Ditos e não ditos

Ditos e não ditos

Um dos ditados mais conhecidos entre os brasileiros diz que quem calça o sapato é quem sabe onde o calo aperta. Pois bem, premido por uma crise fiscal crônica, sem condições de fechar as contas no vermelho, com risco de esticar o prazo para desembolso de salários e de esticar ainda mais a corda para os fornecedores de bens e serviços para o Estado, Wellington Dias despachou para a Assembleia Legislativa um projeto de reforma previdenciária, que endurece ainda mais as regras e amplia a mordida da administração sobre a remuneração dos servidores – que passam a pagar mais para o regime próprio de Previdência Social. Tudo isso sendo feito a toque de caixa, com pedido de tramitação em regime de urgência em um mês de dezembro, quando tudo o que se quer é um recesso. Neste cenário, o governo tenta evitar um debate sobre o tema, bem assim busca uma aprovação da proposta sem as delongas necessárias a que se evitem danos à equidade e possibilidade de injustiça – algo que contrasta com a postura do PT em outras épocas, quando se mexer na Previdência Social era praticamente um sacrilégio e um pecado mortal. O PT do Piauí, aliás, se porta aqui em favor de regras duras para o equilíbrio atuarial da Previdência, mas em Brasília, diante de propostas do mesmo quilate, mas assinado pela sua antítese, o presidente Bolsonaro, o partido faz carga contrária. Assim, o partido no poder no Piauí e na oposição no Brasil se guia por outro dito popular muito usado: faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.

Silvio Mendes, bem situado nas pesquisas, para a prefeitura de Teresina, prefere a vara e o anzol e uma boa pescaria no rio Negro (Foto: Portal AZ)

A penitência errada

Ciro Nogueira começou ontem a caminhada de 70km. Sem aqueles “babados” de que o sacrifício é por Nossa Senhora e pelo prefeito doente, Ciro está mesmo é tentando descontar os pecados perante os Santos.

Lei dos homens

Mas seus pecados dizem respeito é à lei dos homens.
Denunciado e indiciado por vários crimes por recebimento de propina, o senador ainda não recebeu o castigo dos homens.
E tem é se esquivado.

O bandido da Assistência Militar 1

Um dos policiais foragidos da operação Dictum, e preso anteontem, é o cabo Naftale Sousa Borges, lotado no gabinete da vice-governadora Regina Sousa.

O bandido da Assistência Militar 2

Na operação foram presos 16 policiais civis e militares que formavam uma perigosa quadrilha de assaltantes e assassinos com atuação dentro das corporações, a frente o famoso cabo Wanderley Silva, que sumiu com R$ 300 mil do assalto ao BNB em 2017.

O bandido da Assistência Militar 3

Soou estranho que a mídia tenha destacado que o cabo Sousa Borges seja do batalhão de guardas, mas todos que vão para órgãos ocupando gratificações são do batalhão de guardas.

Ataques

Os virulentos ataques de Firmino Filho ao PT e as réplicas petistas aos tucanos dominam o noticiário e as conversas interpessoais e trocas de mensagens em aplicativos.
Resultado: quem não polariza o debate vai perdendo espaço político.
Palavra de uma velha e experiente raposa política local.

Ringue

Aliás, o tucano praticamente chamou outro aliado do petismo local para a briga. Firmino anunciou que vai criar uma Secretaria Municipal de Segurança Pública e alega que o fará, entre outras coisas, porque cansou de ver locais como o Parque Lagoas do Norte ser alvo de bandidos sem que o aparato estadual de segurança pública faça seu trabalho para impedir a recorrente ação da bandidagem.

Muitos BO’s

O pessoal da administração do Parque Lagoas do Norte coleciona boletins de ocorrência por furtos e danos ao patrimônio público no local.
São 57 BO’s e nenhuma ação efetiva que reduza a atividade criminosa.

Fábio candidato

No que depender da orientação da direção nacional do PT (leia-se Lula) a ideia de o PT apoiar um candidato de outro partido é nula.
O PT já tem o nome de Fábio Novo e deve ir com ele por orientação do morubixaba-mor da legenda.

Mas...

Há sempre aquela possibilidade de se ter uma cristianização do candidato.
Afinal, nas sondagens feitas até aqui, o Fabio com mais intenções de voto não é o Novo, mas sim o inacreditável Abreu.

Pescaria

Enquanto as pesquisas indicam seu nome como o lembrado pelos eleitores para disputar o Palácio da Cidade, Sílvio Mendes segue com fastio por politica e eleições.
Por esses dias ele só tem pensado em uma pescaria que vai fazer no rio Negro, estado do Amazonas.

Investimentos

Após dois anos de chegada ao Piauí, o Assaí Atacadista conta atualmente com três lojas no Estado, localizadas em Parnaíba, Picos e Teresina. Além do investimento inicial R$ 128 milhões nas três unidades e a geração de mais de 1400 vagas de empregos diretos e indiretos, a rede comemora as vendas na capital piauiense. A unidade da capital piauiense figura entre o top 10 de vendas das mais de 150 lojas espalhadas no país.

Só no papel

O vereador Enzo Samuel, que se elegeu pelo PCdoB, espera só uma janela partidária para mudar de partido.
Está entre os comunistas do mesmo modo como Jeová Alencar entre os tucanos, apenas pró-forma.

Conformado

Indagado a respeito da permanência ou não de Enzo Samuel no PCdoB, Osmar Júnior (Governo) disse ontem que quando alguém vai para um partido é porque as duas partes estão de acordo sobre isso.
Já para sair, basta que quem entrou queira usar a porta da rua.

Crime

Um menino se joga de uma picape em movimento. O motorista segue em frente e depois narra uma história fantasiosa de que o garoto foi deixado em um ponto e que lá teria sido agredido. A história cai por terra, o motorista é descoberto e indiciado pela Policia em quatro crimes: lesão corporal grave culposa no trânsito, omissão de socorro, fuga do local do acidente e por conduzir veículo sem habilitação.

Faltando culpados

O motorista é Juvenal Sousa Batista, que faz transporte escolar, vejam só. Ele carrega crianças para a escola em uma picape. Assim, além do motorista, falta indiciar o secretário municipal da Educação e o prefeito de Jaicós.

Espanto

O pouco caso da Prefeitura de Jaicós, como de resto de quase todas as prefeituras, com transporte escolar, tem sempre como consequência adicional ao risco para as crianças um mau desempenho dos alunos
Em Jaicós, por exemplo, IDEB é de 3,7 (séries iniciais) e 3,5 (séries finais do ensino fundamental).

Só orgulho

Enquanto isso, em cidades menores que Jaicós como Pajeú do Piauí e Domingos Mourão, os resultados do IDEB são de encher os olhos.
Em Pajeú, o IDEB para as séries iniciais é de 6,8 e para as séries finais 5,5.
Em Domingos Mourão, de 7,1 e de 5,9.

Ping-Pong
Sem milagre

Quartel general da campanha de Mão Santa ao governo do Estado, em 2006. O candidato ao Senado, Ari Magalhães, de baixa performance nas pesquisas, se aproxima do marketeiro Erivelton.

Ari: “Doutor, o que é que eu faço pra melhorar a minha votação?”
Erivelton: “Nós estamos fazendo de tudo, mas é difícil?”
Ari: “Mas você não é marketeiro?”
Erivelton: “Sou sim, doutor, mas não sou milagreiro”.

Expressas

O jornalista Claudio Barros está cada dia mais historiador. Acaba de ser admitido no Mestrado de História da Universidade Federal do Piauí.

A falta de chuvas no semiárido e em parte do Ceará deverá manter o rio Poti com seu tapete de aguapés mesmo em janeiro.

A prefeitura está fazendo as calçadas no entorno do Mercado do Mafuá. Deveria fazer o mesmo em outros mercados públicos da cidade.

Comente

Pequisar