A reação do denunciante

A reação do denunciante

Ao saber que o julgamento de sua adversária, Carmelita, foi adiado mais uma vez (pela oitava?) e, agora, programado para ocorrer na próxima gestão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, o ex-prefeito de São Raimundo Nonato, Avelar Ferreira disse, em áudios em grupos de WhatsApp, que vai tocar fogo no processo. Isso mesmo, vai retirar a denúncia. Arvorando-se de ser o autor da denúncia que envolveu Carmelita num rol de crimes eleitorais, Avelar, que foi candidato derrotado na última eleição, se mostrava decepcionado com as artimanhas da defesa da adversária e, por mais paradoxal que seja, desabafou dizendo que não acredita mais na Justiça brasileira. Salamaleques à parte, esse processo, até aqui, só mostrou como é forte o poder no qual Carmelita e os outros condenados se escoram. Já tentaram de tudo, meteram o vírus chinês na história, sob alegação de que uma advogada estava com teste positivo, até conseguir mais uma vez empurrá-lo para uma data que fugirá da alçada do atual comando do tribunal. Inventaram uma suspeição do presidente do TRE, Francisco Antônio Paes landim, um dos mais sérios desembargadores, sem que ele tenha qualquer interesse na causa; inventaram até que seu irmão, o deputado Paes Landim seria candidato a prefeito em São Raimundo, quando ele nem é eleitor de lá. Então, tudo parece ter dado certo em beneficio da prefeita que, quando se imaginava que não haveria mais argumentos para afastar o julgamento (que seria hoje) por vídeo conferência, foram bater à porta de um conselheiro do CNJ para denunciar procedimento supostamente irregular do mesmo presidente. O que tem o CNJ a ver com procedimentos de um julgamento? Compete ao CNJ o controle da atuação administrativa e financeira dos tribunais e zelar por sua autonomia. Mas o ministro Emanuel não contou conversa, deu o que eles queriam: sobrestou por cinco dias a sessão que vai se encerrar exatamente no início do mandato da próxima gestão. Se Landim é o inimigo, certamente eles querem entender que o próximo presidente Jose James não o seja e, com ele, as coisas estarão mais fáceis? Infelizmente já se disseminou que na justiça brasileira quem tem, paga. Quem sabe, se James assumir literalmente as rédeas do seu mandato, os que tem conseguido tudo até aqui, vão bater com a cara na porta! Então, não valeria a pena a Avelar Ferreira tocar fogo no processo, ou seja, desistir da denúncia. E pagar para ver o que ocorrerá a partir da próxima semana. De uma coisa fiquem certos: esse processo vai subir para o TSE e lá, seguramente, haverão de  questionar tantos adiamentos e procrastinações, desnecessárias.

Ex-prefeito Avelar Ferreira: “eu vou queimar o processo”, referindo-se ao caso Carmelita x TRE

Tropeços na informação

Olha só como a natureza é caprichosa. No sábado, quando comprovada a infecção do prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia, o governador Wellington Dias gravou um vídeo dizendo que ele havia sido infectado por  Oderman Bittencourt, diretor da Delta Laticínios.

Tropeços na informação 2

Horas depois a tal associação da Delta lançou nota como que desmentindo o governador, anunciando que Oderman se encontrava internado em hospital de Teresina com gripe comum e que havia testado negativo para a Covid-19.

Mal estar

A notícia dada pelo governador e imediatamente desmentida pela “Família Delta Laticínios”, como se arvorava o assinante da nota, criou um certo mal estar.
Não se passaram 24 horas para, no domingo, a mesma “Família Delta Laticínios”, anunciar que o diretor estava com coronavirus.
E ontem, ele faleceu.

Irresponsabilidade

Esses fatos só mostram como falta cuidado nos agentes públicos no trato com a informação. Não tivesse o diretor sido contaminado, o governador ainda hoje estava sendo chamado de mentiroso.
A bem da verdade, poderia até ser, mas por outros motivos.

No momento...

Em Brasília já se tem como iminente a exoneração do Luiz Henrique Mandetta, do ministério da Saúde.
Só por um pequeno detalhe: quando tentava suavizar a relação do ministro com Bolsonaro, o ministro da Casa Civil, general Braga Neto disse que a demissão de Mandetta estava fora de cogitação, no momento.

Panelaço

Hoje, está marcado para as 20h30min um panelaço no Brasil inteiro. Contra Bolsonaro.  

O recurso

O presidente do TRE-PI, desembargador Francisco Antônio Paes Landim recorreu da decisão do conselheiro Emanuel Pereira que adiou  o julgamento da prefeita Carmelita Castro, marcado para hoje, por vídeo conferência.
O processo está concluso para o relator. Mas, acredita-se, o conselheiro se faça de moco e não decida nada antes da hora do julgamento.

Para a história

Um dia se vai constatar, publicamente, que muitos dos registros de óbitos por coronavirus eram, na verdade, de mortes provocadas por acidentes, tiros, brigas de gangs e de outras enfermidades, tipo gripe comum, veneno de cobra, de escorpião, dengue, etc etc.
Aqui e no resto do Brasil.

Lobismo na saúde

Também não demora, se vai denunciar o lobismo no setor da Saúde, com políticos indicando vendedores, fabricantes, enfim, fornecedores de serviços.
É da natureza do político levar vantagem, ainda que sobre a desgraça alheia.
E dinheiro, para ser manipulado sem licitação, é a sopa no mel

Eu, sozinho!

Do ministro Marco Aurélio Mello, do STF: “Não é possível que todos estejam errados, e só o presidente da República esteja certo”.
Dom Quixote marchava em meio a 500 homens e chamava a atenção para o fato de que só ele estava com o passo certo.

Ponto positivo

Poucos atentaram, mas o Piauí tem sido amplamente divulgado em Pernambuco, por força da interdição da TV Clube, causada pela contaminação do coronavírus.
Como é a Globo de Recife que transmite o jornalismo e inclui o Piauí, todos os repórteres fazem referência ao Estado

Ele é o cara

Os adversários da prefeita Carmelita estão debitando (ou creditando) ao advogado Norberto Campelo a vitória conseguida por ela no CNJ levando ministro a suspender o julgamento de hoje.
Ora, Norberto foi conselheiro do CNJ.

Olho nele!

Agora, é bom apurar quanto o vereador Nunes pagou para um advogado bancar sua defesa quando se diz que tal vereador não tem um pau pra tacar no tatu. Liso fedendo a peixe.
Nesse caso não existe advocacia pro bono. E o advogado não pode nem receber em gado. Não deve, of course.

Guerra da Comunicação

Como em tudo se mete política no meio a questão agora é destacar que em termos de comunicação no coronavírus a prefeitura de Teresina está dando de 7 x 1 na comunicação do governo do Estado.
Ah, domingo, e até ontem cedo, os sites do governo do Estado e da Secretaria de Saúde estavam fora do ar.

Prédios do TST

A coluna insiste na pergunta feita dias atrás: por que Firmino não pede ao TST os prédios onde funcionaram o TRT, na rua 24 de janeiro e o do fórum trabalhista, na avenida Miguel rosa, para adaptar leitos hospitalares?
Desde que foram desocupados os prédios estão abandonados e destruídos pelos vândalos. 

Olha aí, Mão Santa!

Atribui-se a infectologia Renata Beltrão um quadro comparativo entre a população de Parnaíba e os iminentes casos de coronavírus que podem se registrar na cidade.
Ela diz que Parnaíba tem 170 mil habitantes. “Supondo que 5% da população seja infectada, serão 8.500 contaminados; e 5% desse montante fiquem grave e precisem de UTI, seriam 450 pacientes e Parnaíba só dispõe de 21 leitos de UTI.
Ao final, ela conclui: “a saúde de Parnaíba não tem capacidade para isso”.

Proposta boa

Sempre atento aos acontecimentos, Evaldo Ciriaco escreve à coluna e sugere que já que os deputados estão sendo generosos, querendo reduzir salários nos três Poderes, essa medida deveria passar do corte de salários.
Por exemplo, retirar das despesas dos poderes, os alugueis, colégios, prestações vincendas, planos de saúde, e até energia, água e gás de cozinha.
Quem topa?

Falta de comando

Num vídeo se vê o prefeito de Bom Jesus, Marcus Elvas, lamentando que em sua cidade o povo não atendeu ao chamamento do ‘fica em casa’. E avisa que em caso de o cornavírus alastrar-se, a tragédia é possível. “Se precisarmos de atendimento hospitalar, a cidade não oferece”.
Mas para mandar o povo sair das ruas falta apenas o prefeito exercer o seu poder de polícia. Só isso. Mas ele apela à reza.

Alô! Alô!

A coluna tem recebido informações de que, apesar das generosas doações que recebe, um certo orfanato de Teresina estaria vivendo em situação difícil, que até as crianças são levadas para as casas de funcionários.
Isso é sério.

Ping-Pong
O buraco

Anos 90. Candidato a vereador na eleição em Barras, Zé Picoitim combina com o prefeito Joaquim Lucas sobre o que vai dizer no comício. Fabricante de caixão, Picoitim pega orientação de Joaquim, para prometer sepulturas, mas na hora ele esquece o nome. 

Joaquim: “Diga que é sepultura. Que você vai dar a sepultura...”
Picoitim (sem conseguir ouvi-lo): “Povo de Barras, eu faço o caixão e o meu candidato a prefeito aqui dá o buraco”.

Originalmente publicado em 17 de fevereiro de 2013.

Expressas

A Uespi e o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade estão ofertando para toda a comunidade o serviço de atendimento online. 

Todas as categorias da residência foram instigadas a pensar em algo que pudesse contribuir na quarentena da pandemia de coronavírus. 

A vacinação contra a gripe retorna hoje em Teresina para atendimento de idosos acamados em suas residências, asilos e na zona Rural. 

Comente

Pequisar