1. Colunas
  2. Arimatéia Azevedo
  3. O estranho veto da Anvisa
Publicidade

O estranho veto da Anvisa

E agora, como fica a questão da compra por alguns governadores da vacina Sputnik, com o veto da Anvisa, que impede a comercialização da vacina russa em território brasileiro? De seu lado, o governador Wellington Dias está incrédulo e, assim como alguns colegas do Nordeste, que se dispuseram a comprar a vacina, está achando muito estranha a decisão da Anvisa.  Ele não acredita que para a Anvisa a Sputnik V representa um risco para o ser humano, tanto que quer tirar a limpa essa história falando diretamente com os russos e com o pessoal da Anvisa. Famoso depois que passou a ser o coordenador do Fórum dos governadores, governador do Piauí  disse, entrevista à Folha de São Paulo, na coluna de Mônica Bergamo, que ‘alguém está mentindo’ sobre o veto da Anvisa à Sputnik V. E, claro, por ouvir dizer, ele afirma que o imunizante é seguro. A Anvisa alegou que há falhas de desenvolvimento que resultam em incertezas quanto à qualidade, segurança e eficácia do produto. E, aí, mostrando que andou lendo Wellington concluiu: "A vacina é feita pelo maior e mais antigo centro de pesquisa do planeta, o Instituto Gamaleya. Foi aprovada pelas agências de 16 países, entre eles a Rússia, a Argentina e o México. Está sendo aplicada em mais de 60 países e a OMS deve incorporá-la ao consórcio mundial de vacinas. Mas a Anvisa diz que ela é extremamente arriscada. Alguém está mentindo". , disse chateado o governador do Piauí. Surpreso quem está é o diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, Aleksandr Gintsburg que disse que a Anvisa nunca solicitou a ele a visita ao centro produtor da vacina e conclui que essa decisão teria sido fruto de pressões internacionais, notadamente pelos Estados Unidos.


Wellington Dias sobre o veto à vacina russa: ‘alguém está mentindo’ (Foto: reprodução Facebook)

Apartheid...

Países do mundo inteiro estão bloqueando a entrada de brasileiros por causa do grande número de mortes, da Covid-19, já beirando os 400 mil.
Para isso, o senador Renan Calheiros (MDB-SE) deu o nome de ‘Aparthed Sanitário Mundial’, em seu discurso como relator da CPI.

Falando em Renan...

Derrotado em fevereiro de 2019 por Davi Alcolumbre e todo o gabinete civil do Palácio do Planalto, na disputa da presidência do Senado, Renan era dado como morto politicamente pelos bolsonarios.
Ele é o exemplo da máxima do ex-senador Heráclito Fortes de que para político, o fundo do poço tem molas.
Ei-lo, pois, ressurgindo, revigorado. E pronto para dar o troco.

O Senhor das Placas

Já ouvistes falar no Senhor dos Anéis?
Pois aqui, longe, muito longe do poder daquele personagem da trilogia cinematográfica, também tem o Senhor das Placas.
É o prefeito Dr. Pessoa.

Placa em terreno baldio

Sem uma programação definida para construção de obras e, sem ter ao menos uma grande obra em mente, o prefeito e seu séquito andam se deixando fotografar inaugurando placas em terrenos baldios, na periferia.
São placas em arremedos de praças, de campos de peladas.

Polícia do vice

Robert Rios chegou a anunciar, antes mesmo da posse da atual gestão, que na Prefeitura atuaria uma equipe secreta para vigiar os maus gestores.
Não se sabe que fim levou essa ideia e, se executada, o que faz a tal polícia secreta.

Polícia do prefeito

Mas a ‘polícia secreta’ do gabinete do Dr. Pessoa, já se mostrou muito eficiente.
Diz-se que nem o prefeito sabe da existência desses ‘onipresentes seres’, mas eles têm descoberto muita gente com segundas intenções na Prefeitura.

O bicho esperto

Se ainda não foi, deve ser demitido nas próximas horas o chefe de gabinete de uma poderosa secretaria.
Por nada além disso: ele estaria forjando documentos para criar empresa prestadora de serviços e dela sendo sócio.

A origem

O chefe de gabinete é esperto, com todo know-how, pois teria sido recrutado num gabinete de deputado estadual.
Enfim...
O gabinete de Pessoa tem vários X-9 espalhados em todos os estabelecimentos municipais.

Foi ele

Surpreendidos com a matéria do portal Piauí Hoje que mostrou as preferências político ideológicas da diretora da Duad, na Sesapi, portanto, antipetista, assessores do Palácio de Karnak acham que faltou mais alguém. 
O alvo, segundo eles, seria o padrinho da diretora, Jeferson Campelo, que bradava aos ventos que estava ali para moralizar.
Quando só provocou verdadeiro rebuliço nos bastidores.

Ah...

Como o assunto foi bater na casa do governador Wellington Dias e no gabinete da vice Regina, há quem  assegure que a limpeza no quadradinho da diretoria será feita a partir de hoje.

A votação

Estranho mundo estranho na política, também. Ontem, na escolha do presidente da CPI da Covid, o grupo de senadores governistas somente conseguiu juntar três votos para o seu candidato. Como assim? Não são 4 os senadores governistas? 

A votação 2

A CPI já começa com a dúvida de quem foi o senador traidor do grupo do governo. E não demorou para ser identificado. Valdo Cruz, da Globonews anunciou que o traíra tinha sido o senador Ciro Nogueira.

O traidor é ele

E a comentarista Júlia Duailibe referendou a aposta dizendo que o senador Omar Aziz, afinal eleito, já anunciava os oito votos desde a segunda-feira.
Então, já disseram a Bolsonaro que o seu senador cria dificuldades para vender facilidades.

O relator

Como se não bastasse a derrota fragorosa na presidência, os governistas viram a indicação do senador Renan Calheiros para relatoria da CPI da Covid, apesar das tentativas frustradas de impedir essa indicação na via da justiça.

Bolsonaro decepcionado

Ontem mesmo o próprio Bolsonaro já se mostrava indignado com a traição de Ciro Nogueira e do amazonense Eduardo Braga.
Ele chegou a dizer aos interlocutores que Ciro Nogueira fraquejou, não agiu conforme combinado e deu mostra de que ficou do lado da CPI.

Prefeitura volta atrás

Até parece o samba do crioulo doido. Depois de anunciar a abertura dos shoppings para o fim de semana, a Prefeitura de Teresina voltou atrás e Dr. Pessoa afirmou que os estabelecimentos só funcionarão até sexta-feira (30).
Ninguém sabe ao certo o que ocorreu para a alteração.

Vale o decreto estadual 

Com a mudança, ficam valendo as medidas impostas pelo Governo do Estado

Variantes circulam

Ontem, a Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenação de Epidemiologia/CIEVS e o Laboratório Central do Piauí (Lacen), confirmaram que foram detectadas no Piauí três variantes da Covid-19.

Quais são?

São elas a P1, P2 e a N9, consideradas preocupantes pelo poder de transmissibilidade acarretando em casos mais graves da doença. Ao todo, 13 pessoas no Estado já foram acometidas com essas variantes com idades que variam de nove a 82 anos.

Bandidos em ação

E ontem, horas depois da inauguração da Havan na Avenida João XXIII, dois homens foram presos por suspeita de furtos no estacionamento da loja. 
Segundo a polícia, os criminosos usavam controles para impedir que as travas elétricas dos carros fossem acionadas.
Clientes que estavam no local flagraram a ação.

Por falar nisso

Circula em vários grupo de WhatsApp, imagens de aglomeração na pré-inauguração da Havan que ocorreu na noite de segunda-feira.
Estavam presentes no evento, o empresário Luciano Hang, o prefeito Dr. Pessoa (que não perde uma) e seus secretários.

Por falar nisso 2

Houve tumulto dos funcionários que comemoraram a abertura do empreendimento.
Tudo muito bonito, se não fosse o momento que estamos enfrentando da gravidade da pandemia no estado.
Segundo a Sesapi, abril ainda nem terminou, mas já é o mês mais letal da pandemia.
Em 26 dias, 880 pessoas morreram no estado em decorrência da Covid-19.

Eu, não!

O senador Marcelo Castro disse ontem que não é candidato a governador do Piauí.
E aposta na candidatura de Rafael Fonteles.

Fura fila

Fica vermelha cara sem-vergonha!
Quase 400 agentes públicos, entre os quais, o jovem secretário Flavio Nogueira Jr são suspeitos de furarem a fila da vacina da Covid-19. 

Ping-Pong
O encontro com o governador

O humorista João Cláudio faz duras críticas ao governador Wellington Dias e Dias o chama para uma conversa no Palácio de Karnak, onde ele não pisava há 20 anos. Na saída, vai se encontrar com o amigo, o jornalista Zózimo Tavares.

João Cláudio: “Zózimo achei o Palácio tão abandonado... Não tinha nem soldado  na porta... cheguei e fui entrando e não achei ninguém pra me barrar...”. 
Zózimo: “Você escorou o homem na parede?”. 
João Cláudio: “Qual que! "Ele me almoçou e jantou e ainda levou um pedaço do que sobrou de mim pra comer mais tarde no Mirante do Lago".

Expressas

A UFPI prorrogou os prazos para realizar a matrícula dos estudantes aprovados no Sisu 2021.1. Com a nova medida, estudantes poderão se matricular até às 16h de hoje.

Anteriormente, a instituição abriu prazo de apenas dois dias. No entanto, alguns estudantes tiveram dificuldades e não conseguiram completar o processo de matrícula. 

Um levantamento realizado pelo TCE-PI identificou indícios de que 2.778 pessoas teriam sido vacinadas em detrimento a outros usuários que deveriam receber as doses prioritariamente.

E agora, como fica a questão da compra por alguns governadores da vacina Sputnik, com o veto da Anvisa, que impede a comercialização da vacina russa em território brasileiro? De seu lado, o governador Wellington Dias está incrédulo e, assim como alguns colegas do Nordeste, que se dispuseram a comprar a vacina, está achando muito estranha a decisão da Anvisa.  Ele não acredita que para a Anvisa a Sputnik V representa um risco para o ser humano, tanto que quer tirar a limpa essa história falando diretamente com os russos e com o pessoal da Anvisa. Famoso depois que passou a ser o coordenador do Fórum dos governadores, governador do Piauí  disse, entrevista à Folha de São Paulo, na coluna de Mônica Bergamo, que ‘alguém está mentindo’ sobre o veto da Anvisa à Sputnik V. E, claro, por ouvir dizer, ele afirma que o imunizante é seguro. A Anvisa alegou que há falhas de desenvolvimento que resultam em incertezas quanto à qualidade, segurança e eficácia do produto. E, aí, mostrando que andou lendo Wellington concluiu: "A vacina é feita pelo maior e mais antigo centro de pesquisa do planeta, o Instituto Gamaleya. Foi aprovada pelas agências de 16 países, entre eles a Rússia, a Argentina e o México. Está sendo aplicada em mais de 60 países e a OMS deve incorporá-la ao consórcio mundial de vacinas. Mas a Anvisa diz que ela é extremamente arriscada. Alguém está mentindo". , disse chateado o governador do Piauí. Surpreso quem está é o diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, Aleksandr Gintsburg que disse que a Anvisa nunca solicitou a ele a visita ao centro produtor da vacina e conclui que essa decisão teria sido fruto de pressões internacionais, notadamente pelos Estados Unidos.


Wellington Dias sobre o veto à vacina russa: ‘alguém está mentindo’ (Foto: reprodução Facebook)

Apartheid...

Países do mundo inteiro estão bloqueando a entrada de brasileiros por causa do grande número de mortes, da Covid-19, já beirando os 400 mil.
Para isso, o senador Renan Calheiros (MDB-SE) deu o nome de ‘Aparthed Sanitário Mundial’, em seu discurso como relator da CPI.

Falando em Renan...

Derrotado em fevereiro de 2019 por Davi Alcolumbre e todo o gabinete civil do Palácio do Planalto, na disputa da presidência do Senado, Renan era dado como morto politicamente pelos bolsonarios.
Ele é o exemplo da máxima do ex-senador Heráclito Fortes de que para político, o fundo do poço tem molas.
Ei-lo, pois, ressurgindo, revigorado. E pronto para dar o troco.

O Senhor das Placas

Já ouvistes falar no Senhor dos Anéis?
Pois aqui, longe, muito longe do poder daquele personagem da trilogia cinematográfica, também tem o Senhor das Placas.
É o prefeito Dr. Pessoa.

Placa em terreno baldio

Sem uma programação definida para construção de obras e, sem ter ao menos uma grande obra em mente, o prefeito e seu séquito andam se deixando fotografar inaugurando placas em terrenos baldios, na periferia.
São placas em arremedos de praças, de campos de peladas.

Polícia do vice

Robert Rios chegou a anunciar, antes mesmo da posse da atual gestão, que na Prefeitura atuaria uma equipe secreta para vigiar os maus gestores.
Não se sabe que fim levou essa ideia e, se executada, o que faz a tal polícia secreta.

Polícia do prefeito

Mas a ‘polícia secreta’ do gabinete do Dr. Pessoa, já se mostrou muito eficiente.
Diz-se que nem o prefeito sabe da existência desses ‘onipresentes seres’, mas eles têm descoberto muita gente com segundas intenções na Prefeitura.

O bicho esperto

Se ainda não foi, deve ser demitido nas próximas horas o chefe de gabinete de uma poderosa secretaria.
Por nada além disso: ele estaria forjando documentos para criar empresa prestadora de serviços e dela sendo sócio.

A origem

O chefe de gabinete é esperto, com todo know-how, pois teria sido recrutado num gabinete de deputado estadual.
Enfim...
O gabinete de Pessoa tem vários X-9 espalhados em todos os estabelecimentos municipais.

Foi ele

Surpreendidos com a matéria do portal Piauí Hoje que mostrou as preferências político ideológicas da diretora da Duad, na Sesapi, portanto, antipetista, assessores do Palácio de Karnak acham que faltou mais alguém. 
O alvo, segundo eles, seria o padrinho da diretora, Jeferson Campelo, que bradava aos ventos que estava ali para moralizar.
Quando só provocou verdadeiro rebuliço nos bastidores.

Ah...

Como o assunto foi bater na casa do governador Wellington Dias e no gabinete da vice Regina, há quem  assegure que a limpeza no quadradinho da diretoria será feita a partir de hoje.

A votação

Estranho mundo estranho na política, também. Ontem, na escolha do presidente da CPI da Covid, o grupo de senadores governistas somente conseguiu juntar três votos para o seu candidato. Como assim? Não são 4 os senadores governistas? 

A votação 2

A CPI já começa com a dúvida de quem foi o senador traidor do grupo do governo. E não demorou para ser identificado. Valdo Cruz, da Globonews anunciou que o traíra tinha sido o senador Ciro Nogueira.

O traidor é ele

E a comentarista Júlia Duailibe referendou a aposta dizendo que o senador Omar Aziz, afinal eleito, já anunciava os oito votos desde a segunda-feira.
Então, já disseram a Bolsonaro que o seu senador cria dificuldades para vender facilidades.

O relator

Como se não bastasse a derrota fragorosa na presidência, os governistas viram a indicação do senador Renan Calheiros para relatoria da CPI da Covid, apesar das tentativas frustradas de impedir essa indicação na via da justiça.

Bolsonaro decepcionado

Ontem mesmo o próprio Bolsonaro já se mostrava indignado com a traição de Ciro Nogueira e do amazonense Eduardo Braga.
Ele chegou a dizer aos interlocutores que Ciro Nogueira fraquejou, não agiu conforme combinado e deu mostra de que ficou do lado da CPI.

Prefeitura volta atrás

Até parece o samba do crioulo doido. Depois de anunciar a abertura dos shoppings para o fim de semana, a Prefeitura de Teresina voltou atrás e Dr. Pessoa afirmou que os estabelecimentos só funcionarão até sexta-feira (30).
Ninguém sabe ao certo o que ocorreu para a alteração.

Vale o decreto estadual 

Com a mudança, ficam valendo as medidas impostas pelo Governo do Estado

Variantes circulam

Ontem, a Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenação de Epidemiologia/CIEVS e o Laboratório Central do Piauí (Lacen), confirmaram que foram detectadas no Piauí três variantes da Covid-19.

Quais são?

São elas a P1, P2 e a N9, consideradas preocupantes pelo poder de transmissibilidade acarretando em casos mais graves da doença. Ao todo, 13 pessoas no Estado já foram acometidas com essas variantes com idades que variam de nove a 82 anos.

Bandidos em ação

E ontem, horas depois da inauguração da Havan na Avenida João XXIII, dois homens foram presos por suspeita de furtos no estacionamento da loja. 
Segundo a polícia, os criminosos usavam controles para impedir que as travas elétricas dos carros fossem acionadas.
Clientes que estavam no local flagraram a ação.

Por falar nisso

Circula em vários grupo de WhatsApp, imagens de aglomeração na pré-inauguração da Havan que ocorreu na noite de segunda-feira.
Estavam presentes no evento, o empresário Luciano Hang, o prefeito Dr. Pessoa (que não perde uma) e seus secretários.

Por falar nisso 2

Houve tumulto dos funcionários que comemoraram a abertura do empreendimento.
Tudo muito bonito, se não fosse o momento que estamos enfrentando da gravidade da pandemia no estado.
Segundo a Sesapi, abril ainda nem terminou, mas já é o mês mais letal da pandemia.
Em 26 dias, 880 pessoas morreram no estado em decorrência da Covid-19.

Eu, não!

O senador Marcelo Castro disse ontem que não é candidato a governador do Piauí.
E aposta na candidatura de Rafael Fonteles.

Fura fila

Fica vermelha cara sem-vergonha!
Quase 400 agentes públicos, entre os quais, o jovem secretário Flavio Nogueira Jr são suspeitos de furarem a fila da vacina da Covid-19. 

Ping-Pong
O encontro com o governador

O humorista João Cláudio faz duras críticas ao governador Wellington Dias e Dias o chama para uma conversa no Palácio de Karnak, onde ele não pisava há 20 anos. Na saída, vai se encontrar com o amigo, o jornalista Zózimo Tavares.

João Cláudio: “Zózimo achei o Palácio tão abandonado... Não tinha nem soldado  na porta... cheguei e fui entrando e não achei ninguém pra me barrar...”. 
Zózimo: “Você escorou o homem na parede?”. 
João Cláudio: “Qual que! "Ele me almoçou e jantou e ainda levou um pedaço do que sobrou de mim pra comer mais tarde no Mirante do Lago".

Expressas

A UFPI prorrogou os prazos para realizar a matrícula dos estudantes aprovados no Sisu 2021.1. Com a nova medida, estudantes poderão se matricular até às 16h de hoje.

Anteriormente, a instituição abriu prazo de apenas dois dias. No entanto, alguns estudantes tiveram dificuldades e não conseguiram completar o processo de matrícula. 

Um levantamento realizado pelo TCE-PI identificou indícios de que 2.778 pessoas teriam sido vacinadas em detrimento a outros usuários que deveriam receber as doses prioritariamente.

A colinha do senador Esse conto não deu certo