A imunização distante

A imunização distante

Depois de quase um ano de descrenças e enfrentamento a gestores e muitos políticos (o presidente Bolsonaro e sua equipe, em especial), eis que os cientistas venceram a luta pela busca da vacina, deram a volta por cima, e produziram a imunização contra a Covid-19, em via de ser colocada à disposição de toda a população. Mas, por enquanto, somente os países ricos e os privilegiados podem gozar desse benefício. No Brasil, diante da resistência do presidente em aceitar a crise de saúde coletiva, e enfrentá-la comandando o sistema de saúde para resguardar a população, deixou de buscar alternativas da ciência, negou a doença e se afastou da realidade, por isso mesmo atrapalhando a urgência de ações necessárias para cobrir a população com sistema de imunização rápido e necessário. A falta de planejamento é tão clara que o governo federal não conseguiu comprar vacinas, seringas e agulhas, e não se preparou para nada disso. De outra, enquanto o presidente criticava a vacina de São Paulo, a ela teve que se curvar, por ser a única disponível, o que levou à aprovação emergencial pela Anvisa. Nisso, reconheça-se, o governador Wellington Dias recebe os louros de uma vitória parcial, porque comandou com eficiência os governantes que buscaram a solução definitiva da vacina para a preservação de vidas. Entretanto, somente as 61 mil doses encontram-se no Piauí, já incluída a segunda dose de todas as que venham a ser aplicadas. Mas os piauienses precisam de aproximadamente quatro milhões de doses para atender a todos, e o início da vacinação  é comemorado, mas, ao mesmo tempo, preocupa porque, sem a continuidade do tratamento, fica aquela falsa expectativa da cura, e, de outra, espera sem previsão de solução a curto prazo. 


Conceição, a primeira-dama de Teresina, num ‘flagra’ na UBS da Cacimba Velha: “cadê o secretário?” (Foto: divulgação
)

Na fila

Raimundo Jr é, segundo especulações entre advogados, mais um pretenso candidato à vaga do desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho pelo quinto constitucional da OAB-PI.
Já são pelo menos seis os pretendentes e, todos, se mostrando mais fortes que os outros.

Cadê o meu?

Entre o batalhão de pessoas que trabalharam ou fingiram trabalhar na campanha de Dr. Pessoa, há, ainda, um grande contingente com essa expressão: “cadê o meu?”. 
A referência é aos empregos prometidos que, por força da burocracia, as nomeações estão sendo feitas a passos de cágado. 

À espera

A situação está assim: servidores comissionados ainda da gestão do Firmino continuam nos postos, embora exonerados em dezembro, à espera ou de serem reconduzidos ou dos novos assessores.
Pior é que nem sabem se vão receber salário.

BB

O deputado federal Júlio César anunciou ontem uma boa notícia para os funcionários do Banco do Brasil.
Disse que ouviu do presidente Bolsonaro que não é de interesse do governo fechar agências.

Nas farmácias

Boa sacada a do presidente do Conselho Regional de Farmácia, Luiz Júnior, de sugerir que farmácias e drogarias possam auxiliar na vacinação contra a Covid-19.
No Piauí, somente o CRF-PI já capacitou mais de 500 profissionais desde 2019, já que para realizar a aplicação é necessário que o profissional tenha feito um treinamento específico.  

Vai, Conceição!

O nome dela é Conceição Rodrigues. Ela chega e vai entrando. Sua única credencial para adentrar numa unidade de saúde da prefeitura de Teresina, fazer perguntas e até dar ordens, é a de ser a esposa do prefeito José Pessoa Leal.
E por ser assim, depois de cada visita, relata em seu perfil no instagram o que vai vendo de ruim.

Gesto inusitado

Para quem está de fora, e sobretudo, os que se humilham nos corredores das unidades hospitalares, o gesto da primeira-dama é positivo, e até inusitado, porque revela o lado negativo da gestão.
A gestão passada, claro.

Os problemas

Mas vai chegar a hora de a primeira-dama criar problemas para a gestão do marido, quando ela começar a cobrar as providências que - segundo acusa - Firmino não chegou a fazer, Pessoa não se sabe se terá condições de resolver. 

Desconforto

Seguramente, o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque não se sente confortável com esse ombudsman abelhudo em sua área.
Logo que falta tudo ou quase tudo para a gestão da saúde pública ser ao menos razoável.
Mas a realidade é bem diferente da que a primeira-dama gostaria que ocorresse.

Cadê o secretário?

Natural da zona rural, dona Conceição foi encontrada por Pessoa na labuta do associativismo. E é menos como primeira-dama e mais como ativista que ela dá esses flagras nas unidades de saúde. 
Na UBS da Cacimba Velha ela disse ter encontrado bebedouros sem uso, consultas agendadas para mais de 30 dias, coletas de exames laboratoriais atrasadas e por fim pergunta pelos coordenadores e pelo secretário de saúde.

‘Filha do rei’

Na maioria das gestões, sempre coube às primeiras-damas, o papel (em alguns casos simbólicos) de tratar do social.
Conceição, é enfermeira, se auto proclama ‘filha do rei’ e primeira-dama de Teresina e da Zona Rural, com orgulho. 

Prefeitos, primeiro os teus!

Na propaganda, os gestores anunciam escalas de vacinação, para começar pelos profissionais da saúde, pelos mais velhos, os de comorbidades, etc.
Nada disso. Quem está se vacinando primeiro são as mulheres deles, pai, mãe, filhos, irmãos, enfim, a parentela e os mais chegados.

Fura fila

Viraliza nas redes sociais a foto do prefeito Joércio Andrade de Guaribas sendo um ‘voluntário’ para ser o primeiro a receber a vacina.
Também espalharam que Wagner Coelho, de Uruçuí, primeiro se deixou espetar para depois passar para a família e se, sobrar, para o povo.

Investigação

Wagner está com o promotor de Justiça Edgar dos Santos Filho nos seus calcanhares.
Santos Filho quer saber se a vacinação em Uruçuí está obedecendo as diretrizes do Ministério da Saúde.

O buraco negro

É muito grave a acusação do secretário de finanças de Teresina, o vice-prefeito Robert Rios, de que encontrou a folha de pagamentos recheada de excessos, até com o propósito de criar transtornos para administração de Dr. Pessoa, com eventual atraso nos salários dos servidores.

O buraco negro 2

Segundo disse o secretário em entrevista a Tony Trindade, na Band, tudo que havia de abusivo foi retirado, incluindo horas extras de comissionados, atribuídas sem nenhum critério, e sem nenhum ato legal que legitimasse a operação.

O buraco negro 3

Dr. Pessoa já disse que vai fazer um balanço de tudo que aconteceu nos anos da administração tucana ao final dos 90 primeiros dias de sua gestão. 
Aguarde-se o desfecho. 

Jogo pesado

Ana Célia é tida como honesta e das mais competentes do ICMbio. Por isso mesmo foi vítima da politicalha nojenta do voto pelo poder que ocorre atualmente em função da eleição nas duas casas do congresso.
Naturalmente porque as ações dela em defesa do meio ambiente não estavam agradando aos donos da chave do ICMbio no Piauí.

Sem carnaval

Foi do secretário de Turismo Flávio Nogueira Jr a ideia de o governo proibir a realização de prévias e carnaval por conta da pandemia.
Assim a secretaria de Turismo fica mais livre para construir calçamento, estradas, passagens molhadas pelo interior.

Mais uma para o cônsul

O cônsul honorário da Guiné Bissau Adilton Maturino encontra-se preso em Salvador, por envolvimento com quadrilha de grilagem de terras na Bahia, desde o ano passado.
Mas no Piauí, o juiz Carlos Hamilton, da 1ª Vara Criminal de Teresina, acaba de decretar a sua prisão.
O crime: ele tentou subornar uma servidora do Tribunal de Justiça para furtar um processo, anos atrás.

Um lembrete

Adailton Maturino não era ou é ‘falso cônsul’ da Guiné Bissau. Ele tinha ou ainda tem o titulo de ‘cônsul honorário’ daquele país.
Tanto que, quando foi recebido até com pompa pelas autoridades do Piauí, ele se fazia acompanhar do procurador da República e de diplomatas da Guiné.
Falso cônsul, portanto, não.

Ping-Pong 
A praga

Um pastor, eleitor do Bolsonaro, liga para o petista Marcos Damasceno para falar sobre o caos na Saúde Pública do Brasil, no tocante ao coronavírus:

Eleitor: parece que jogaram uma praga no Brasil!
Damasceno: Na verdade, a praga foi eleita presidente da República.

Expressas

O Piauí registrou nove óbitos por covid-19. Entre as vítimas, um menino de 11 anos, sem comorbidades, de Teresina. Lamentável.

O governador Wellington Dias autorizou o pré-lançamento do Residencial Tiradentes, concebido para oferecer a policiais militares.  

O projeto prevê a construção de 500 apartamentos na zona leste de Teresina, com valores abaixo do mercado e condições de financiamento compatíveis com o salário de um PM.

Comente

Pequisar