Sob o império da lei

Sob o império da lei

A saída de Lula da Polícia Federal, após 580 dias detido, leva a vários questionamentos e incertezas, especialmente porque o clima de radicalismo entre a chamada direita e a esquerda aproxima-se de limites perigosos e sem perspectivas positivas. Bolsonaro logo reagiu às críticas, embora tenha dito, em um primeiro momento, que não iria rivalizar com Lula, fazendo do silêncio a sua melhor resposta. Lula por sua vez, partiu para o ataque contra Moro, Procuradores, a polícia federal e contra o próprio presidente. Mais uma vez, a linha do populismo disfarçado de socialismo do PT leva Lula a um estranho e desnecessário protagonismo, mas o ex-presidente quer mesmo aproveitar o atual momento para reacender a chama dos sindicatos e demais simpatizantes das esquerdas, monopolizando as atenções e colocando em xeque as condenações e processos que estão por vir. É o próprio presidente que fala até na utilização da famigerada Lei de Segurança Nacional para enquadrar Lula, esquecendo-se que regime democrático prima pelas liberdades incontidas. Quando muito, pelos excessos, em casos de crimes contra a honra, cabe ao Judiciário defini-los e puni-los, se for o caso. No mesmo raciocínio, o presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia, voltou a lembrar ontem aos congressistas que a prisão em segundo instância não é o tema mais importante de debate do Brasil.  De fato, não deveria ser. Mas, nesse clima belicoso, que acendeu de novo a fronteira entre o respeito à lei e o resguardo da integridade das instituições, o senador por São Paulo, major Olímpio, já fala em utilizar as falas de Lula como motivo para decretação de sua prisão preventiva, por suposta incitação da militância petista. Mais parece que o major se esquece que o seu colega de São Paulo, o deputado Eduardo Bolsonaro, há poucos dias, falava em ressuscitar o AI-5, como sendo possível um cenário de baderna de um lado, e o enfrentamento com armas, de outro. Quem não viveu o passado mais remoto, e os tempos mais sombrios da ditadura, só pode se dar ao trabalho de produzir asneiras, como fez o filho do presidente. Mas, olhando para os vizinhos, Chile e Bolívia, nestes momentos estranhos, o mínimo que se espera é que o bom-senso volte a prosperar, e as figuras políticas de proa possam ter um mínimo de tolerância e consideração com os adversários, ou, um com o outro, de modo a que prevaleça sempre o império da lei.

O jovem jogador Reinier, que ascendeu da base para o time profissional do Flamengo é descendente de família parnaibana (Foto: divulgação)

Suzano na Justiça

Hoje, na 3ª Vara Cível de Teresina, a Suzano S.A estará frente a frente com empresa piauiense em ação que trata de cobrança de prejuízos causados pela empresa de papel e celulose, por conta do conto aplicado na instalação de uma usina no Piauí.
Tudo indica que esta será a primeira de dezenas de ações contra a Suzano para reparação dos prejuízos aos produtores e, por tabela, ao Piauí.

Você sabia?

Reinier, o jovem jogador do Flamengo, é filho de pai e avô parnaibanos.
Seu pai é o bicampeão de futsal Mauro, da seleção brasileira.
O avô era Zé Carvalho, alto funcionário do BB.

É ou não É?

Samarone, o ex-prefeito de Parnaíba, se não for um tipo que desanda a ofender as pessoas, é muito corajoso.
É dele a afirmação: “não chamei Gracinha (Moraes Souza) de corrupta, embora acredite que seja”.
Tira a prova, Gracinha.

Troféu ao medíocre

Quando a mediocridade vence. E se torna assustadora.
O prefeito Mão Santa vai dar medalha Manoel Gomes, o autor da ‘caneta azul’. E ainda lhe pagará cachê.
Pois ele será a principal atração do réveillon que a prefeitura patrocinará.

Alô, Bolsonaro!

Uma mulher foi à agência da Caixa sacar o dinheiro referente a pensão alimentícia. Estava munida do competente alvará judicial. O preciosíssimo gerente, no entanto, não liberou porque no alvará não constava o CPF do pai da criança.
Ainda que a mãe apresentasse documento com o CPF do pai, o gerente não fez a liberação do dinheiro.
Acaba não, mundão!

Olha só!

Os tais Juizados Especiais foram criados para agilizar o trabalho na Justiça, propagava a propaganda oficial. Ledo engano.
No JECC da Fazenda Pública um processo foi autuado em 28 de agosto de 2019.
A audiência de conciliação e julgamento marcada para o dia 11.11.2019, portanto, anteontem,  terminou sendo remarcada para o dia 22 de janeiro de 2021.
Acaba não, mundão!

Pouca vergonha!

A PI-140, principal via de acesso à Bahia, está totalmente esburacada. O diretor do DER, Castro Neto, que é filho da região, nada faz.
Os trechos de Itaueira à Canto do Buriti, e de Canto do Buriti à São Raimundo Nonato estão de fazer dó.
Essas coisas não rendem mais?

Inapi

Amanhã, Vera Lúcia, Diego e Aline Patrício estarão à frente das comemorações de um ano do Inapi, o Instituto de ensino que mais aprova em concursos.
Às 19h30min no Boi Bruthus.

Federais

Serão nomeados 151 novos delegados na Polícia Federal, que concluíram o 36º. curso de formação profissional da Academia Nacional de Polícia (ANP), em Brasília.
Foram nomeados também 194 agentes, 78 escrivães, 57 peritos criminais e 27 papiloscopistas.
Vão ser lotados em vários Estados. Nenhum no Piauí.

Constituinte?

Como uma PEC não remove a constituição e projeto de lei não serve para mudar artigo do Código de Processo Penal, os inventivos do Congresso Nacional agora falam em Assembleia Nacional Constituinte.
O velho Ulysses (Guimarães) deve estar se remexendo no fundo do mar e lamentando o baixo nível nas duas casas.

Fim do DPVAT

Bolsonaro edita Medida Provisória que extinguiu o seguro DPVAT.
Mas já há quem desconfie que é para atingir Luciano Bivar, presidente do PSL, que teria um pé num conselho de uma seguradora nordestina credenciada para cobertura do seguro.

Sem partido

Enfim, Bolsonaro sai do PSL e, apesar de anunciar novo partido (provavelmente um que se chamará ‘Aliança Brasil’), vai ficar sem partido, por algum tempo.
A turma do DEM está de olho nele.

Tipo adoidado

É um menor, o sujeito que, com todos os erros de português, passou mensagens ameaçadoras às escolas de São Pedro do Piauí.
E aí, vem à pergunta: o que fazer contra uma criatura dessas?

Votação empatada

Está empatada no TRE, em 1 x 1 a votação no processo que pede a confirmação da cassação de Arnaldo da Costa, o ex-prefeito de Ribeira do Piauí.
Ontem, o desembargador Pedro Macedo pediu vista. Para descanso dos cinco advogados que atuam na defesa do ex-prefeito.

Fruto da árvore

Arnaldo da Costa é daqueles frutos que caem perto da árvore.
Porque seu pai, Jorge da Costa, quando prefeito da mesma cidade, chegou a ser preso na operação Geleira, por práticas de corrupção.
Tal pai, então, tal filho.

Festival sem uva

Wellington Dias foi ontem ao Festival da Uva, em São João do Piaui.
O prefeito Gil Carlos deve ter comprado a uva em outro parreiral, porque o do assentamento Marrecas há muito que não produz nada, coisa nenhuma.

Piada Pronta

Evo Moraes, o ex-presidente da Bolívia faz um apelo: “quero ser julgado pelo STF do Brasil. Não confio em outros tribunais”.

Ping-Pong 
Perdoem-no...

Na roda de conversa do café São Braz, no Teresina Shopping, os advogados Hiarlan Fonseca, Romildo Mafra e Rony Samuel discutem a respeito da fala do Presidente Bolsonaro sobre a soltura do Lula.

Romildo: “O Congresso deve votar logo a PEC da segunda instância...
Samuel: “O congresso não pode derrubar cláusula pétrea, por meio de PEC...”
Hiarlan: “Perdoe o Romildo, ele se formou sobre a égide da Constituição de 67”.

Expressas

A Fundação Municipal de Saúde disponibilizou novas doses de vacina contra o sarampo em algumas salas de vacina em Teresina. 

A nova dose da vacina é indicada apenas para bebês de 06 a 09 meses de idade. A partir de hoje todas as salas de vacina da capital terão as doses disponíveis.

A Secretaria de Estado do Planejamento foi agraciada com o primeiro lugar por melhor desempenho no ano de 2019, através do Prêmio Eficiência do Controle Interno, pela Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE).

Comente

Pequisar