O supremo complica

O supremo complica

Há tempos que o Supremo Tribunal Federal (STF) vem complicando no entendimento da aplicação do teto remuneratório constitucional. Recentemente, por decisão monocrática do presidente do tribunal, Dias Tofolli, os professores das universidades federais e estaduais terão um teto assemelhado ao dos ministros do STF, ou seja, R$ 39.200,00. A ser mantido de pé o entendimento, claro que haverá uma correria desenfreada em busca do benefício por outros segmentos de servidores, criando um verdadeiro caos na administração pública brasileira. E não poderia ser diferente no país do jeitinho, várias categorias seguramente buscarão o recente entendimento do ministro como parâmetro para a verba remuneratória. O caso concreto dizia respeito a um subteto criado para remunerar professores. De acordo com a decisão do ministro, não há essa história de subteto. Deve, portanto, prevalecer uma remuneração como teto único das universidades no país os subsídios dos ministros do STF. Implica dizer que qualquer estado ou município que aplicar o subteto vinculado à remuneração do governador será considerado inconstitucional. O subteto é aquele que nenhum servidor poderá ganhar mais que o governador. Desse modo, segundo entendem alguns especialistas, não tem como evitar uma correria em busca do benefício, já que a criação de subteto para os servidores públicos em geral é "injustificável distinção" remuneratória entre instituições, como diz o ministro no despacho. A decisão foi tomada liminarmente e será ainda discutida pelo plenário da Corte no julgamento de mérito. Mas, já gera muita polêmica e controvérsia, dada a dificuldade de esclarecimento da posição do ministro – se a decisão deve ser estendida também a outras categorias nas mesmas esferas de governo. De já, os governadores estão com as mãos na cabeça.

Wellington Dias em evento em Esperantina com os deputados Flávio Nogueira (pai e filho) e Zezinho do Sorvete

Conab isolada

Pobres dos criadores de Parnaíba. Ontem, não puderam comprar milho no posto da Conab da cidade porque simplesmente furtaram os cabos de internet da repartição.
Isolado do mundo, o posto da Conab não pode vender o milho, porque não sabia a cotação do dia.

Furtos recorrentes

Furtos de cabos elétricos ou de telefonia têm sido recorrentes em Parnaíba.
As denuncias chegam à Policia que, no entanto, não tem conseguido identificar e prender os ladrões.

A casa do governador 1

O Governo do Estado esclarece que o poder público não paga pela casa que o governador Wellington Dias mora com sua família  e explica que em 2015 foi fixado decreto estabelecendo o local como residência oficial do Governo sem ônus para o Estado e por tempo indeterminado.
A casa é de propriedade particular do cidadão Wellington Dias, mas as  despesas são mantidas pelo poder público.

A casa do governador 2

O governo informa ainda que as demais despesas são amparadas legalmente pela Lei Complementar nº 28 de 29 de junho de 2003, alterado dispositivo através da Lei Complementar n 083, de 12 de abril de 2007, e auditadas permanentemente pelos órgãos de controle.
Em outras palavras: O gabinete militar é quem faz toda a manutenção da casa de Sua Excelência.

Dinheiro do Dória

Vem cá, de onde vem mesmo o dinheiro que custeia a vida do governador paulistano que o faz dispensar a verba constitucional do governo?

Aplicativo SIU Mobile

O SIU Mobile é um aplicativo gratuito para smartphone disponível na Play Store e iOS desenvolvido pelo Consórcio Operacional SITT e trata-se de uma ferramenta nova que ajudará os usuários do transporte público urbano a acompanhar em tempo real os trajetos, as linhas, horários e paradas dos ônibus. No aplicativo também será possível ter acesso aos veículos com acessibilidade.

Escola fechada

População do bairro Bela Vista está indignada com a notícia de que a Secretaria de Educação vai fechar a escola João Emílio Falcão, a única do bairro que atende alunos do supletivo.

Wilson e Hugo

Ontem, o ex-governador Wilson Martins passou boa parte da noite no apartamento de Teresina do ex-deputado federal Hugo Napoleão.
A conversa girou também sobre o futuro político dos dois e, também, relacionada à próxima disputa eleitoral.

Cadê o homem?

Até ontem, às 18 horas, a cúpula da Polícia Civil do Piauí não havia tomado conhecimento da apresentação do piloto da gangue da cocaína, conforme acerto feito por seu advogado com juiz criminal de Teresina.
Conforme os entendimentos, Vagner Farabote, que foi preso com quase uma tonelada de cocaína em seu helicóptero, iria se apresentar.

No Paraguai

A coluna antecipou ontem mesmo que o sujeito não se apresentaria porque, junto com os outros dois comparsas que haviam sido liberados em dezembro, se encontrava em dolce far-niente no Paraguai.
Também se soube que havia uma determinação para que ele não contasse os detalhes dos pagamentos de sua soltura.

Horário marcado

A apresentação de Vagner Farabote estava determinada pelo juiz Luiz Henrique, da Central de Inquéritos, para as 11 horas de ontem, na sala de audiências de custódia.

Vai, Zezinho!

Provocou ciumeira em muita gente de Esperantina a alavancada que Wellington Dias deu na candidatura do Zezinho do Sorvete.
E não podia ter sido diferente porque os deputados Flávio (pai e filho) Nogueira colocaram Zezinho debaixo da asa do governador e Wellington, no jeito macio de resolver as coisas, embalou o candidato.

Aí tem!

Um incêndio, que não se sabe, até agora, se foi criminoso, torrou pelo menos 50 veículos apreendidos pela polícia de Picos.
Os veículos, motos e carros, se encontravam no pátio da Central de Flagrantes.

Ibaneis

O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha deve vir ao Piauí na próxima semana.
De Teresina vai estender a viagem ao extremo sul.

Reação negativa

Começam a tomar corpo nas redes sociais manifestações bem hostis contra a prestação de serviço da Equatorial, a concessionária de energia.
Já se vê cartazes do tipo “Fora Equatorial – somos mais de 3 milhões de consumidores insatisfeitos”.

Ping-Pong
O rádio é da mamãe

Jogo no Estadio Lindolfo Monteiro na decada de 70 entre Fluminense do Belchior e Auto Esporte. A APCDEP sorteava um motoradio para o melhor jogador em campo. Panzilao, revelado por Belchior, foi o escolhido.

Galego (reporter da Pioneira): “Panzilao, voce foi escolhido o melhor jorgador da partida. O que vai fazer com o motoradio?”.
Panzilão: “Rapaz, a moto eu vou ficar com ela. Agora o radio eu vou dar para a mamãe”.

Publicado originalmente em 2 de Maio de 2013

Expressas

A Gerência de Controle e Fiscalização da SDU Leste aplicou multa de R$ 5 mil ao proprietário da boate The Lounge, onde uma mulher sofreu queimaduras durante um show de pirotecnia na sexta-feira (17). 

Os usuários de todo país já podem consultar as linhas pré-pagas e verificar a possibilidade de cadastros indevidos. 

A consulta feita por meio do CPF que já estava valendo para os consumidores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, também será estendida aos clientes de telefonia móvel das regiões Sul e Sudeste.

Comente

Pequisar