1. Colunas
  2. Arimatéia Azevedo
  3. O que está por vir
Publicidade

O que está por vir

Parece estar se desenhando dentro do governo, mais precisamente com Wellington Dias usando o pincel e pintando com as cores que lhes convém um quadro surrealista de como nomear a própria companheira para o Tribunal de Contas e fazer de contas que ele nada teve a ver com a nomeação. Uma situação que, perdão pela indiscrição, se parece em muito com caso semelhante de tempos não muito distantes. Então, pelo que se tem ouvido e, ontem, repetido pelo jornalista Arimateia Carvalho, do grupo Meio Norte, a engenhosidade de como a coisa será feita faz qualquer gênio ficar com inveja, tamanha a criatividade. Tudo poderá ocorrer da seguinte forma: Wellington Dias deixará o governo do Piauí para disputar uma vaga de senador, passando o cargo para a vice, Regina e, nessa condição, ela terá o papel de indicar Rejane Dias para o Tribunal de Contas do Estado; a vaga aberta à indicação do Executivo é do conselheiro Olavo Rebelo, indicado para o TCE anos atrás pelo próprio Wellington Dias. Olavo sairia para tentar voltar a uma cadeira na Assembleia Legislativa. O espaço para Olavo concorrer se abriria pela saída do deputado estadual Francisco Costa, do PT, que cuidaria de pavimentar a estrada para a Câmara dos Deputados no espaço a ser deixado por Rejane Dias. Em seu perfil nas redes sociais o jornalista Cláudio Barros começa seu texto dizendo que isso é ‘a falta de vergonha em escala industrial’ e termina assim:  “esse tipo de informação evidentemente não é confirmada, mas com os precedentes do atual governador, o diabo é quem duvida dessa falta de vergonha em escala industrial”. Este jornalista, no entanto, prefere acreditar que tais fatos não passem da imaginação fértil dos que não tem muito o que fazer, até porque estaria envolvendo pessoas muito sérias. Isso no mundo real choca. Afronta.


Lula programa iniciar campanha para 22 pelo Piauí. E aí, patrocinado pelo governador do Estado, irá ao Delta (Foto: Ricardo Stuckert)

Vem, Lula, vem!

Em vídeo, Wellington Dias e Rejane, fazem convite para Lula vir tomar a segunda dose da vacina no Piauí.
E, claro, oferecem todo apoio logístico para o companheiro, com a sua “Janja”, virem passear no Delta do Parnaíba.

E o distanciamento?

Para os pobres mortais, o governador decreta medidas restritivas que os impedem de fazer o passeio que ele proporcionará a Lula.
Nessas horas, isolamento e distanciamento são iguais ao que ocorreu na campanha eleitoral, nenhum.

A caravana

O colunista Lauro Jardim do “O Globo”, revelou que o ex-presidente Lula pretende começar sua caravana para 2022 no Piauí.
A ideia é que o petista visite Guaribas, município que foi símbolo do programa “Fome Zero” em 2003 e, convenhamos, continua tão pobre quanto era antes.

Vai vendo...

Enquanto Lula articula sua candidatura para confrontar Bolsonaro, Wellington Dias já começa ensaiar que vai realmente disputar o Senado.
Você acredita que Wellington acreditava que podia concorrer à presidência do país?

Antecipação

O prefeito Dr. Pessoa decidiu antecipar o pagamento do salário dos servidores do município. Pela tabela de pagamento, a prefeitura encerraria no dia cinco do próximo mês.
Segundo a PMT, com a antecipação, até amanhã, todos os servidores já estarão com os salários na conta.
E, claro, com poder de comprar o saboroso bacalhau.

Venda de bebidas

Está proibida a venda de bebidas alcoólicas em mercados, supermercados e hipermercados e delivery no Piauí. Comércio, bares, restaurante e praias devem permanecer fechados até o próximo domingo.

Saída do PSC

O advogado Valter Alencar deixou ontem a presidência do diretório estadual do Partido Social Cristão (PSC-PI). Ele também desfiliou-se da sigla.
A saída teria ocorrido por motivos pessoais.

No sábado à noite

O ex-governador Wilson Martins não só conversou demoradamente, como bebeu e comeu na casa de Wellington Dias, no sábado à noite. Tudo socialmente, sem aglomeração.
O mais importante de tudo foi tratado: o retorno do ex-governador e seu grupo ao governo.

Fake News

Espalharam ontem que o vice-prefeito Robert Rios teria atestado positivo para covid-19.
Procurado, o próprio Robert informou que pegou, mas foi ainda no início da pandemia, há um ano.

João, internado

Quem teve que ser internado em hospital foi o secretário de Planejamento João Henrique Sousa.
Semana passada ele testou positivo para coronavírus e se tratava em casa.
Os médicos aconselharam sua internação para facilitar o tratamento.

Que venha a segunda!

A vice-governadora Regina Sousa recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19.
Ela foi ao terminal do Zoobotânico.

Ow inveja!

Em Nova Iorque estão vacinando quem tem 30 anos.
E já anunciam para a próxima semana a vacinação dos da casa dos 16.

Péssimo exemplo

Fica vermelha cara sem-vergonha!
O governador interino do Rio, Claudio Castro, fez todo tipo de apelo para que o povo ficasse em casa, para conter o avenço da pandemia.
Mas ele deve seguir na maior desfaçatez aquela máxima do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.
Pois, o bonito fez festa em casa, a pretexto de celebrar o aniversário e lá estava todo mundo bêbado e sem máscara.

Bibita

Atualmente só se recebe notícias sobre falecimentos das pessoas queridas.
Em Teresina, faleceu o conceituadíssimo e querido médico cirurgião plástico Raimundo José Martins, o Bibita.
Não foi da maldita covid, mas por conta de patologias neurológicas e repetidas pneumonias, como bem descreveu seu amigo Silvio Mendes.

Rosenira

Outra figura querida, a jornalista Rosenira Alves, teve morte cerebral em decorrência da covid, em São Luís, onde passou a residir há alguns anos.
Piauiense, ela trabalhou em Teresina no O Estado e no Maranhão, além de ser colunista do Jornal Pequeno, escreveu também para o Portal AZ.
Que o Senhor Todo Poderoso, em sua infinita bondade, os acolha no céu.

Negócio lucrativo

Em Brasília, a alguns quilômetros do Palácio do Planalto, o Campo da Esperança, cemitério da Asa Sul, tem movimento forte de enterros.
Mas também de comércio.

Máfia das flores

Trata-se do comércio de flores, buquês, coroas etc. E por trás disso, age a máfia das flores.
No começo da noite, todas as flores são recolhidas por gangues, para serem recicladas em novos buquês e vendidas no dia seguinte.
Até murcharem.

Taxa covid

Os enterros na pandemia estão custando mais caros.
As funerárias na capital federal e, certamente, no resto do país, estão cobrando, por exemplo, a ''taxa covid''.
É para cobrir despesas com a roupa branca, parecendo de astronautas, que protege as pessoas que carregam os caixões.

A imagem no exterior

Excelente texto do Valor Econômico, sobre a crise no governo Bolsonaro, escrito pelo jornalista Assis Moreira, de Genebra.
O título da matéria já diz tudo sobre a demissão de Ernesto Araújo, da chefia do Ministério das Relações Exteriores: “Chanceler muda, mas a cara do Brasil no exterior é o presidente”.

Segue a matéria

Segundo o Valor, na Europa a resistência maior está relacionada a posições de Jair Bolsonaro (e não com o estilo de seu chanceler) em matéria de meio ambiente, péssima gestão da crise sanitária e agenda de valores (direitos humanos, proteção dos povos indígenas etc).
Oeirense
O jornalista Assis Moreira é piauiense, de Oeiras, e está há mais de 30 anos na Europa, dos quais, 15 como correspondente do Valor Econômico na Europa.

Ping-Pong
De jeito nenhum

Francisco Figueiredo de Mesquita, que fazia oposição nos anos 60, mas nunca foi comunista (muito pelo contrário), era sempre chamado a comparecer à 26ª Circunscrição do Serviço Militar quando havia mudança de comando. Numa dessas visitas, comparece envergando um paletó quadriculado e é recebido por um major com cara de poucos amigos.

O major: “Senhor Figueiredo, eu não gosto de homens que vestem paletó quadriculado...”
Figueiredo: “Major, pois eu não gosto de homem é de jeito nenhum”.

Expressas

E ontem, o Piauí registrou 1.228 casos e 38 mortes em decorrência da Covid-19. Os números seguem alto pela quarta semana consecutiva.  

O presidente do Sinpoljuspi, Keiton Holanda, está curado da Covid-19. Ele passou sete dias internado e chegou a ter 50% dos pulmões comprometidos pela doença.

Sem surpresas, a Câmara Municipal aprovou a antecipação do feriado de 16 de agosto, quando é comemorado o aniversário da capital, para amanhã.

Parece estar se desenhando dentro do governo, mais precisamente com Wellington Dias usando o pincel e pintando com as cores que lhes convém um quadro surrealista de como nomear a própria companheira para o Tribunal de Contas e fazer de contas que ele nada teve a ver com a nomeação. Uma situação que, perdão pela indiscrição, se parece em muito com caso semelhante de tempos não muito distantes. Então, pelo que se tem ouvido e, ontem, repetido pelo jornalista Arimateia Carvalho, do grupo Meio Norte, a engenhosidade de como a coisa será feita faz qualquer gênio ficar com inveja, tamanha a criatividade. Tudo poderá ocorrer da seguinte forma: Wellington Dias deixará o governo do Piauí para disputar uma vaga de senador, passando o cargo para a vice, Regina e, nessa condição, ela terá o papel de indicar Rejane Dias para o Tribunal de Contas do Estado; a vaga aberta à indicação do Executivo é do conselheiro Olavo Rebelo, indicado para o TCE anos atrás pelo próprio Wellington Dias. Olavo sairia para tentar voltar a uma cadeira na Assembleia Legislativa. O espaço para Olavo concorrer se abriria pela saída do deputado estadual Francisco Costa, do PT, que cuidaria de pavimentar a estrada para a Câmara dos Deputados no espaço a ser deixado por Rejane Dias. Em seu perfil nas redes sociais o jornalista Cláudio Barros começa seu texto dizendo que isso é ‘a falta de vergonha em escala industrial’ e termina assim:  “esse tipo de informação evidentemente não é confirmada, mas com os precedentes do atual governador, o diabo é quem duvida dessa falta de vergonha em escala industrial”. Este jornalista, no entanto, prefere acreditar que tais fatos não passem da imaginação fértil dos que não tem muito o que fazer, até porque estaria envolvendo pessoas muito sérias. Isso no mundo real choca. Afronta.


Lula programa iniciar campanha para 22 pelo Piauí. E aí, patrocinado pelo governador do Estado, irá ao Delta (Foto: Ricardo Stuckert)

Vem, Lula, vem!

Em vídeo, Wellington Dias e Rejane, fazem convite para Lula vir tomar a segunda dose da vacina no Piauí.
E, claro, oferecem todo apoio logístico para o companheiro, com a sua “Janja”, virem passear no Delta do Parnaíba.

E o distanciamento?

Para os pobres mortais, o governador decreta medidas restritivas que os impedem de fazer o passeio que ele proporcionará a Lula.
Nessas horas, isolamento e distanciamento são iguais ao que ocorreu na campanha eleitoral, nenhum.

A caravana

O colunista Lauro Jardim do “O Globo”, revelou que o ex-presidente Lula pretende começar sua caravana para 2022 no Piauí.
A ideia é que o petista visite Guaribas, município que foi símbolo do programa “Fome Zero” em 2003 e, convenhamos, continua tão pobre quanto era antes.

Vai vendo...

Enquanto Lula articula sua candidatura para confrontar Bolsonaro, Wellington Dias já começa ensaiar que vai realmente disputar o Senado.
Você acredita que Wellington acreditava que podia concorrer à presidência do país?

Antecipação

O prefeito Dr. Pessoa decidiu antecipar o pagamento do salário dos servidores do município. Pela tabela de pagamento, a prefeitura encerraria no dia cinco do próximo mês.
Segundo a PMT, com a antecipação, até amanhã, todos os servidores já estarão com os salários na conta.
E, claro, com poder de comprar o saboroso bacalhau.

Venda de bebidas

Está proibida a venda de bebidas alcoólicas em mercados, supermercados e hipermercados e delivery no Piauí. Comércio, bares, restaurante e praias devem permanecer fechados até o próximo domingo.

Saída do PSC

O advogado Valter Alencar deixou ontem a presidência do diretório estadual do Partido Social Cristão (PSC-PI). Ele também desfiliou-se da sigla.
A saída teria ocorrido por motivos pessoais.

No sábado à noite

O ex-governador Wilson Martins não só conversou demoradamente, como bebeu e comeu na casa de Wellington Dias, no sábado à noite. Tudo socialmente, sem aglomeração.
O mais importante de tudo foi tratado: o retorno do ex-governador e seu grupo ao governo.

Fake News

Espalharam ontem que o vice-prefeito Robert Rios teria atestado positivo para covid-19.
Procurado, o próprio Robert informou que pegou, mas foi ainda no início da pandemia, há um ano.

João, internado

Quem teve que ser internado em hospital foi o secretário de Planejamento João Henrique Sousa.
Semana passada ele testou positivo para coronavírus e se tratava em casa.
Os médicos aconselharam sua internação para facilitar o tratamento.

Que venha a segunda!

A vice-governadora Regina Sousa recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19.
Ela foi ao terminal do Zoobotânico.

Ow inveja!

Em Nova Iorque estão vacinando quem tem 30 anos.
E já anunciam para a próxima semana a vacinação dos da casa dos 16.

Péssimo exemplo

Fica vermelha cara sem-vergonha!
O governador interino do Rio, Claudio Castro, fez todo tipo de apelo para que o povo ficasse em casa, para conter o avenço da pandemia.
Mas ele deve seguir na maior desfaçatez aquela máxima do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.
Pois, o bonito fez festa em casa, a pretexto de celebrar o aniversário e lá estava todo mundo bêbado e sem máscara.

Bibita

Atualmente só se recebe notícias sobre falecimentos das pessoas queridas.
Em Teresina, faleceu o conceituadíssimo e querido médico cirurgião plástico Raimundo José Martins, o Bibita.
Não foi da maldita covid, mas por conta de patologias neurológicas e repetidas pneumonias, como bem descreveu seu amigo Silvio Mendes.

Rosenira

Outra figura querida, a jornalista Rosenira Alves, teve morte cerebral em decorrência da covid, em São Luís, onde passou a residir há alguns anos.
Piauiense, ela trabalhou em Teresina no O Estado e no Maranhão, além de ser colunista do Jornal Pequeno, escreveu também para o Portal AZ.
Que o Senhor Todo Poderoso, em sua infinita bondade, os acolha no céu.

Negócio lucrativo

Em Brasília, a alguns quilômetros do Palácio do Planalto, o Campo da Esperança, cemitério da Asa Sul, tem movimento forte de enterros.
Mas também de comércio.

Máfia das flores

Trata-se do comércio de flores, buquês, coroas etc. E por trás disso, age a máfia das flores.
No começo da noite, todas as flores são recolhidas por gangues, para serem recicladas em novos buquês e vendidas no dia seguinte.
Até murcharem.

Taxa covid

Os enterros na pandemia estão custando mais caros.
As funerárias na capital federal e, certamente, no resto do país, estão cobrando, por exemplo, a ''taxa covid''.
É para cobrir despesas com a roupa branca, parecendo de astronautas, que protege as pessoas que carregam os caixões.

A imagem no exterior

Excelente texto do Valor Econômico, sobre a crise no governo Bolsonaro, escrito pelo jornalista Assis Moreira, de Genebra.
O título da matéria já diz tudo sobre a demissão de Ernesto Araújo, da chefia do Ministério das Relações Exteriores: “Chanceler muda, mas a cara do Brasil no exterior é o presidente”.

Segue a matéria

Segundo o Valor, na Europa a resistência maior está relacionada a posições de Jair Bolsonaro (e não com o estilo de seu chanceler) em matéria de meio ambiente, péssima gestão da crise sanitária e agenda de valores (direitos humanos, proteção dos povos indígenas etc).
Oeirense
O jornalista Assis Moreira é piauiense, de Oeiras, e está há mais de 30 anos na Europa, dos quais, 15 como correspondente do Valor Econômico na Europa.

Ping-Pong
De jeito nenhum

Francisco Figueiredo de Mesquita, que fazia oposição nos anos 60, mas nunca foi comunista (muito pelo contrário), era sempre chamado a comparecer à 26ª Circunscrição do Serviço Militar quando havia mudança de comando. Numa dessas visitas, comparece envergando um paletó quadriculado e é recebido por um major com cara de poucos amigos.

O major: “Senhor Figueiredo, eu não gosto de homens que vestem paletó quadriculado...”
Figueiredo: “Major, pois eu não gosto de homem é de jeito nenhum”.

Expressas

E ontem, o Piauí registrou 1.228 casos e 38 mortes em decorrência da Covid-19. Os números seguem alto pela quarta semana consecutiva.  

O presidente do Sinpoljuspi, Keiton Holanda, está curado da Covid-19. Ele passou sete dias internado e chegou a ter 50% dos pulmões comprometidos pela doença.

Sem surpresas, a Câmara Municipal aprovou a antecipação do feriado de 16 de agosto, quando é comemorado o aniversário da capital, para amanhã.

Uma CPI candidata aos holofotes Cadáveres autárquicos