Eleição e fogo de monturo

Eleição e fogo de monturo

Em 1994, o ex-prefeito de Parnaíba Mão Santa desafiou o poderoso esquema político no poder. Mão Santa deixou o PDS, que lhe negara o pedido para ser candidato a vice e filiou-se ao PMDB, que, não tendo quem se oferecesse em holocausto, deixou que aquele médico caricato se lançasse numa aventura eleitoral que se mostrava sem chance de êxito. Mão Santa era candidato de si mesmo, com pouco apoio. Não havia prefeitos a apoiá-lo e as lideranças municipais que a ele achegavam-se não tinham poder de fogo. Ainda assim, o ex-prefeito topou o desafio e fez política caminhando, falando com as pessoas, fazendo-se o mais próximo delas e menos do establishment, do qual, afinal, ele também fazia (e ainda faz) parte, mas fingia estar distante. Bem, isso posto, é razoável que os postulantes ao governo do Piauí estejam cientes de que, sim, uma estrutura política com muitos prefeitos e lideranças fundamentais é uma ajuda e tanto para alavancar uma eleição – mas não é o suficiente tampouco é essencial para sucesso de uma campanha. Vivem-se novos tempos, com mais interação por mídias sociais, com mais canais de comunicação, mas sempre com a necessidade do estabelecimento de comunicação mais direta com o público. Neste sentido, a percepção que as pessoas têm dos candidatos e de suas propostas é algo que para se tratar com grande acuidade. Marqueteiros se guiam por pesquisa e, com base no que enxergam ali, costumam enquadrar seus clientes (os candidatos) em modelos que consideram capazes de garantir uma eleição. Isso funciona, porém, casos como o de Mão Santa em 1994, desafiando um amplo esquema político, demonstram que, para além da marquetagem, é necessário perceber se no povo existe algum fogo de monturo, aquele que queima sem deixar fumaça. Tem sido a falta dessa percepção a causa de derrotas de gente que contava como certa uma eleição;

Senador Ciro Nogueira vai desistir da candidatura ao Governo do Piauí? (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Vacina aos 12

Olha aí uma boa notícia: Anvisa autoriza vacina Pfizer para a partir dos 12 anos. 
E a má notícia: cadê?

A denúncia do vice

Volta e meia o vice-prefeito de Teresina e secretário de Finanças Robert Rios denuncia que ‘pequenos portais’ estão tentando fazer chantagem contra os gestores municipais, certamente, para forçar o recebimento de pagamentos.
A gestão atual tem sido bombardeada nas redes sociais por blogueiros e portais, sim.

Quem são?

Mas o secretário precisa dar nomes para que não se cometa injustiça com a maioria e, também, para que ele não passe por mentiroso e leviano, acusando sem prova.

Filho de publicitário

Dias atrás, Rios disse ter tido informação que ‘o filho de um publicitário, empresário e advogado’ estaria praticando extorsão em nome da prefeitura de Teresina. 
Com tanta evidência na sua fala, deu para perceber que Rios sabe de quem se trata e, apesar de ter informado que o sujeito seria preso, até agora não se tem notícia de qualquer procedimento adotado nessa questão. 

Acusação séria 

O prefeito de Teresina Dr. Pessoa precisa, urgentemente, determinar uma sindicância para apurar denúncias contra a secretária Eliana Lago. 
Em carta, um grupo denuncia a ‘gestão do ódio’, quando Eliana era gestora da Semcaspi, acusando-a de praticar assédio moral contra alguns dos funcionários da PMT.

Versão dela

A ex-secretária afirmou ao Portal AZ que denúncias publicadas na carta "não condizem com o seu trabalho”. Eliana Lago deixou claro, por inúmeras vezes, que ‘alguém’ quer lhe atingir.
“Quero que os funcionários ou a pessoa que o fez prove”. 
Ela pede que os funcionários sejam entrevistados.

‘Carta abjeto’

A este colunista, o vice-prefeito e secretário de Finanças da Prefeitura de Teresina, Robert Rios, afirmou que a carta anônima é “abjeto” (desprezível). Segundo ele, a carta seria uma possível retaliação de um diretor que Eliana Lago levou e teve que demitir.

Alô, governador!

Para sair dessa situação de faz de conta, o governador precisa ver a questão da agressão praticada pelo sargento Domingos contra o advogado Humberto Chaves, em Piripiri. 
Aquilo ali não é um caso isolado. O advogado sofre constantes ameaças.

Ameaçado 

Foi o advogado Humberto Chaves quem denunciou muitas ilegalidades praticadas pelo então comandante do 12º batalhão da PM, Irisvaldo Viana e alguns de seus subordinados, a partir de 2017.
E por conta disso está inclusive ameaçado de ser assassinado por gente da própria polícia.
Ou Wellington, como ocorre na maioria dos casos, vai continuar fingindo que nada sabe?

Alô, Gilberto!

Ontem, muitas pessoas que já haviam tomada a vacina da AstraZeneca, foram retiradas das filas, nas UBS, porque enfermeiros não acreditaram na informação, da própria FMS, de que eles poderiam antecipar a segunda dose.

Mentira da imprensa

O bafafá começou na UBS Ceci Fortes, no bairro Porenquanto. Uma valente e bem grosseira enfermeira enxotou uma mulher de lá dizendo que a antecipação era ‘mentira da imprensa’. 
Gilberto Albuquerque precisa orientar melhor seus subordinados. 

TRF5 mais moderno 

O TRF-5 firmou parceria com uma plataforma de mediação e conciliação online (MOL) e passa a ser o primeiro dos TRF's a cumprir integralmente resolução do CNJ que no ano passado deu prazo de 18 meses para que os tribunais possuíssem tal sistema. 
Com a ferramenta, o TRF5 espera economizar até 90% nos custos de audiências e vai permitir que partes e advogados consigam acesso à Justiça sem sair de casa ou de seus escritórios.

Olho vivo

O vereador Leonardo Eulálio (PL) preside a comissão especial criada na Câmara Municipal de Teresina para acompanhar e fiscalizar o recebimento e aplicação de recursos destinados à prevenção e combate da pandemia do novo coronavírus.
Compõem a comissão os vereadores Joaquim Caldas (MDB), Alan Brandão (PDT), Markim Costa (DEM) e Venâncio Cardoso (PSDB),

De molho

O vereador Venâncio Cardoso não deve atuar por agora na comissão, porque foi internado para tratar complicações decorrentes da covid-19.
Ele teve comprometimento em 30% dos pulmões, está internado, mas não precisou de suporte ventilatório. 

Empresa fechada 

A Vikstar está encerrando as atividades em Teresina. 
Por conta disso, grande número de funcionários teme que sua situação não seja resolvida.
Há atraso de salários e dúvidas quanto à garantia de seus direitos trabalhistas.

Arruma a mala aí...

E aí, o “tal Queiroga” já arrumou as gavetas e decidiu o dia que vai deixar o Ministério da Saúde? 
Se não fizer, Bolsonaro fará!

A causa 

O presidente diz no seu entorno que o ministro da Saúde mentiu (de novo!!!) na CPI quando disse que o orienta quanto ao uso de máscaras.
“Ele não teria coragem de me pedir isso”, teria vociferado Bolsonaro. 

É ‘gopi’?

Olha o mico: pela @CNNBrasil governadores anunciaram que fizeram tudo direitinho para comprar a Sputnik. Mas os russos não dão o menor sinal de que o negócio foi feito. 
Moral dessa triste história: não há certeza da chegada da vacina, mas Wellington Dias, o negociador, finge que está tudo bem.

Amor platônico?

Temendo fracassar na disputa para governador do estado em 2022, o senador Ciro Nogueira já andou revelando à imprensa local de que poderá abdicar de sua candidatura para disputar, mais uma vez, o Senado.
O objetivo? Enfrentar o seu atual rival, o governador Wellington Dias que deverá deixar o cargo em 2022. 

Vai depender...

O presidente do Progressistas relatou que a decisão em desistir da candidatura ao governo em 22 vai depender da vontade do ‘povo’. Mas como será isso? 
Resta saber se Wellington Dias realmente disputará o Senado ou seguirá Lula na campanha presidencial.

Ping-Pong
O pequeno cálice

Conhecido como mão de vaca entre seus companheiros de partido e de governo, Assis Carvalho, diretor-geral do Detran, encontra-se no Fortes Café, no Teresina Shopping, com o poliglota Álvaro Carneiro. Conversa vai, conversa vem, Assis pede e o garçom Chiquinho traz para o amigo Álvaro um cálice de vinho do Porto.

Assis: (impressionado com o tamanho mínimo do cálice): “Rapaz, Álvaro, que diabo de vinho pequeno e caro é esse?”.
Álvaro: “Assis, eu pedi um Dom José, mas serviram foi um Odaly Medeiros.”

Originalmente publicado em 26 de janeiro de 2004.

Expressas

Pessoas de 54 e 55 anos podem se vacinar contra a covid-19 neste sábado em Teresina. Mulheres (das 9h às 13h) e homens (13h às 17h). 

A Maternidade Dona Evangelina Rosa prorrogou as inscrições do processo seletivo para estágio extracurricular de medicina, na área de obstetrícia para contratação de acadêmicos bolsistas. 

O processo terá validade de seis meses e poderá ser prorrogado por mais seis meses. O acadêmico que deseja concorrer à bolsa deve procurar os setores de Ensino e Pesquisa, ou o Núcleo de Educação Permanente e Práticas de Saúde (NEPPS).

Comente

Pequisar