Morre o homem fica a fama

Morre o homem fica a fama

A cidade de Várzea Grande, bem como Francinópolis e outras localidades vizinhas choraram a perda do médico Antonio de Pádua Souza Almeida, o Almeidinha, como era carinhosamente conhecido na região. Respeitado e admirado, por suas qualidades profissionais de médico, e pai dos pobres, a quem atendia diuturnamente, sem cobrar por suas consultas Almeidinha veio a falecer de covid por continuar atendendo em casa, mesmo afastado do hospital local, por prevenção ao vírus. Personagem presente na vida de Várzea Grande, sua terra natal, ali fixou residência após concluir seu curso de Medicina na Ufpi na década de 1970. Recusando diversos convites para trabalhar e residir em Teresina. Dizia, ao recusar, que gostava mesmo era de sua terra e de sua gente. Figura fantástica como médico e pessoa, foi protagonista de centenas de causos por suas tiradas inusitadas e por vezes hilárias. Popularíssimo candidatou-se a prefeito, mas  não conseguiu se eleger, mostrando que a frase  é  dando quê se recebe não se aplica em todos os casos. A cidade parou e chorou a perda de Doutor Almeidinha nessa segunda feira. Populares comentavam que por justiça Várzea Grande deveria vir a ser chamada Doutor Almeida em sua homenagem, mais que merecida.

Ministro Marcelo Queiroga não estava hoje no gabinete trabalhando como médico, mas recebeu políticos do tipo todo enfatiotado no jaleco branco, que tem o uso proibido fora de hospital. Os personagens recebidos sob risco de contaminação: José Lira, João Henrique, Ciro Nogueira, Dr. Pessoa, Marcelo Castro, e Elmano Ferrer (Foto: Walterson Rosa/MS)

O ministro e os piauienses

De jaleco – coisa inusitada para um ministro despachar em seu gabinete – Marcelo Queiroga recebeu ontem uma penca de políticos do Piauí, em Brasília.
Os senadores Ciro Nogueira, Marcelo Castro e Elmano Ferrer, acompanhavam o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.

A lei que pune

Em São Paulo uma lei proíbe o uso do jaleco fora da unidade de saúde e tem multa, porque o jaleco em uso nas ruas e áreas fora dos hospitais (no caso presente) pode carregar bactérias e levar contaminação para os que se aproximam dos médicos.

Olha o perigo

Observe que para saírem na foto, Ciro Nogueira, de um lado e Dr. Pessoa, do outro lado do ministro, são os que estão mais próximos de Queiroga e seu jaleco.

Pediu um hospital

A foto com o ministro também tinha a participação do secretário de Planejamento João Henrique e do médico José Lira.
Pessoa pediu verba para a construção do Hospital da Mulher de Teresina.

Descobriu da pólvora

Os antigos diretores da Strans ouvidos ontem na CPI do transporte, na Câmara de Vereadores merecem o troféu do “descobridor da pólvora”.
Eles disseram que a queda de passageiros e a falta de subsídios (por parte da PMT) quebraram o sistema de transporte coletivo.
Fui!

Pedido de desculpas

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Gilberto Albuquerque, se desculpou através das redes sociais pela declaração tola feita em uma entrevista à TV Clube, onde afirmou que as mulheres teriam prioridade na vacinação para que pudessem "voltar logo para fazer a comida cedo".

Ah...

Mas é preciso considerar  que Gilberto Albuquerque ganhou notoriedade (ainda como machista) e tornou-se a trend do momento no quesito besteirol.
A fala dele causou grande repercussão por ser considerada machista.

O que ele disse?

“Quero pedir desculpas para todas as mulheres pelo comentário que eu fiz sobre vacinação. Reconheço o valor de todas vocês, mulheres, pelo empenho que vocês têm nas conquistas realizadas e a importância que têm na sociedade”.
Agora Inez é morta, meu caro. E aprenda, humor é para humorista.

Entenda

Para Albuquerque, a estratégia de dividir o horário da vacinação é para que a FMS possa alcançar o maior número de pessoas vacinadas e seguir o protocolo de saúde.

Reunião com ministro

O senador Elmano Férrer esteve em Brasília com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a quem o Véim pediu reforço para novos investimentos na área da saúde em Teresina.
Queiroga foi receptivo.

E ainda disse

 "As demandas apresentadas pelo senador Elmano são justas e demonstram uma preocupação com a saúde dos piauienses e, em especial, com os moradores da capital. Com o apoio dele vamos levar muitos benefícios para o Piauí", disse o ministro.

Novo grupo

Trabalhadores da limpeza serão vacinados contra a covid-19 hoje em Teresina. Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), garis e serviços gerais poderão receber a 1ª dose do imunizante.
A vacinação será iniciada pelos profissionais do Consorcio Teresina Ambiental- CTA, na Avenida Camaçari, 1660, Distrito Industrial.

Ipva

Termina no próximo dia 30  o prazo para pagamento da cota única do IPVA com 5% de desconto. O pagamento do imposto, que venceria em 31 de março, foi prorrogado pela Secretaria de Fazenda em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Ipva 2

Quem optar por pagar o IPVA em três cotas, a primeira também deve ser paga no dia 30 de junho.
As demais em 30 de julho e 31 de agosto.

O shopping de Floriano

O Grupo Jorge Batista vai inaugurar em breve o Rio Parnaíba Shopping, que será um complexo de lojas, supermercado e restaurante.
Uma nova proposta de shopping center que promete movimentar a economia e a geração de empregos na região.

Opinião dele

Do Evaldo Ciriaco, o sempre atento leitor da coluna:
Sobre a nomeação do genro (de Pessoa) para a secretaria de Governo da Prefeitura de Teresina ele diz: “Teresina não merece esta "familiocracia", pratica do coronelismo nordestino, que, aliás, é a cara do atual prefeito".

Atentai, bem!

Atenta só, para uma situação que não demora, vai exigir a intervenção do prefeito José Pessoa Leal.
Com o desmembramento, ou melhor, o racha na Superintendência SAAD Norte, a titular, Ana Paula, ficou muito sem ter o que fazer porque a maioria das demandas ficou com a SAAD Centro, comandada por Roncaly Filho.

Noé Mendes, via única

A hoje congestionadíssima Avenida Noé Mendes (a rua das Hortas) será mão única.
Quando for concluído passeio para pedestres. Possivelmente para o próximo ano, a julgar o trabalho de tartaruga que se vê todo dia.

Mão dupla

Se tivesse tido a inciativa – ou coragem – para ampliar a licitação do passeio feita ainda na gestão Firmino,  Dr. Pessoa poderia ter ali a sua primeira grande obra, duplicando a avenida.
Mas vai preferir torna-la mão única, apenas.

Vacina no Maranhão

No Maranhão Flávio Dino esnoba: ele agora está oferecendo prêmio para quem se vacinar nas duas doses.
Tudo para provocar Bolsonaro.

Ping-Pong
O marketing de Tancredo

Candidato a presidente da República na eleição indireta de 1984, Tancredo Neves percorria o país fazendo comícios como se estivesse numa campanha direta para presidente. Corriam fofocas e uma delas chegou ao virtual presidente através de um assessor.

Assessor: “Presidente, o pessoal do Paulo Maluf (candidato do PDS) anda espalhando que o senhor tem uma amante de 30 anos”.
Tancredo: “Meu filho, pois espalhe esse boato. Um homem como eu, com 73 anos, ganha pontos a favor quando se diz que tem uma jovem amante”.

Expressas

O Centro Especializado em Reabilitação (CER II) de São João do Piauí será inaugurado amanhã. Inicialmente, o Centro vai oferecer o serviço de reabilitação Pós-Covid para a população de todo o Território Serra da Capivara. 

Após o pleno funcionamento, o CER vai abranger as modalidades de deficiências física e visual, beneficiando as pessoas com deficiência do sul do estado.

Depois de seis dias internado, o vereador Venâncio Cardoso recebeu ontem alta do hospital e seguirá o tratamento contra a covid-19 em casa. 

Comente

Pequisar