A hora do vírus

A hora do vírus

O desembargador José James derrubou o decreto do prefeito Firmino Filho e, por decisão liminar, determinou o retorno da empresa de call center Almaviva às suas atividades. É de se dizer que o desembargador se baseou no decreto de Bolsonaro, que pela vontade do Presidente, gostaria que todas as empresas estivessem ativas e o povo nas ruas, trabalhando e consumindo. O problema é que a questão não diz respeito apenas ao direito da empresa querer continuar ativa, e tampouco cuidar do emprego do trabalhador. É muito mais sério, porque envolve um caso de saúde coletiva, e de condições sanitárias do país inteiro, inclusive na própria empresa, que não foram analisadas na decisão do magistrado. É de conhecimento comum as condições quase sub-humanas a que seus milhares de funcionários são submetidos, com turnos exaustivos, convivendo em aglomerações dentro de galpões fechados, em verdadeiros cubículos individualizados, em uma proximidade inferior aos 2 metros recomendados pelo Ministério da Saúde, dentre outras anomalias que tornam esses empregados uma massa fortemente apta a fazer proliferar o vírus em suas residências, e, a partir daí, a um universo desmedido de pessoas. A conta que se faz é simples: uma pessoa pode contaminar 81. Imagine quando são milhares, o resultado pode resultar em contaminação de pelo menos 100 mil pessoas, inicialmente. Nas denúncias feitas ao Portal AZ e que levaram o prefeito a baixar decreto disciplinando o funcionamento da Almaviva, os funcionários não tinham sequer o sabão, as máscaras e o álcool em gel para se prevenirem do coronavírus. Além de pairar sobre eles a ameaça de demissão, feita por um suposto gerente (como se ouviu em vídeo e áudio disponibilizados nas redes sociais), tudo está a demonstrar que se trata de uma empresa que somente quer os benefícios e vantagens da mão-de-obra barata de Teresina, em nenhum momento se preocupando com o caos na saúde pública que pode ocasionar aqui. Existem inclusive reclamações mais graves, que ultrapassam a questão sanitária e as condições higiênicas, mas há casos registrais de assédio a mulheres em um conjunto que se aproxima de um quadro de trabalho análogo à condição de escravo. Ao que parece, nenhum desses requisitos a autoridade deve ter atentado, ou a decisão seria outra. Não se vê, ainda sustentação no argumento do magistrado de que a empresa responsável pela prestação de serviço às operações de telefonia tenha atividade essencial. É de se entender que o Tribunal de Justiça do Piauí acaba de abrir um seríssimo precedente dando margem para tanto empresas, como outras instituições e o povo em geral desobedeçam as autoridades constituídas e se tornem alvos fáceis do vírus chinês.

Silvio Mendes, a lanterna de Diógenes e o sujeito honesto, Ciro Nogueira (Fotos: Lucas Sousa / Portal AZ)

Alma generosa    

O lateral do Flamengo do Rio Renê Martins fez doação de R$ 1 milhão para a compra de aparelhos respiradores para o hospital Justino Luz, de sua cidade, Picos-PI.
A loja maçônica Rei Salomão receberá a doação.

Novo julgamento

E a novela continuará na próxima terça-feira. Já está de volta à agenda de julgamentos do TRE-PI o rumoroso processo envolvendo a prefeita Carmelita Castro, seu marido e vários vereadores de São Raimundo Nonato.
A novidade é que o julgamento será por videoconferência.

O que será agora?

Já conseguiram adiar o julgamento até sob pretexto de uma advogada ter tido sinais de coronavírus. Não se sabe o que resultou no teste, mas que a história colou, colou.
Esperar agora se algum dos julgadores pedirá vista, o que é mais provável, tendo em vista que na última sessão um deles modificou o voto.
Em benefício dos condenados, of course.

Caso de Ribeira

Está pronto o parecer do procurador eleitoral Leonardo Carvalho pela manutenção do julgamento que confirmou a cassação do prefeito Arnaldo da Costa, de Ribeira do Piauí. Falta agora o relator, juiz Charles Max, colocar para votação e, com isso, afastar definitivamente o prefeito.

Políticos corruptos

Essa votação do caso de Ribeira do Piauí pode ser feita também por vídeo conferência. A não ser que, baseados em resolução do CNJ, se vá deixar o processo mofando numa gaveta.
Não é exagerado afirmar, mas essa onda do coronavírus só tende a beneficiar os políticos corruptos.

Assim é demais! 

Firmino e seus fiscais só podem é ter estocado bebida em casa para suportar a quarentena do coronavírus porque estão apreendendo caminhões de cervejas nas ruas, interditando distribuidores e fechando depósitos.
Arre égua, macho, diria um conhecido pinguço do bar do Zé Filho. 

O que foi isso, Silvio?

Que o médico Silvio Mendes é um sujeito honrado, disso não se tem dúvidas. Bem relacionado e muito querido na cidade que ele dirigiu por duas vezes, Silvio Mendes, entretanto, ontem, passou a ser o centro das especulações, de questionamentos, por conta de sua decisão de filiar-se ao Progressistas.

As letras PP

O Progressistas é conhecido pelas duas letras PP que, por força do envolvimento de grande número de seus parlamentares com denúncias de corrupção, passou a ser chamado de Partido da Propina.
O que dizer, então de seu presidente nacional, o senador Ciro Nogueira, alvo de investigações e cheio de processos, já inclusive indiciado no STF?

Japonês da Federal

Ciro Nogueira certamente, deve dormir com um olho fechado e o outro em direção à porta da rua com medo do ‘japonês da federal’ bater às seis da manhã?
Aliás, é comum se ouvir entre seus amigos que ele não repete uma dormida, de um dia para o outro, no mesmo endereço.

Lanterna de Diógenes

Não foi sem sentido que rapidamente viralizou nos grupos de WhatsApp uma mensagem dizendo: “Doutor Silvio me lembra o filósofo Diógenes de Sinope que com uma lanterna na mão procurava um homem honesto. Doutor Silvio encontrou”.
Esse homem honesto vem a ser o senador Ciro Nogueira.

Oportunista e esperto

Ciro Nogueira, oportunista em tudo que faz, apressou-se em gravar um vídeo enaltecendo o retorno de Silvio Mendes ao Progressistas.
Aliás, retorno daquilo que nunca foi. Afinal, por um desentendimento ainda não bem explicado com Firmino, Silvio bandeou-se para o PP, mas lá demorou pouco.

Números da Covid-19

Fica cada vez mais esquisito o que está acontecendo em alguns estados. Governadores já dizem que vão reabrir a indústria e o comércio, porque os números são baixos, e a infecção está sob controle.

Covid-19 2

Mas a verdade que ninguém quer dizer e assumir é que os testes não existem, até porque só vieram 300 para o Piauí, insuficientes, portanto, para fazer teste com tanta gente.
Wellington Dias esconde algo.

Covid-19 3

Quem estiver com disposição de  tratar o caso da pandemia com seriedade, vai procurar prevenir, logo, porque chorar (e contar) os mortos depois vai ser muito tarde, e penoso.

Mão Santa escancarou

Mão Santa, prefeito de Parnaíba, se superou, ontem. Seguindo seu líder, o presidente Bolsonaro, por meio de decreto ele abre o comércio de Parnaíba, alegando simplesmente que até agora não se registrou uma morte na cidade.
Mas se ocorrer algo errado ele vai culpar o adversário Florentino Neto.

Porque...

No decreto Mão Santa frisa bem que está abrindo o comércio porque a Secretaria de Saúde (ocupada por Florentino) até agora não registrou um caso de morte na Parnaíba.
Ah, mas ele deixa quieto quem não quiser abrir sua loja.

Três tempos

Mão Santa cria factoides. Primeiro ele chamou o coronavírus de ‘boiola’, alusão que se faz à condição afeminada de uma pessoa do sexo masculino; segundo, disse que com um copo de água de meia em meia hora, a pessoa pode destruir o vírus em seu estômago e, agora, seguindo o presidente Bolsonaro, vai na contramão de tudo que a ciência recomenda, permite lojas abertas e o povo nas ruas.

Projeções da Abin

Dentro da pandemia da histeria coletiva a Abin projeta que em duas semanas o Distrito Federal registrará 14.830 casos de coronavírus.
Esperar e pagar para ver.

Bolsa de bondade

Parece que o Brasil não tem nenhum problema financeiro, porque em época de coronavírus, o presidente Bolsonaro  encaminhou ao Congresso ontem uma medida provisória abrindo créditos de quase R$ 3,5 bi para os ministérios das Comunicações, Relações Exteriores, Defesa, Cidadania e Ciência e Tecnologia.

Quanto pro Corona?

Afinal, o que é prioridade do governo? Alguns podem falar que o bolsa Corona estará na conta do ministério da cidadania. Mas estes outros órgãos não precisam dessa vigorosa Corona, ops, carona, não é mesmo?

Olha o perigo!

Três bi como transferência de renda diretamente para as famílias em condição de pobreza.
O perigo é a intermediação de todo esse dinheiro sem licitação.

Fartas compras

Alô, alô, senhores dos órgãos de controle. Começaram as fartas compras, ou farras com as compras.
Com dispensa de licitação.

Nem de barco

Agora, no Brasil, o estrangeiro não anda mais nem de barco.
Por recomendação da Anvisa o Brasil fechou as suas fronteiras e ninguém entra pelas águas.

Ping-Pong
Acessório sem uso

O padre Solon Aragão, de São João do Piauí, opositor de uma vida toda da família Paes Landim, era também conhecido por respostas espirituosas e bem humoradas. Certa feita, em fila de votação, depara-se com uma mesária admirada com seu nome completo: Solon Correia de Aragão.

A mesária: “Ah, padre Solon, e o senhor tem Correia?”
Solon: “Tenho, minha filha, só não faço é usar”.

Expressas

A Secretaria de Saúde divulgou que subiu para nove o número de casos positivos de coronavírus no Piauí. Até quarta (25) a Sesapi havia registrado oito casos confirmados da Covid-19 no estado. 

A Águas de Teresina informou que o pagamento da conta de água e esgoto também poderá ser feito com cartão de crédito.

De acordo com a FMS, Teresina possui médio risco de infestação para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

Comente

Pequisar