A viagem na fantasia

A viagem na fantasia

Aproveitando a visita do ministro do Turismo, Marcelo Marco Antônio, ao Piauí, ontem,  no roteiro da chamada ‘rota das emoções’, o governador Wellington Dias não perdeu a oportunidade de seguir prometendo o que não pode realizar. O governador divagou sobre a operacionalização do turismo na chamada rota das emoções e, por isso mesmo, focou em voos para a região. Dia desses, o povo passou a maior vergonha no aeroporto de Parnaíba, na chegada do voo da Azul, porque lá não tem um quiosque aberto sequer para vender ou dar água. Mas isso parece não importar.  “Nós já temos uma ligação hoje com Fortaleza e Recife. Precisamos de uma ligação com Salvador, Rio, São Paulo e Brasília”, disse o governador no seu habitual discurso quando se encarrega de decantar o que não existe no Estado. Ele anuncia voos que levem e tragam turistas do litoral, uma missão que sempre fracassou por falta de demanda para as companhias aéreas. Até porque as ligações de que o chefe do governo fala são por meio de voos comerciais que só incluem Teresina. A tentativa de usar o aeroporto de Parnaíba para voos comerciais, como o da Azul Linhas Aéreas ligando Fortaleza e, também, Campinas em São Paulo, é absolutamente fracassada. Passageiros se esmurraram, mulheres abriram o maior barraco, a polícia Federal entrou em cena, com o atraso do voo da Azul, semana passada, exatamente porque o aeroporto denominado de João Tavares Silva Filho está praticamente fechado. Não há estrutura alguma; não existe pontos de recepção dos passageiros e sequer funciona uma lanchonete para servir ao menos água. Todo esse estado fantasioso de coisas, somada à má prestação de serviços dos barraqueiros da praia, afastam o turista das belas praias, mas, prosaicamente, só servem para o governador se embalar no sonho de que no Piauí o turismo é igual ou melhor que o que oferecem os Estados vizinhos. Na sua fantasia, Wellington fala até em marina, um entreposto de pequenas embarcações, ancoradouro para embarcações de luxo, mas, assim como a ideia de um porto, a proposta da marina vai secularizar, sem se realizar.


Ex-prefeito Silvio Mendes fala bem dos eventuais adversários na disputa pela prefeitura de Teresina (Foto: Portal AZ)

Pedido de prisão

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
É acreditando nesse dito popular que os promotores de Justiça do Piauí insistem em pedir as prisões dos três pilotos da gangue da cocaína que bateram asas da prisão de Teresina sob a batuta da justiça piauiense.

Até os camelos sabem

Da primeira vez o MP não conseguiu que houvesse reconsideração de decisão do desembargador que os soltou.
Pode ser que agora a justiça autorize as prisões, mesmo que até os camelos do Saara que levaram advogados nos lombos, duas semanas atrás, saibam que vai ser difícil encontrar os três bandidos.

Algo esquisito

No pedido de reconsideração se viu algo esquisito. Os autos do processo passaram por um desembargador que se disse impedido, foi ao outro que não decidiu e, por fim, passou a desconfiança que o setor de distribuição é passível de manipulação.
Porque o pedido foi parar primeiro no plantonista cível antes de cair nas mãos do plantão criminal, na véspera do Ano Novo.
E por ter sido assim, os bandidos certamente estão agradecidos por essa confusão.  

Plantões

Interessante é que não deve ter em tribunal de justiça algum, no resto do país, dois plantões num dia, sendo um criminal e outro cível.
O desembargador plantonista nos outros tribunais decide sobre qualquer tipo de causa.

E aí, vai encarar?

Nem parece que há animosidade nas relações do presidente Bolsonaro e o governador piauiense Wellington Dias. A fase do governador Paraíba, segundo Bolsonaro, já passou.
Porque ontem, Wellington e o ministro Marcelo Álvaro Antônio andavam bem juntinhos na visita aos pontos turísticos do Piauí.

Siga o dinheiro

O ministro do Turismo liberou R$ 8 milhões que, segundo ele, devem ser aplicados na estrutura do parque da Serra da Capivara.
O danado é que a expertise da Secretaria de Turismo passou a ser construção de calçamento cabeça de jacaré nas cidades.

Silvio e a língua afiada

Silvio Mendes foi todo meloso ontem, com candidatos e seus eventuais adversários, na entrevista à TV Cidade Verde. Falou bem de Fábio Novo, elogiou Dr. Pessoa, mas na hora de falar dos pretensos candidatos do prefeito Firmino Filho, ele mudou o tom.

O preferido

Ele citou que Charles Silveira encontra resistência pelo sobrenome; falou bem dos secretários municipais Marco Antônio Aires e de Kleber Montezuma, mas terminou praticando uma inconfidência: disse que de todos, o candidato preferido do prefeito é o cientista político Washington Bonfim.
Que,  no entanto, é atrapalhado pela distância.

Espaço proibido

Todo mundo sabe que pelo fluxo de veículos, o quarteirão que cerca a sede do Ministério da Agricultura e hospital São Marcos é de difícil trânsito.
Tanto que quem tem negócios na Codevasf usava o espaço de passagem interna do Ministério da Agricultura.
Quer dizer, usava, porque agora, a ordem é proibir a circulação.

Falta do que fazer

Deve estar faltando algum projeto voltado para agricultura para dar ocupação aos gestores do Mapa no Piauí.
Porque proibir que uma pessoa circule no espaço é falta do que fazer.  

Aniversário

O desembargador Sebastião Martins aniversariou ontem e, mesmo que quisesse fugir da badalação, foi no próprio Tribunal de Justiça que os amigos se encarregaram de parabenizá-lo.
Com direito a mesa farta.

Escritórios do Pessoa

O MDB não vai instalar comitês para Dr. Pessoa, o candidato do partido à prefeitura de Teresina.
O nome novo é ‘escritório’. Então, serão instalados três para que Pessoa passe a receber eleitores  cabos eleitorais, segundo avalia o presidente da Câmara, o ainda tucano Jeová Alencar.

Barulho a vista

O prefeito Luciano Leitoa, de Timon, e sua secretária de Educação Sebastiana Veloso, vão precisar de protetores auriculares.
Para poder suportar o barulho que pelo menos dois mil servidores demitidos na área da educação pretendem fazer.

Querem salário

Contratados por teste seletivo em 2017, eles foram demitidos no final do ano passado, mas até agora não receberam salários referentes a meses de 2019.
O barulhaço pode mexer na estrutura de campanha de quem vir a ser apoiado por Luciano Leitoa.

A fila é longa

Amanhã, o governo federal deverá anunciar medidas que irão reduzir a fila de espera por benefícios no INSS.
O secretário especial de Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho não diz como irá fazer, mas acena até com mudança no instituto.

Ping-Pong 
O prefeito 10

Jornalista faz matéria sobre situação climática na região de São Raimundo Nonato. Entra num bar em coronel José Dias e vê o prefeito Maninho Atacadista passando na rua. O jornalista se dirige a um morador. 

O jornalista: “Aquele é o prefeito?”
O morador: “Sim, é o Maninho 10”. 
O jornalista: “Esse dez é a nota da administração dele?”
O morador: “É não. É o dia do recebimento da parcela do FPM. Ele só vem aqui a cada dez dias”. 

Expressas

A Prefeitura de Teresina interdita hoje as pistas da parte mais nova da Ponte Wall Ferraz por durante 10 dias. A liberação está prevista para apenas no dia 24 de janeiro.

A Sejus ofertará no mês de fevereiro, cursos de especialização a fim de capacitar os policiais penais que atuam no Piauí. Ao todo, serão cinco cursos e a previsão é de até 460 inscritos.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí anunciou que irá criar sete Áreas de Integradas de Segurança, as “Als”. O projeto deverá ser implantado a partir de fevereiro em todas as zonas da capital. 

Comente

Pequisar