitoresco, em alguns aspectos. E faz lembrar que o regime militar liberou as concessões de rádio e televisão para protegidos, amigos e políticos ligados ao regime de exceção. Assim começou a Rede Globo (da família Marinho), mas também o SBT (de Silvio Santos), a Rede Record (inicialmente da família Almeida Machado, e atualmente em poder do bispo Macedo), a TV Manchete (de Adolfo Bloch), e tantas emissoras de rádio e televisão Brasil afora. Não é de se considerar razoável que, em momentos de democracia e de liberdades, seja a imprensa colocada sob condições para o exercício do dever de bem informar. E seja impedida de se manifestar, com uma autêntica espada de Dâmocles, perigosamente regendo a renovação ou não da concessão. Também não é admissível que o presidente da República interfira diretamente nessa questão, que, aliás, tem a palavra final no Congresso Nacional, como regra constitucional. Pelo andar da carruagem, resta patente que o presidente Bolsonaro somente se interessa em ouvir as vozes de elogios e os aplausos fáceis dos seguidores e arautos do poder, seja para ele ou seus filhos, estes últimos cada vez distantes dos chamamentos da sociedade. Assim, espera-se que prevaleça o direito à liberdade de expressão, e no anseio pela verdade na imprensa, bem longe das fake news que tanto ameaçam e desvirtuam o cotidiano do brasileiro.  Que a TV aberta brasileira continue sendo a maior fonte da boa informação, ainda que desagradável aos ouvidos de quem somente privilegia o aceno fácil da palavra falsa que engana ou ilude, especialmente que não aceita críticas ou verdades.

Desembargador Edvaldo Moura: “na casa do meu pai quem mentia não ganhava o copo d’água” (Foto: reprodução internet)

Os inimigos de ontem!

Para aqueles que acreditam que na política os inimigos são irreconciliáveis, veja-se o exemplo bem recente, dos ex-prefeitos César Melo e Bona Carbureto, de Campo Maior.
Antigamente era difícil imaginar que os dois um dia posariam numa foto, juntos e, ainda assim, sorrindo.

Bom dia, colega!

O grau de inimizade era tão grande entre os dois que, certa vez, ao passar por Carbureto, no plenário da Assembleia Legislativa, César o cumprimentou: “Bom dia, colega!”, para Carbureto, rispidamente, responder: “Eu não dou bom dia a um canalha!”.
César, emendou: “Pois eu dou, colega!”.

Gestão fiscal 

Uruçuí é o município com melhor desempenho no Índice Firjan de Gestão Fiscal. Ficou com 0,8235. No Brasil, aparece em 159º lugar.
Oeiras é o segundo no Piauí, com 0,7666, Pimenteiras é o terceiro melhor município com gestão fiscal no Piauí, com índice de 0,7271 e Bom Jesus aparece em quarto lugar, com 0,7073.
Francinópolis, com 0,7024 encerra a lista dos cinco melhores municípios em gestão fiscal no Piauí.

Outros cinco

A lista para completar os 10 municípios com mais eficiência na gestão fiscal segundo a Firjan, no Piauí, são os seguintes: Fronteiras (0,6998), Baixa Grande do Ribeiro (0,6995), Agricolândia (0,6834), Novo Santo Antônio (0,6676) e Palmeira do Piauí (0,6529).

Bem, mas...

Teresina, que está entre as 15 capitais com melhor índice, tem um IFGF de 0,6375, estando em 13º lugar. Mas no Estado do Piauí, Teresina é somente a 15ª cidade com melhor índice.

Bem melhor

Fora da lista dos dez municípios piauienses com melhor índice de gestão fiscal da Firjan, mas acima de Teresina nesse indicador, estão as cidades de Joaquim Pires (0,6507), Cajazeiras do Piauí (0,6496), Rio Grande do Piauí (0,6481) e Landri Sales (0,6476).

Bem pior

Vai de mal a pior o município de Corrente, com um IFGF de somente 0,1818, um dos mais baixos do Piauí, na 193ª posição, menor, por exemplo, que do município de Gilbués, onde o índice chega a 0,4010 – duas vezes maior. Gilbués, aliás, ultrapassa Parnaíba no índice. A cidade do prefeito Mão Santa tem um Índice Firjan de Gestão Fiscal baixo: 0,3202.

Zona do rebaixamento

Os cinco piores municípios do Piauí no índice Firjan: União (0,0563), Sebastião Barros (0,0650), Júlio Borges (0,0728), Bertolínea (0,0960) e Porto (0,1004).

No limbo

Haveria municípios em pior situação que os cinco com piores indicadores fiscais? Sim. São aqueles que não têm sequer informações disponíveis sobre suas receitas e despesas. No Piauí essa lista inclui os seguintes municípios: Alegrete do Piauí, Anísio de Abreu, Aroeiras do Itaim, Arraial, Barras, Bom Princípio do Piauí, Canavieira, Cocal de Telha, Fartura do Piauí, Guaribas, Manoel Emídio, Olho D'Água do Piauí, Paes Landim, São Braz do Piauí e São Miguel da Baixa Grande.

De saída

Informa-se em sites de notícias de Campo Maior que o prefeito Professor Ribinha, em conflito com seu antecessor Paulo Martins, planeja deixar o PT para filiar-se ao Progressistas.

Alô, Wellington!

Com quase 100 dias de atraso, seja no pagamento do transporte das crianças, seja na falta dos salários dos terceirizados da limpeza, o Centro Integrado de Educação Especial (Cies) está em vias de fechar as portas.
As mães se obrigam a lavar até os banheiros porque os terceirizados lá não aparecem.

Ximenes do Prado

O ex-deputado estadual Elias Ximenes do Prado, do alto dos 95 anos, reconhece que o PDT praticamente não existe no Piauí.
Ontem, pelo telefone, de Fortaleza, numa conversa com este jornalista Ximenes do Prado reconhecia que já não tem idade e disposição para continuar militando no partido, mas gostou da intervenção nacional na executiva regional.

Encolhido

Ximenes lembra que detinha  80 diretórios do PDT e o partido tinha três deputados estaduais, mas na chegada de Flávio Nogueira, o partido fez foi encolher, com apenas 13 diretórios e pouco mais de 30 comissões.

Ping-Pong
Pesquisa de mercado

Contam os frequentadores do Bar do Zé Filho que durante um assalto ao restaurante Camarão do Elias, situado na mesma avenida Pedro Almeida, um garçom rendido, humilhado e cansado da rotina de violência conversou com o ladrão.

Garçom: Por que vocês só assaltam aqui? Por que não assaltam também o Bar do Zé Filho, que é bastante bem frequentado?
Ladrão: De jeito nenhum a gente vai assaltar lá. Nós fizemos uma pesquisa e descobrimos que lá o pessoal só assina uns vales numas papeletas de lotérica.

Originalmente publicado em 12 de outubro de 2009.

Expressas

Somente esse ano foram identificadas na capital mais de 19.000 fraudes ao Modelo Operacional da Águas de Teresina. As irregularidades mais comuns são violação ao corte, ao ramal e by-pass (ligação feita antes do hidrômetro). 

Mesmo com esses números, a concessionária reduziu em 30%, em um período de dois anos, as perdas. O índice saiu de 64,1% para 44,9%. 

A Justiça do Piauí, através da 5ª Vara Federal, condenou a União na obrigação de manter a Casa de Saúde Indígena (Casai), de Teresina, em pleno funcionamento, de forma a assegurar a prestação de serviços de maneira regular e adequada à comunidade indígena.

Comente

Pequisar