Lá vem o super ministro

Lá vem o super ministro

O presidente Bolsonaro confirmou ontem, que fez o convite e o senador Ciro Nogueira aceitou o cargo de ministro chefe da Casa Civil do Palácio do Planalto. O senador, que se encontrava no México, até agora não disse nada, publicamente. Enquanto o senador piauiense se mantém aparentemente distante dos acontecimentos, em Brasília os especuladores fazem as contas e dizem que na Casa Civil, além de comandar o governo, interferindo em todos os demais ministérios, Ciro será o dono do orçamento paralelo de pelo menos R$ 20 bilhões. Cifra que lhe dá o enorme poder de  ter uma grande influência nas eleições proporcionais no Piauí. Ora, seus candidatos a deputados, os federais principalmente, terão muitos recursos para distribuírem nos municípios e isso deixa os adversários em pânico porque tal ação pode inflacionar o mercado do voto. Todos sabem que a grande maioria de prefeitos e vereadores não trabalha o ‘apoio’ sem o ‘vento’ como o ex-prefeito de Barras, Manin Rego, denomina o dinheiro gasto em campanha. Nos bastidores  confirmaram-se as informações da coluna de que a Casa Civil teria sido a moeda de troca para acalmar o senador porque Ciro não gostou de o ministro da Economia Paulo Guedes ter aprovado o empréstimo de R$ 800 milhões para seu adversário Wellington Dias gastar na campanha eleitoral. Tanto que o jornal o Globo informou que três interlocutores de Ciro Nogueira confirmaram que sua reação contra o empréstimo, inclusive com ameaça de rompimento, teria levado Bolsonaro a convidá-lo para a Casa Civil. Também estaria no combo  da negociação com o Centrão, a aprovação pelo Senado dos nomes de André Mendonça para o STF e de Augusto Aras, para ser reconduzido à PGR. Se, efetivamente, souber se conduzir, o piauiense pode sair dessa história como um super ministro, com condições até de interferir na forma comportamental do presidente, fazendo com que Bolsonaro se abstenha de entrar em polêmicas que só o prejudicam.

Sarah Menezes virou comentarista na Globo nas Olímpiadas de Tóquio (Foto: Staff Imagens / Flamengo)

Pedófilo na rede

Seu codinome era Luiza Emanuelly e assim, o sujeito de 23 anos, preso ontem, em Teresina, conseguiu enganar e assediar pelo menos 70 crianças e adolescentes, de Teresina ao Distrito Federal.
Ele foi preso por agentes da Polícia de Brasília, na casa da mãe, num bairro da periferia.

Preso 

Olha só: as vítimas desse monstro têm entre oito e 15 anos. Ele as convencia a enviar-lhe imagens delas, nuas.
Já foi despachado para a prisão, em Brasília.

Fala, Dudu!

O vereador Dudu Borges, está prometendo fazer revelações sobre as investigações da CPI do Transporte Coletivo antes de findo o prazo de 120 dias.
Ele segue trabalhando no recesso da Câmara.

Energia cara

Cita o deputado federal Júlio César (PSD) que o Brasil é o décimo maior consumidor mundial de energia elétrica. Segundo dados da AIE (Agência Internacional de Energia), o consumo no país aumentou quase 38%, nos últimos dez anos, bem acima da média mundial, que foi de apenas 30% no período.
Essa é a energia mais cara do planeta.

Fogueiras acesas

A Equatorial está esclarecendo que o número de queimadas no Estado está afetando rede elétrica.
Os focos podem causar interrupções no fornecimento de energia, trazendo transtornos para a população e para os serviços essenciais. 

Falta ação

Este ano, até agora, a Equatorial já identificou mais de 478 ocorrências relacionadas à queimadas que prejudicaram fornecimento, um número que equivale a 90% das ocorrências em todo o ano de  2020.
O Governo do Estado precisa agir com rigor para evitar um desastre no setor.

Caso de Polícia

Um caso curioso foi narrado por duas moças, anteontem, à coluna: elas haviam acabado de entrar num uber, em área próxima aos hospitais Infantil e São Marcos, em Teresina quando um delegado da Polícia Civil aproximou-se, pela janela, identificou-se e pediu que elas saíssem do carro.
O delegado havia parado o seu carro à frente do uber e, quando as moças saíram, ele entrou no carro por aplicativo.

Atos ilegais

Informações extraoficiais indicam que a Polícia está investigando atos de estelionato dentro dos carros por aplicativo, porque o que mais se sabe é que muitos aplicam golpes nos passageiros, usando maquinetas para alterar os valores das viagens.
Portanto, muito cuidado nessas horas.

Entre tapas e beijos

É assim que se tem visto a relação cotidiana do prefeito Dr. Pessoa com seus subordinados. Ele chega a se ‘intrigar’ e somente com a ação de alguns, é que faz as pazes.
Isso ocorreu logo no início da gestão quando ele deixou de falar com João Henrique, do Planejamento.
Logo com o ministro!

Ela que se vá....

Agora, seu affair é com a secretária de Economia Solidária Gessy Fonseca. Ao que parece,  porque ela não permitiu a presença do coordenador de comunicação Lucas Pereira num jantar que teria com Pessoa, o prefeito simplesmente não compareceu e ainda deu o recado à moça: ‘se quiser outro barco, que siga’. 

Vai ou fica?

Até ontem, não se tinha conhecimento de qualquer decisão de Gessy Fonseca. Se irá seguir o conselho do prefeito ou se ficará depois desse vexame.
As companhias
Pessoa não anda nos lugares sem estar acompanhado de Lucas Pereira, da secretária Sol e da própria mulher Conceição.
“Porque ele não sabe nada de tecnologia para anotar um simples contato telefônico na agenda do celular”, avisa uma amiga bem próxima ao prefeito.

Wellington desconfiou

Foi por isso, que vendo o prefeito acompanhado de tanta gente o governador Wellington Dias não chegou a discutir pormenores de uma futura aliança.

Problemas e problemas

A confusão toda é porque o prefeito de Teresina se apega a coisas pequenas e as mistura com as atividades de administrador de uma cidade que se já tinha problemas, eles aumentaram mais ainda diante da inércia da gestão.

Vidência

O PT do Piauí já dá como certas duas coisas: a vitória de Lula nas eleições de 2022 e a nomeação de Wellington Dias como ministro em 2023.
Tudo isso para, entre outras coisas, engambelar Júlio César, do PSD, a aceitar a vaga de primeiro suplente na chapa situacionista no próximo ano.

Fatura alta

O PSD já deu demonstrações de que até aceita abdicar da candidatura com que sonha: a de vice-governador de Rafael Fonteles. Mas diz que "pra convencer os amigos", precisa ter alguma compensação.
A fatura já vem sendo apresentada.

Condolências

O ex-senador Freitas Neto e família têm recebido mensagens de condolências do mundo inteiro, pelo falecimento de Kiki, ocorrido anteontem, no seu parto.

Cobrança de taxas

A partir de agora a Universidade Federal do Piauí poderá cobrar taxas para cursos de extensão.
Essa cobrança estava proibida há pelo menos 12 anos quando, por ação do MPF, a justiça havia determinado a não cobrança.
Agora, há nova determinação judicial favorável à cobrança de taxas simbólicas.

Calamidade pública

A Assembleia Legislativa do Piauí reconheceu estado de calamidade pública de 78 municípios piauienses em virtude da pandemia do novo coronavírus. O decreto segue em vigor até o dia 31 de dezembro de 2021. A promulgação do decreto foi publicada no Diário Oficial do Estado.

O que isso significa?

Dessa forma, os municípios ficam desobrigados a contingenciar despesas, principalmente aquelas prioritárias para o enfrentamento da pandemia, além de facilitar o recebimento de transferências voluntárias, ou seja, recursos a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira.
Veja aqui a lista dos municípios. 

Olímpiada de Tóquio

A judoca piauiense Sarah Menezes fechou contrato com a TV Globo para comentar os Jogos Olímpicos de Tóquio. Ela estará ao lado dos também medalhistas olímpicos Flávio Canto, Tiago Camilo e Leandro Guilheiro nas análises das disputas de judô, que começam hoje, com transmissão pelos canais do grupo.

Seleção amarela

Pelos gols perdidos, o Brasil perdeu, ontem, a oportunidade de se vingar do 7x1 da copa de 2014.
Era para aplicar uma goleada de no mínimo oito gols. 

Ping-Pong
Comunicado oficial

No dia em que a ditadura militar, agora tão negada em sua inegável existência, cassou o presidente Juscelino Kubitschek, José Maria Alkimin, então vice-presidente do general Castelo Branco, recebe um telefonema do jornalista Wilson Figueiredo:

Figueiredo: “Dr Alkimin, como o senhor recebeu a cassação de JK?”.
Alkmin: “Pelo telex, meu filho”.

Expressas

A FMS realiza hoje mais um dia de drive thru contra a covid-19. Desta vez será contemplada a população em geral de 40 e 41 anos de idade que ainda não tomaram a primeira dose.

A logística será a mesma adotada nos dias anteriores: pela manhã (9h às 13h) serão priorizadas as mulheres. No turno da tarde (13h às 17h) o foco será nos homens. 

O Ministério Público do Piauí instaurou dois inquéritos civis para apurar o caso das agressões contra a travesti Paola Amaral, ocorridas no residencial Parque Brasil III, na zona Norte de Teresina.

Comente

Pequisar