A conta não fecha

A conta não fecha

O governador Wellington Dias anunciou, como presidente do fórum de governadores, que iria sugerir uma cota extra de 300 mil doses de vacina para o estado do Amazonas. O gesto de aparente generosidade do governador, entretanto, pode ter consequências mais graves do que simploriamente anuncia. Pelas regras do Ministério da Saúde, deveriam ser vacinadas, na primeira fase, maiores de 75 anos, profissionais de saúde, pessoas com mais de 60 anos internados de forma definitiva em asilos, e silvícolas nas aldeias. Ocorre que essa parte da população corresponde a aproximadamente 29 milhões de pessoas, o que mostra a conta da própria quantidade de doses necessárias para contemplá-las. De quebra, a fase seguinte não pode se iniciar sem a certeza de que a segunda dose de todos esses já estará disponível, porque um hiato superior a 30 dias pode comprometer o próprio sistema de imunização. Se somarmos as doses inicialmente fornecidas pelo Instituto Butantã, às que estão vindos da Índia, e a nova leva do mesmo Butantã, a soma dá apenas 13 milhões de doses, portanto, menos da metade que o necessário para cumprir a primeira etapa prevista pelo governo federal. Considerando que existe atraso inevitável no envio dos insumos para a fabricação da vacina no Brasil, há a possibilidade real de um hiato de até 40 dias para que a nova leva dos imunizantes chegue aos estados e municípios. A benevolência do governador, retirando um percentual significativo de vacinas para o Amazonas, pode criar transtornos muito maiores para o restante do Brasil, notadamente entre os idosos, que, apesar de serem os mais vulneráveis, estão sendo deixados para trás, e, nessa primeira etapa, serão os últimos a ser vacinados. Seria muito melhor que o governador continuasse na reciprocidade e boa vontade de ações fraternas com os demais estados com os limites da parcimônia, como no caso do oxigênio, em que Manauaras vieram para o Piauí e outros estados, além da mobilização pelo restabelecimento recente do oxigênio Amazonas. Além disso, o cobertor é curto para tentar cobrir os pés e as mãos ao mesmo tempo. Porque, se esticar de um lado, vai faltar do outro. E não tem sentido piauienses e os demais brasileiros serem penalizados em troca de um gesto de gentileza que mais parece um golpe de vista equivocado. O caso do Amazonas, quanto à aplicação de vacinas, tem que entrar na fila, como todos os demais Estados.

Jeová Alencar (onde está ele?) e vereadores em torno de espetos de suculento churrasco. A pauta: adesão a Dr.Pessoa (Foto: divulgação)

O bonde desafiador

Na maior sem cerimônia, ou como que mandando todos à ponte que caiu em relação à covid-19, Júnior Maxca e Dj Hudson viralizavam nas redes sociais chamando para balada, ontem à  noite, no 309 bar.
Lógico que eles eram as atrações, no ritmo do “é o bonde do
tey-teytey que está chegando”.
Não se sabe se gente do MP, da PM, da Guarda Municipal ou da vigilância sanitária apareceu por lá.

A multa

E, diante dessa leniência das autoridades públicas, os promotores de eventos sabem que no máximo que pode acontecer é o pagamento de uma multa.

A fila segue

A defensora pública Hildete Evangelista também entrou na lista dos que vão disputar a vaga do desembargador  Luiz Gonzaga Brandão.
Advogada, quando delegada de polícia foi delegada Geral.

Almoço camarada

O presidente da Câmara de Vereadores de Teresina Jeová Alencar almoçava ontem uma suculenta carne na Adega do Boi, com um grupo de vereadores, a maioria, que apoiou Firmino e o candidato Klebão.
Naturalmente que Jeová cortava fundo as antigas ligações deles e, claro, chamando-os para a base de apoio a José Pessoa Leal.
E não digam que a troca valeu apenas pelo suculento churrasco.

A lista da prefeitura

Alguns dos nominados na lista da prefeitura de Teresina, de que receberam pagamentos em 30 e 31 de dezembro último, ligaram para o jornalista, reclamando que foram expostos indevidamente com seus nomes e dados.

A lista da prefeitura 2

A reclamação é de que os pagamentos se deram dentro da normalidade, onde parece que a exposição é uma tentativa de justificativa sem respaldo algum que não seja um jogo político.

A lista da prefeitura 3

De quebra, essas pessoas estão servindo de gozação para colegas e amigos, ou o risco de algo mais grave, entre inimigos ou pseudos amigos do alheio.
E pode isso, Dr. Pessoa?

Explica-se

Dono de agência de publicidade relacionada no listão dos pagamentos da PMT, informa que a agência é mera repassadora do pagamento dos órgãos de comunicação (tv’s, emissoras de rádios, portais... etc) que divulgam as publicidades do município.

Tem só a comissão

Por exemplo: uma campanha sobre a covid que foi feita pela Prefeitura no mês de novembro e que foi paga em dezembro, os recursos são repassados para as agências licitadas pela prefeitura que devem fazer o pagamento para os órgãos de comunicação.
Ou seja, os recursos não são da agência, ela apenas repassa pra os órgãos ficando apenas com a sua comissão de agência.

Pagamentos legais

Da parte da equipe de Firmino Filho, a informação repassada é de que os pagamentos apresentados pela prefeitura só demonstram que não houve nada de irregular nas ações da administração passada.

Golpe novo na praça

As informações de Caxias (MA) indicam que uma gangue de falsários está se servindo de pseudos advogados para angariar clientes, oferecendo atalhos e facilidades para o recebimento de uma nova fase de verba emergencial do governo federal.

Golpe novo na praça 2

Como a verba emergencial não existe, e não parece que vai voltar, os vigaristas se aproveitam dos dados das vítimas e sacam os poucos recursos que elas ainda conseguem ter nas contas bancárias, vindos de aposentadorias e pensões.
Acaba não, mundão!

Troca de guarda

Fabio Novo fez uma dança de cadeiras na Secretaria da Cultura. Tirou sua ex-lugar-tenente Bid Lima do cargo de diretora financeira da pasta e a nomeou diretora de Articulação Cultural, lugar antes ocupado por Carlos Anchieta, alçado à condição de chefe de finanças.

Imóveis

O filho do prefeito Dr. Pessoa, nomeado pelo pai secretário da Juventude, foi designado para mais uma missão.
João de Deus Duarte Neto, conhecido como Pessoinha, vai fazer levantamento dos imóveis alugados pela prefeitura de Teresina.

Sema

É possível que ele não precise fazer muita coisa além de ligar para o secretário de Administração, Leonardo Silva, e peça o levantamento a partir dos contratos existentes.
O que fazer com essa informação é que são outros 500 reais.

IPTU mais caro

Enquanto na política se discutem cargos e novos órgãos para acomodar aliados do novo grupo dirigente de Teresina, na vida prática quem paga imposto deve preparar o bolso.
É que desde ontem o valor do IPTU está reajustado em 4,23% - o equivalente à inflação oficial medida pelo IBGE pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E).

Equipe

As médicas Amariles Borba e Amparo Salmito, profissionais de saúde que há anos prestam bons serviços aos teresinenses, seguem como dirigentes da Fundação Municipal de Saúde.
Amariles foi nomeada diretora de Vigilância em Saúde e Amparo, gerente de Vigilância Epidemiológica.

Tríade

Completando essa tríade de profissionais, Lina Vera Aragão será a gerente de Vigilância Sanitária e Ambiental da Fundação Municipal de Saúde.
Pronto, pode-se dizer que a saúde municipal está em boas mãos.

Superintendente zen

Nomeado na quinta-feira como chefe da SDU Leste, Ernane Melo Freitas é definido no site do Instituto Pindorama, ao qual é associado, como arquiteto e urbanista, especialista em meio ambiente, construtor, professor, pai e reikiano – que são adeptos de uma prática médica alternativa.

Ping-Pong
O eleitor sabido

Década de 80. Paulo Guy, bancário aposentado, bate seu carro na rural Willys do deputado Wilson Parente, na Avenida Frei Serafim. O deputado desce enfurecido do veículo.

Wilson: "Você sabe de quem é o carro em que acaba de bater?".
Paulo: "Eu sei, sim,...".
Wilson: "Pois o carro é do deputado Wilson Parente...".
Paulo: "E o senhor também sabe de quem é aquele carro ali que bateu no seu?.
Wilson: "Sei lá...".
Paulo: "Pois é de um eleitor do deputado Wilson Parente”. 

Originalmente publicado em 19 de outubro de 2013.

Expressas

A diretoria colegiada da Anvisa aprovou ontem por unanimidade o uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

O Hospital de Urgência de Teresian deu início à imunização contra a Covid-19 para os profissionais que atuam na unidade hospitalar.

A primeira etapa contempla profissionais de saúde, incluindo médicos, equipes de enfermagem, fisioterapeutas, colaboradores da limpeza e administrativo que atuam diretamente na assistência a pacientes com a Covid-19.

Comente

Pequisar