1. Colunas
  2. Arimatéia Azevedo
  3. A colinha do senador
Publicidade

A colinha do senador

Famoso por liderar o chamado ‘baixo clero’ no Congresso nos anos 90, o senador Ciro Nogueira passou a ser conhecido como um hábil articulador nos bastidores, o que sabe fazer como ninguém, especialmente com trocas de favores e benefícios para amigos e protegidos. Mas, pela sua conturbada, estonteante participação da CPI da Covid, como chefe da tropa de choque do governo, o político piauiense tem se mostrado um fracassado defensor de Bolsonaro. Anteontem, o ministro Luiz Henrique Mandetta, logo na primeira pergunta do senador piauiense, mostrou que Ciro foi reprovado na arte de colar. Porque a pergunta que ele lhe fez, já havia sido repassada a Mandetta, na véspera, por WhatsApp pelo ministro das comunicações, Fábio Farias, o genro de Silvio Santos. Não se sabe a que propósito, Fábio encaminhou a pergunta formulada no Palácio do Planalto para o hoje adversário do governo. Afora isso, Ciro Nogueira meteu-se em outra encascada que lhe valeu epítetos de machista, misógino, por bater boca com as senadoras, particularmente com a maranhense Eliziane Gama. Ele queria impedir que Gama fizesse perguntas ao ex-ministro Nelson Teich, da Saúde. Então, quando imaginava que estaria fazendo o seu papel por tudo que tem conseguido no governo federal, inclusive a recente nomeação de um apaniguado na Funasa, Ciro Nogueira pagou um mico de proporções nacionais. A ‘cola’ da pergunta a Mandetta foi o tema em todas as redes de televisão na noite de anteontem. Da americana CNN, ao Jornal Nacional, Ciro foi tratado com desdém, de forma jocosa, até porque já houve o recente episódio dos requerimentos preparados no Planalto e assinados por Ciro, na CPI. A atuação desastrada do senador piauiense na CPI da Covid lembra o célebre episódio em que o ex-deputado Heráclito Fortes deixou desconsertado o então vereador Marcos Silva (já falecido), que recebia perguntas em papeizinhos para ler na arguição de Heráclito numa CPI forjada na Câmara Municipal de Teresina em 1993, logo depois que Heráclito deixou o cargo de prefeito e que se destinava a apurar supostas irregularidades na sua gestão e nada se apurou. Ciro está precisando recorrer aos seus marqueteiros para saber como se sairá dessa enrascada sem chamuscar mais ainda a imagem, que já é muito queimada.

Belo cenário da natureza: deputada federal Iracema Portella, no Morro do Gritador, fazendo propaganda da cidade de Pedro II. Não falem em pandemia (Foto: reprodução)

A recompensa

Enquanto apanha e é ridicularizado na CPI da Covid para defender Bolsonaro, Ciro Nogueira fatura fora dela.
Acabou de emplacar o ex-prefeito de Água Branca, Jonas Moura, para chefe do Departamento de Engenharia da Funasa, em Brasília.
Pelo Wikipédia Moura é bancário. Aposentado, do banco Itaú.

Atentai, bem!

As hilárias (para não dizer enfadonhas) sessões da CPI da Covid no Senado Federal, além de descortinarem toda uma história de enredo escabroso relacionada aos atos (e a falta deles) praticados no Ministério da Saúde, desde Henrique Mandetta, para o  combate à pandemia do coronavirus, estão apontando para um final que pode resultar em terríveis consequências para o país.

“Meu Exército”

Bolsonaro tem mandado recados – alguns cifrados – de que pode botar o exército na rua.
A última bravata dele, anteontem, de que baixará decreto acabando as medidas restritivas dos governadores.
E que sua determinação será cumprida.

Controlador de acesso

Agência do Banco do Brasil da Piçarra, é a primeira da capital a dispor de uma vaga de Controlador de Acesso, responsável pelo controle do fluxo de pessoas dentro da agência.
Ele tem a função de manter a organização das filas com o distanciamento social, exigindo o uso de máscara e disponibilizando álcool em gel aos clientes.

La belle de jour

Que pandemia, que nada!
Enquanto o Congresso Nacional debate pautas importantes e, inclusive o ex-marido dela apanha na CPI da Covid, a deputada Iracema Portela aparece numa postagem no instagram, de short e botas, sentada numa pedra no chamado ‘Morro do gritador’, na cidade de Pedro II (PI).
Um belo cenário da natureza. Duplamente, pois.

Cartão postal

“Hoje, vai ter overposting desse lugar lindo em Pedro II, Piauí. Morro do Gritador, cartão postal do nosso Estado”, postou a deputada.
Não pergunte a ela o que está acontecendo no resto do país.

Água colorida

Em Murici dos Portelas a água fornecida pela Agespisa mais se parece a um suco de tamarindo. Da cor marrom.
Quem beber, se não morrer, não sai do banheiro.    

Matanças diárias

Diz-se que em Parnaíba, Ilha Grande e em Luís Correia é raro o dia em que dois ou três indivíduos não sejam executados a bala. A maioria, jovens.
É por isso que, por proposição do vereador André Neves, a Câmara Municipal parnaibana realizará, dia 27 deste mês, uma audiência pública para discutir o assunto.

Os participantes

André Neves quer que o presidente da Câmara, Carlson Pessoa convoque os agentes de segurança da cidade para a discussão de temas relacionados a homicídios e ao tráfico de drogas.
Serão convidados o secretário de Segurança, os comandantes da PM, dos Bombeiros, chefes da PF, da PRF, representantes do MP, da OAB e das guardas Patrimonial e Municipal.

Misoginia

“Senador Ciro, por que fica me olhando assim? Não tenho medo de homem nem de cara  feia”. A indagação foi feita pela senadora maranhense Eliziane Gama.
Ciro Nogueira foi encarar a senadora maranhense, com reprimenda ao que ela fazia na CPI – inquirindo o ex-ministro Teich – e levou o troco.
Cabra macho, machista.

Cadê o dinheiro?

Aprovados do Piauí Auxílio procuraram o Portal AZ e denunciaram que não receberam o pagamento de R$ 1 mil que foi proposto aos trabalhadores dos setores de bares, restaurantes e eventos.
Diversos profissionais que tiveram seus cadastros aprovados ainda não foram contemplados com o benefício.

Cadê o dinheiro 2?

O empresário Rafael Bezerra contou que o dinheiro estava previsto para ser pago no último dia 30 de abril, mas ainda não caiu em sua conta.
“Não tem relato de ninguém que recebeu esse auxílio e todo mundo tem que revisar os dados bancários, relatou Bezerra.

O que diz o governo

Em comunicado nas redes sociais, o perfil da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Piauí (SDE) informou que as pessoas que tiveram o cadastro aprovado devem acessar o site do Piauí Auxílio e corrigir os dados bancários.

Decreto

Bolsonaro afirmou ontem que estuda editar um decreto para garantir o que ele chamou de "direito de ir e vir", da população no Brasil.
O presidente não confirmou se irá editar ou não o decreto, mas disse que, se ele for publicado, "não será contestado por nenhum tribunal".

Isolamento social

Sem surpresas, Bolsonaro já relatou por inúmeras vezes que é contra o isolamento social e as medidas restritivas que foram impostas por prefeitos e governadores. Mesmo com todas essas restrições, o Brasil já ultrapassou mais de 400 mil vidas perdidas para a covid-19.

A ameaça

"Peço a Deus que não tenha que baixar esse decreto. Mas, se baixar, ele será cumprido, com todas as forças que todos os meus ministros têm”, disse o presidente.

Insistência

Mesmo com o veto da Anvisa, os governadores do Nordeste apresentaram novos documentos e análises de cientistas brasileiros que defendem a segurança e eficácia na vacina Sputnik V.
Eles solicitam uma reanálise pela agência para a importação do imunizante russo.

Compra formalizada

O presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias, e o governador do Pará, Helder Barbalho, participaram de uma reunião com o embaixador da Rússia, Alexey Labetskiy, onde reafirmaram o interesse dos estados do Nordeste e do Norte na compra da Sputnik V já formalizada.
Eles não dizem de onde vão tirar tanto dinheiro para pagar as vacinas.

Exames práticos

O Detran-PI anunciou o retorno da realização de exames práticos/percursos no espaço David Solano, no próximo dia 10, para os candidatos de primeira habilitação e mudança de categoria do município de Teresina.

Como será?

O retorno ocorrerá a partir da próxima semana, com a capacidade de examinadores reduzidas, seguindo todos os protocolos de segurança e saúde.
Inicialmente, serão contemplados os candidatos que já realizaram seus agendamentos e tiveram seus exames suspensos e, ao longo das próximas semanas, os novos candidatos terão a possibilidade de realizar o agendamento de novos exames práticos/percurso.

Ping-Pong
O médico na academia

Depois da eleição de três médicos para membros da Academia Piauiense de letras (APL), o jornalista, poeta, escritor e hospedeiro Kenard Kruel telefona para o presidente da APL, Zózimo Tavares.

Kenard: “Presidente Zózimo Tavares, já concorri quatro vezes a uma cadeira na Academia Piauiense de Letras e fui derrotado. Porém, a próxima vaga será minha...”
Zozimo: “O que lhe dá tanta certeza, nobre escritor e jornalista?”
Kenard: “Acabo de fazer a minha inscrição na Faculdade de Medicina”.

Expressas

E ontem, o Piauí registrou o menor número diário de mortes pela covid-19 dos últimos 60 dias. Foram 15 óbitos.

A Prefeitura de Timon vai implantar jardins em áreas de descarte irregular de lixo. O projeto vai potencializar o viveiro municipal e impactar diretamente na preservação ambiental.

A Fundação Municipal de Saúde informou que o agendamento para a vacinação de pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades está temporariamente suspenso.

Famoso por liderar o chamado ‘baixo clero’ no Congresso nos anos 90, o senador Ciro Nogueira passou a ser conhecido como um hábil articulador nos bastidores, o que sabe fazer como ninguém, especialmente com trocas de favores e benefícios para amigos e protegidos. Mas, pela sua conturbada, estonteante participação da CPI da Covid, como chefe da tropa de choque do governo, o político piauiense tem se mostrado um fracassado defensor de Bolsonaro. Anteontem, o ministro Luiz Henrique Mandetta, logo na primeira pergunta do senador piauiense, mostrou que Ciro foi reprovado na arte de colar. Porque a pergunta que ele lhe fez, já havia sido repassada a Mandetta, na véspera, por WhatsApp pelo ministro das comunicações, Fábio Farias, o genro de Silvio Santos. Não se sabe a que propósito, Fábio encaminhou a pergunta formulada no Palácio do Planalto para o hoje adversário do governo. Afora isso, Ciro Nogueira meteu-se em outra encascada que lhe valeu epítetos de machista, misógino, por bater boca com as senadoras, particularmente com a maranhense Eliziane Gama. Ele queria impedir que Gama fizesse perguntas ao ex-ministro Nelson Teich, da Saúde. Então, quando imaginava que estaria fazendo o seu papel por tudo que tem conseguido no governo federal, inclusive a recente nomeação de um apaniguado na Funasa, Ciro Nogueira pagou um mico de proporções nacionais. A ‘cola’ da pergunta a Mandetta foi o tema em todas as redes de televisão na noite de anteontem. Da americana CNN, ao Jornal Nacional, Ciro foi tratado com desdém, de forma jocosa, até porque já houve o recente episódio dos requerimentos preparados no Planalto e assinados por Ciro, na CPI. A atuação desastrada do senador piauiense na CPI da Covid lembra o célebre episódio em que o ex-deputado Heráclito Fortes deixou desconsertado o então vereador Marcos Silva (já falecido), que recebia perguntas em papeizinhos para ler na arguição de Heráclito numa CPI forjada na Câmara Municipal de Teresina em 1993, logo depois que Heráclito deixou o cargo de prefeito e que se destinava a apurar supostas irregularidades na sua gestão e nada se apurou. Ciro está precisando recorrer aos seus marqueteiros para saber como se sairá dessa enrascada sem chamuscar mais ainda a imagem, que já é muito queimada.

Belo cenário da natureza: deputada federal Iracema Portella, no Morro do Gritador, fazendo propaganda da cidade de Pedro II. Não falem em pandemia (Foto: reprodução)

A recompensa

Enquanto apanha e é ridicularizado na CPI da Covid para defender Bolsonaro, Ciro Nogueira fatura fora dela.
Acabou de emplacar o ex-prefeito de Água Branca, Jonas Moura, para chefe do Departamento de Engenharia da Funasa, em Brasília.
Pelo Wikipédia Moura é bancário. Aposentado, do banco Itaú.

Atentai, bem!

As hilárias (para não dizer enfadonhas) sessões da CPI da Covid no Senado Federal, além de descortinarem toda uma história de enredo escabroso relacionada aos atos (e a falta deles) praticados no Ministério da Saúde, desde Henrique Mandetta, para o  combate à pandemia do coronavirus, estão apontando para um final que pode resultar em terríveis consequências para o país.

“Meu Exército”

Bolsonaro tem mandado recados – alguns cifrados – de que pode botar o exército na rua.
A última bravata dele, anteontem, de que baixará decreto acabando as medidas restritivas dos governadores.
E que sua determinação será cumprida.

Controlador de acesso

Agência do Banco do Brasil da Piçarra, é a primeira da capital a dispor de uma vaga de Controlador de Acesso, responsável pelo controle do fluxo de pessoas dentro da agência.
Ele tem a função de manter a organização das filas com o distanciamento social, exigindo o uso de máscara e disponibilizando álcool em gel aos clientes.

La belle de jour

Que pandemia, que nada!
Enquanto o Congresso Nacional debate pautas importantes e, inclusive o ex-marido dela apanha na CPI da Covid, a deputada Iracema Portela aparece numa postagem no instagram, de short e botas, sentada numa pedra no chamado ‘Morro do gritador’, na cidade de Pedro II (PI).
Um belo cenário da natureza. Duplamente, pois.

Cartão postal

“Hoje, vai ter overposting desse lugar lindo em Pedro II, Piauí. Morro do Gritador, cartão postal do nosso Estado”, postou a deputada.
Não pergunte a ela o que está acontecendo no resto do país.

Água colorida

Em Murici dos Portelas a água fornecida pela Agespisa mais se parece a um suco de tamarindo. Da cor marrom.
Quem beber, se não morrer, não sai do banheiro.    

Matanças diárias

Diz-se que em Parnaíba, Ilha Grande e em Luís Correia é raro o dia em que dois ou três indivíduos não sejam executados a bala. A maioria, jovens.
É por isso que, por proposição do vereador André Neves, a Câmara Municipal parnaibana realizará, dia 27 deste mês, uma audiência pública para discutir o assunto.

Os participantes

André Neves quer que o presidente da Câmara, Carlson Pessoa convoque os agentes de segurança da cidade para a discussão de temas relacionados a homicídios e ao tráfico de drogas.
Serão convidados o secretário de Segurança, os comandantes da PM, dos Bombeiros, chefes da PF, da PRF, representantes do MP, da OAB e das guardas Patrimonial e Municipal.

Misoginia

“Senador Ciro, por que fica me olhando assim? Não tenho medo de homem nem de cara  feia”. A indagação foi feita pela senadora maranhense Eliziane Gama.
Ciro Nogueira foi encarar a senadora maranhense, com reprimenda ao que ela fazia na CPI – inquirindo o ex-ministro Teich – e levou o troco.
Cabra macho, machista.

Cadê o dinheiro?

Aprovados do Piauí Auxílio procuraram o Portal AZ e denunciaram que não receberam o pagamento de R$ 1 mil que foi proposto aos trabalhadores dos setores de bares, restaurantes e eventos.
Diversos profissionais que tiveram seus cadastros aprovados ainda não foram contemplados com o benefício.

Cadê o dinheiro 2?

O empresário Rafael Bezerra contou que o dinheiro estava previsto para ser pago no último dia 30 de abril, mas ainda não caiu em sua conta.
“Não tem relato de ninguém que recebeu esse auxílio e todo mundo tem que revisar os dados bancários, relatou Bezerra.

O que diz o governo

Em comunicado nas redes sociais, o perfil da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Piauí (SDE) informou que as pessoas que tiveram o cadastro aprovado devem acessar o site do Piauí Auxílio e corrigir os dados bancários.

Decreto

Bolsonaro afirmou ontem que estuda editar um decreto para garantir o que ele chamou de "direito de ir e vir", da população no Brasil.
O presidente não confirmou se irá editar ou não o decreto, mas disse que, se ele for publicado, "não será contestado por nenhum tribunal".

Isolamento social

Sem surpresas, Bolsonaro já relatou por inúmeras vezes que é contra o isolamento social e as medidas restritivas que foram impostas por prefeitos e governadores. Mesmo com todas essas restrições, o Brasil já ultrapassou mais de 400 mil vidas perdidas para a covid-19.

A ameaça

"Peço a Deus que não tenha que baixar esse decreto. Mas, se baixar, ele será cumprido, com todas as forças que todos os meus ministros têm”, disse o presidente.

Insistência

Mesmo com o veto da Anvisa, os governadores do Nordeste apresentaram novos documentos e análises de cientistas brasileiros que defendem a segurança e eficácia na vacina Sputnik V.
Eles solicitam uma reanálise pela agência para a importação do imunizante russo.

Compra formalizada

O presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias, e o governador do Pará, Helder Barbalho, participaram de uma reunião com o embaixador da Rússia, Alexey Labetskiy, onde reafirmaram o interesse dos estados do Nordeste e do Norte na compra da Sputnik V já formalizada.
Eles não dizem de onde vão tirar tanto dinheiro para pagar as vacinas.

Exames práticos

O Detran-PI anunciou o retorno da realização de exames práticos/percursos no espaço David Solano, no próximo dia 10, para os candidatos de primeira habilitação e mudança de categoria do município de Teresina.

Como será?

O retorno ocorrerá a partir da próxima semana, com a capacidade de examinadores reduzidas, seguindo todos os protocolos de segurança e saúde.
Inicialmente, serão contemplados os candidatos que já realizaram seus agendamentos e tiveram seus exames suspensos e, ao longo das próximas semanas, os novos candidatos terão a possibilidade de realizar o agendamento de novos exames práticos/percurso.

Ping-Pong
O médico na academia

Depois da eleição de três médicos para membros da Academia Piauiense de letras (APL), o jornalista, poeta, escritor e hospedeiro Kenard Kruel telefona para o presidente da APL, Zózimo Tavares.

Kenard: “Presidente Zózimo Tavares, já concorri quatro vezes a uma cadeira na Academia Piauiense de Letras e fui derrotado. Porém, a próxima vaga será minha...”
Zozimo: “O que lhe dá tanta certeza, nobre escritor e jornalista?”
Kenard: “Acabo de fazer a minha inscrição na Faculdade de Medicina”.

Expressas

E ontem, o Piauí registrou o menor número diário de mortes pela covid-19 dos últimos 60 dias. Foram 15 óbitos.

A Prefeitura de Timon vai implantar jardins em áreas de descarte irregular de lixo. O projeto vai potencializar o viveiro municipal e impactar diretamente na preservação ambiental.

A Fundação Municipal de Saúde informou que o agendamento para a vacinação de pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades está temporariamente suspenso.

O bandido sim senhor! A ineficiência do poder estatal