O golpe da construção de galerias

O golpe da construção de galerias

O antigo ditado de ‘abril chuvas mil’ se antecipou em Teresina, e se registrou uma chuva torrencial na cidade, ontem, gerando toda sorte de desconforto para a sua população. Na verdade, é muito azar para uma sociedade que paga impostos caríssimos, e vive cada vez mais sedenta por serviços públicos de qualidade, quando se tem, na via oposta, a omissão dos órgãos governamentais, com os enormes custos de natureza comercial e pessoal para todos, porque prejudica o usuário do serviço público, que logo é interrompido, e o comércio se torna refém da enxurrada. Há décadas se fala que as gestões da prefeitura de Teresina tem conseguido recursos em Brasília para construção de galerias pluviais e, de lá pra cá, só se vê o clamor do povo a cada inverno, com o registro de verdadeira calamidade na cidade; prejuízos fenomenais com os estragos que a natureza faz. De gestão em gestão, com marcante atuação dos políticos tucanos, a cantilena é a mesma: a falta de galerias para escoar as águas resulta nesse caos. Mas os gestores não conseguem ao menos explicar o que fazem com tanto dinheiro que o governo federal libera exatamente para as tais galerias. Não é nem preciso falar do caos que nessas horas vivem moradores da periferia. A zona mais nobre da cidade, a Leste, registrou ontem, durante a chuva, casos até de afundamento de veículos em plena avenida Jóquei Clube, resultando em sérios prejuízos para seus proprietários que não tem culpa da inércia da gestão municipal. Dia desses interditaram trecho da avenida João XXIII por meses sob pretexto de construir a galeria essencial para melhorar a situação na zona leste. Parece que tal esgoto já nasceu entupido porque a força da água passa por cima, alaga os espaços e gera pânico. É inadmissível isso, levando-se em conta que já se vai encerrar mais um mandato - dos quatro do atual prefeito - e pouco se avançou nessa questão. O que é uma lástima. Não demora, já na próxima campanha eleitoral os candidatos começarão a colocar na sua planilha de prioridades as galerias da zona Leste. Mas, como você já observou, leitor, não caia nesse golpe. Eles querem apenas os votos. 

Desembargador Haroldo Rehem assume interinamente presidência do TJ-PI (Foto: Ascom)

Lá vai! 

A polícia espanhola não vai perder a oportunidade de vistoriar os dois aviões brasileiros que farão escala em Madri a caminho da China para repatriar brasileiros. 
Afinal, foi num avião desses que encontraram cocaína, meses atrás. 

Mudança no TRF

Em Brasília, será hoje a eleição para escolha dos novos dirigentes do Tribunal Regional Federal da Primeira Região. 
O presidente deve ser o desembargador Italo Fioravante, o vice Francisco Assis Betti e corregedora geral a desembargadora Ângela Catão. 

Kassio Nunes 

O desembargador federal piauiense Kassio Nunes Marques é o atual vice-presidente com mandato até abril próximo. 

Eliane Aboim

A câmara de vereadores de Teresina concedeu ontem, título de cidadania à médica Eliane Janine Hedwiges Gradvohl Aboim, como reconhecimento aos bons serviços prestados por ela à cidade. 
Eliane é médica da prefeitura de Teresina tendo sido inclusive presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).  

Desafio

Bolsonaro desafia os governadores a não cobrarem ICMS dos combustíveis que, de sua parte, extinguirá os impostos federais.
Nenhum governador vai atendê-lo. O ICMS é fonte preciosa.

De casa nova 

Em reunião com Themístocles Filho, o vereador Joaquim do Arroz confirmou que vai se filiar ao MDB. Com isso, Joaquim apoiará a pré-candidatura de Dr. Pessoa à prefeitura de Teresina. 

O candidato de Firmino

A pergunta que não quer calar continua circulando nos bastidores da política local. Quem é o candidato de Firmino para eleições de 2020? Nesses dias falaram que Charles Silveira está cotadíssimo na lista de Firmino e agora já surge à história de que Kleber Montezuma vem agradando mais ainda como um possível pré-candidato.

Só depois do carnaval

Firmino já confirmou para apoiadores que deverá anunciar o seu candidato só para depois do carnaval e olhe lá... se o ‘x’ candidato não se sair bem na pesquisa que ele encomendou, o anúncio deve demorar mais ainda. 

O interino 

O desembargador Haroldo Oliveira Rehem, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, assumiu ontem o cargo de presidente em exercício do Poder Judiciário Estadual. 
Ele permanecerá no cargo durante o período de férias regulamentares do desembargador Sebastião Ribeiro Martins referente ao primeiro período do exercício do ano de 2020.

Ação contra Equatorial

O defensor-geral do Maranhão Alberto Pessoa Bastos, informou ontem que determinou a abertura de procedimento administrativo, em tutela coletiva, para apurar os cortes de energia elétrica, especialmente o realizado, esta semana, na residência da anciã de 92 anos que faleceu por decorrência da interrupção do serviço.

Fatura era de janeiro 

A idosa de 92 anos, faleceu na última terça-feira, em Imperatriz, um dia após ter sido interrompido o fornecimento de energia elétrica da residência onde morava, em função do não pagamento da fatura do mês de janeiro.

Funcionário insensível 

Segundo vídeo que viralizou nas redes sociais, realizado por um parente da vítima, apesar dos apelos feitos ao funcionário da Equatorial, não houve acordo.

A chuva de fevereiro

Teresina continua padecendo da falta de esgotos, e o problema de saneamento é um dos mais graves e recorrentes que aflige o teresinense. 

Medida preventiva 

Uma chuva como essa de ontem dá um sinal de alerta de que todos estão à mercê das ajudas momentâneas do governo federal porque nenhuma medida preventiva foi feita. 

Geórgia Nunes 

A advogada piauiense e conselheira federal da OAB, Geórgia Nunes, proferiu palestra no I Encontro Nacional sobre Crimes de Violação das Prerrogativas, realizado em Brasília pela OAB Nacional, abordando a lei de abuso de autoridade. 

Reações contrárias 

Fazendo considerações sobre reações contrárias da Magistratura e do Ministério Público à lei, a advogada pontuou que “o objetivo da Lei de Abuso de Autoridade é afastar que as convicções se sobreponham à Lei”.

Ping-Pong
A prova do mentiroso 

O ano é 1961. Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro. Era dezembro, prova oral em Direito Internacional Privado, aplicada pelo rigoroso professor Haroldo Valadão. O estudante Raimundo Eirado, presidente da UNE, alega total desconhecimento na prova usando como causa a morte do pai que ocorreu quatro anos atrás. O professor, comovido, dá-lhe nota 8. Chega a vez de José Francisco Paes Landim, cujo pai, o deputado estadual Paes Landim (Senhorito) de fato havia morrido 20 dias atrás. Dá um “branco“ e Landim nada responde. 

O professor: “você não estudou?”
Landim: ”Meu caro professor, meu pai morreu há 20 dias, não estudei direito.”
O professor (irritado): “Você está mentindo igual ao outro, a nota é 3”.

Colaboração: Sebastião Nery 

Expressas

A Superintendência Regional do Trabalho no Piauí reuniu motoristas e empresários de transporte público para debater propostas que poderão evitar uma greve na próxima semana em Teresina. 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação aprovou a paralisação dos professores da rede estadual por tempo indeterminado para a próxima segunda, 10. 

Segundo o Sinte, a greve será deflagrada em virtude do descumprimento, por parte do governo, do reajuste nos salários dos servidores da educação de 2019 e 2020, somando um percentual de 17,01%.

Comente

Pequisar