O vírus abriu a campanha eleitoral

O vírus abriu a campanha eleitoral

O coronavírus, que espanta o mundo, ameaça ceifar milhões de vidas, arrefeceu a disputa política  no Brasil, passando pela presidência da República, com a consequente e intempestiva deflagração da campanha eleitoral, chegando aos Estados, onde se verifica uma aparente disputa visando já, a eleição municipal (que não se sabe ate agora se será adiada ou prorrogada). A queda de braço entre governadores e o presidente só tem produzido resultados temerários nos esforços de prevenção ao coronavírus. Começa do irrequieto, irrepreensível presidente Jair Bolsonaro que, irresponsavelmente, manda para as calendas todas as recomendações técnicas dos organismos de saúde, chegando a desmoralizar o seu eficiente ministro da Saúde. Enquanto o mundo se confina em casa, como se vê em cada país, no Brasil, se dependesse da vontade e poder do chefe da nação, em cada esquina um bar estaria aberto, as baladas continuariam, o povo estaria indo e vindo nas ruas. Uma atitude irresponsável, sem parâmetro. Como o presidente determina e, em alguns estados os governos não têm controle, até idosos tem sido vistos em escalas crescentes, andando nas ruas, ou através do transporte coletivo. Pior de tudo é que são conflitantes os números das pessoas infectadas com a Covid-19, seja no âmbito do Ministério da Saúde, ou pelas relações divulgadas no Estado e município de Teresina. Já chegaram até a suspeitar de dados irreais, mas a grande questão diz respeito ao caso do prefeito de São José do Divino, município da região norte que morreu com o diagnóstico do coronavírus. Enquanto o poder público silencia, surge o questionamento, segundo o qual, não se tem, até agora, nenhuma pessoa que tenha sido contagiada pelo prefeito. E, observe, Antônio Felícia fez um caminho longo, de Parnaíba a Teresina, passando por Caraúbas e mantendo contato com muita gente, entre elas, figuras importantes como o senador Ciro Nogueira, a deputada Iracema, vários deputados estaduais e prefeitos. Há o caso também do diretor da Delta Laticínios, Oderman Bittencourt que inicialmente cuidava apenas de uma gripe comum e, de repente, 24 horas morria com teste positivo para coronavirus quando o Estado alegava que os resultados só chegavam a partir do terceiro dia, de enviado para Minas. De repente, foram conhecidos dois diagnósticos em menos de 24 horas das mortes do prefeito e do empresário. Então, a conclusão que se tira é que a condução do trabalho de prevenção ao vírus está sendo sustentada na ação política, com fulcro na disputa eleitoral.

O promotor Benigno e o radialista Paulo Brito denunciando o que eles chamam esquema de corrupção no governo. Áudios editados e vazados no WhatsApp.

Plano de gastos

O governo do Piauí baixou ontem um plano de contigenciamento que prevê demissões em todos os contratos de até 25% e redução de gastos em todos os setores da máquina administrativa.

Adeus viagens

Ficam suspensos os gastos com custeio de passagens aéreas, diárias, consultorias e pagamentos de shows.

Proibidas contratações

Estão suspensas as cessões de servidores e proibidas as contratações.

1º de abril

Hoje, primeiro de abril, qual será a grande mentira que nossos políticos e gestores soltarão?

Brasil!

Manchete no programa de televisão:
“Traficante armado de fuzil morre de Covid-19, após confronto com a polícia”.
Entendeu?

A hora da cerveja

A Ambev consegui derrubar o decreto do prefeito Firmino Filho, que proibia a produção e distribuição de cervejas e refrigerantes em Teresina.
A decisão é do desembargador Raimundo Alencar.
Mas vem cá...
Comprar pelo delivery pode. Abrir bares, não.  

Escândalos

Ontem, já se previa ou projetava, na coluna que, pela dispensa de licitação, país afora, os esquemas de negócios com materiais e equipamentos na área da saúde teriam o envolvimento de políticos. 
Afinal, um deputado ou senador, com raríssima exceção, não vai colocar dinheiro de suas emendas (de calçamento e estradas vicinais que dão lucro) num negócio desses sem tirar a sua comissão. 

Esquema do hospital

Mas o que o polêmico apresentador Paulo Brito, da rádio Meio Norte está denunciando e o suspeitíssimo promotor Benigno seguiu amplificando, seria um esquema montado pela chefe das PPPs, Viviane Moura, com o permissionário do Verdão, para uma empresa de São Paulo montar no ginásio um hospital de campanha. 

Aqui e acolá

Os escândalos vão pipocar no país, porque envolve bilhões de reais administrados por políticos. 
Do álcool em gel que falta nas farmácias, às camas de UTI, haverá sempre um vendedor e um atravessador do negócio. Que geralmente é político ou seu operador.
Afinal, está tudo escancarado pela dispensa de licitação. 

Emergência 

Para comprar e cada um tirar o seu comissionamento basta alegar a situação de emergência em que o país, o estado e municípios estão mergulhados. Ou seja, se vai roubar com o consentimento da lei.
E vai render para todo mundo. 

Olha quem está falando!

O que impressiona é a desenvoltura do promotor Benigno relatando o fato a um certo Ribinha e pedindo que ele espalhe a notícia.
Benigno, que já chegou a chamar o temido Correia Lima de chefe, bate no governador e insinua patifarias no governo na prevenção ao coronavírus.

Ser desprezível 

Deve ser um ser humano dos mais vis, desprezível, mal amada, a mulher que gravou um áudio passando-se por secretaria da prefeitura de São José do Divino para informar que seria falso o teste positivo de coronavírus do prefeito Antônio Felícia, falecido na sexta feira. 
Essa ordinária se sorve da dor alheia, mas deve viver em eterno conflito com Deus. 

Vade retro 

No momento em que toda a humanidade se vê em pânico diante da crise, seres humanos amaldiçoados como essa infeliz falsa secretaria parecem chegar à histeria com a desgraça alheia. 
Vade retro, satanás.

O cara da conferência

Na videoconferência do governador Wellington Dias com a bancada federal do Piauí, quem mereceu elogios foi o senador Marcelo Castro.
Ele focou todo o discurso na questão da prevenção ao coronavírus.

Estradas

O deputado Flávio Nogueira, que é médico, pensou mais como engenheiro. Defendeu recursos para construção de estradas.
Argumentou que tem que ter estradas boas para o povo correr pra capital.
Acaba não, mundão!

Denúncia séria

Não se sabe quem mandou, mas são muitos os que compartilham a informação de que o hospital da Polícia Militar não dispõe sequer de EPI (equipamento de proteção individual) para prevenção dos profissionais de saúde.
Mas isso é o de menos quando também se diz que há pelo menos dois anos a UTI (de apenas dez leitos) de lá não funciona.
Pior: acabaram de tirar todos os equipamentos da sala.

Ah...

Como o hospital não dispõe dos equipamentos de Proteção Individual, dizem que Wellington Dias andou solicitando que procurassem costureiras para confeccionarem as máscaras.
Acaba não, mundão!

Olha só!

O ministro da Saúde, Henrique Mandetta chegou a dizer na coletiva de ontem que o Brasil vai pagar R$ 300 bilhões para as fábricas chinesas produzirem equipamentos de proteção individual.
Os chineses estão mais vivos que os americanos. Eles produzem a doença e depois vendem o remédio.

Água envenenada

Está em grupos de WhatsApp um vídeo mostrando a situação (de calamidade) em que se encontra o sistema de tratamento de água da cidade de Murici dos Portelas. Animais mortos e a água turbada, da cor do suco de tamarindo.
Provocado no grupo de internautas, um certo Antônio, que dizem ser da Agespisa, foi mais do que cínico na resposta: “precisa melhorar muito o tratamento, eu concordo, mas enquanto não tiver do seu agrado, manda cortar a água”.

Petulância sem limite

Num governo onde para os cargos de chefia são nomeados por mérito e não por conchavo político, o “Sr. Antônio”, já teria abeirado de lá.
Mas enquanto Wellington Dias negociar tudo, em troca do poder, os políticos vão seguir maltratando o povo e os Antonios continuando.

Não colou!

Não demorou cinco horas a decisão da juíza federal do Rio de Janeiro que cobrava do Executivo e do Congresso Nacional manifestação acerca do uso do fundo eleitoral no combate ao coronavírus.
O presidente do TRF2, Reis Friede, suspendeu a decisão. Ele acha que a decisão é privativa do Executivo e legislativo.

Palavras ao vento

Do engenheiro Dirceu Arcoverde Filho: “No Piauí roubam até a calamidade”.
A que ele estará se referindo, hein?

Ping-Pong 
A fala do presidente

Alberto Lima assiste ao pronunciamento do presidente Bolsonaro, em cadeia de rádio e televisão e passa a mensagem para o grupo de WhatsApp.

Alberto: "Nosso presidente falou muito bem..."
Diego: "E foi muito aplaudido pelo panelaço em todo o Brasil"

Expressas

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou que subiu para 254 o número de casos suspeitos de coronavírus no Piauí. De acordo com a Sesapi, 406 casos já foram descartados. 

A Guarda Municipal interditou as Lojas Americanas da Avenida Nossa Senhora de Fátima e na Dom Severino, ambas na zona Leste e na filial do Centro de Teresina. 

De acordo com os agentes, os serviços prestados pelos estabelecimentos não se enquadravam como essenciais, tendo que ser interditados devido às condições da quarentena.

Comente

Pequisar