1. Colunas
  2. Arimatéia Azevedo
  3. A carona amiga do pregão...
Publicidade

A carona amiga do pregão...

Possivelmente entendendo que quanto mais longa for a sua explicação, melhor a população possa entender as suas ações e os negócios que faz, a Secretaria Municipal de Educação de Teresina (por sua assessoria jurídica) envia laudatório texto à coluna rebatendo nota divulgada sobre a adesão da Semec a um pregão eletrônico da cidade de Itapipoca (130 mil habitantes) para aquisição de kit alimentação. Leia as explicações abaixo: “...a decisão decorreu da necessidade de garantir a continuidade do fornecimento de alimentação escolar para os 95 mil alunos matriculados na Rede Municipal. Atualmente, a Semec possui um processo licitatório em tramitação (00044005909/2021-05), mas sem tempo hábil para a aquisição dos gêneros alimentícios ainda para este ano e para o próximo, a Secretaria aderiu à ata da cidade de Itapipoca de forma pública e legal, já que esse tipo de processo permite que até 50% do produto seja aderido por outros municípios. A Semec informa, ainda, que não há no Piauí pregão que atenda a necessidade de fornecimento da merenda para as 322 unidades de ensino, tampouco conseguiu sucesso na tentativa com as capitais Fortaleza e São Luís, sendo somente Itapipoca capaz de suprir a demanda de forma ágil. A ação recebeu anuência da Prefeitura de Itapipoca e dos fornecedores, bem como da Procuradoria Geral do Município de Teresina e da Controladoria Geral do Município. A Semec também aderiu à ata de Timon (MA), com o mesmo propósito. Juntos, os processos somam R$ 5.218.994,58, recursos próprios da Prefeitura Municipal de Teresina e do Programa Nacional de Alimentação Escolar”. No caso de Itapipoca a feliz ganhadora é a empresa Ômega Distribuidora de Produtos Alimentícios.


Ministro Marcelo Queiroga, da Saúde, virá a Teresina, depois de amanhã (Foto: Fábio Rodrigues / Agência Brasil)

Citação

O juiz Antônio de Jesus Noleto determinou a citação de Juno Pinheiro Campos de Sousa e de Walber Anderson, para a audiência de instrução e julgamento em que eles podem ser pronunciados para o Tribunal do Júri.
Os dois são apontados como autores do ‘pega’ que matou o arquiteto João Vitor, em julho de 2019.

Crime doloso

Esse é o primeiro caso em que um acidente de trânsito se transforma em crime doloso.
Que só foi possível graças à investigação feita pelo escritório Marcus Vinícius Brito Araújo.
Se condenados, eles podem pegar até 30 anos de reclusão.

Ação policial

O presidente do O DIA Valmir Miranda acionou sua assessoria jurídica para fazer o devido registro nos meios policiais sobre a ameaça feita por Robert Rios, certamente advertido de que o que o secretário de finanças disse não seria mais uma de suas bravatas.

Ruas ameaçadoras

Porque até agora está todo mundo a se perguntar:  é ameaça física (de morte?, de atropelamento?) o que Robert Rios avisou ao presidente do O DIA, Valmir Miranda: “cuidado com as ruas de Teresina?”. 
Vai plantar algum ‘nacional’ nas esquinas?

Investigação

Na entrevista à TV Meio Norte, Robert Rios fez pouco-caso de reportagem do O Dia em que o jornal informa a abertura de investigação contra ele. Para Robert o jornal errou porque o TCE não é delegacia de polícia para investigar.

Menos, menos!

O Dr Robert precisa parar de fazer malabarismo com as palavras, porque investigação não é atribuição somente de meganhas.
A própria secretaria dele abriu uma investigação contra o seu ex-chefe de Tecnologia da Informação, Aratã Piauilino, que o colocou nesse rolo todo.
Aliás foi essa investigação que ensejou a demissão de Aratã.

Quiprocó na Civil

Eita Polícia Civil para inventar coisas.
Diz-se que um delegado especial enviado de Teresina para reforçar a polícia em Parnaíba já tem vários feitos na cidade: matou um cachorro, destruiu uma moto, foi chifrado por um bode e teria puxado a arma para outro delegado.

B.O do cão

O dono do cachorro registrou Boletim de Ocorrência, segundo apurou uma fonte da coluna, em Parnaíba.

Jogatina

A Polícia Federal deflagrou semana passada nova operação de combate aos crimes de exploração de jogos de azar, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e organização criminosa envolvendo site de apostas esportivas. Foi ali em Sergipe.
Mas aqui no Piauí só não vê se não quiser. Aqui a turma esbanja à vontade.

Danou-se!

Tão genial e submisso quanto o sujeito que aparece em outdoor homenageando o secretário de Saúde, Florentino Neto, ‘pelos relevantes serviços à população’, apareceu um (ou mais) que produziu um bolo gigante.
Em cada andar mostram obra ou ações positivas atribuídas ao secretário.

Obra do São Nunca

Tem o andar das vacinas, onde Florentino se gaba dos bons feitos na vacinação da população, tem o andar que fala do ‘mutirão da catarata’ e o onde fica o registro sobre a nova maternidade.
Nesse andar pesa a mentira de que conclusão da maternidade é uma realidade.

Dinheiro vivo

Um leitor da coluna, muito próximo de Wellington Dias, lamentou o estardalhaço na publicização dos ‘feitos’ de Florentino em peças de outdoor e nas redes sociais.
“Mostra que o dinheiro do homem está começando a sair”, lembrou.

Notícia nova?

Entrevistado ontem, o prefeito Dr. Pessoa considerou a informação do repórter sobre a paralisação dos ônibus como ‘notícia nova’.
Porque no final da semana passada ele havia dito que segunda-feira (anteontem) seria o Dia D sobre o transporte público.

Bloqueio nas ruas

No Dia D anunciado pelo atoleimado prefeito, onde ele resolveria o problema que se arrasta por 10 meses, os motoristas e cobradores bloquearam as ruas do centro.
E ainda cobram salários atrasados.

Geórgia Pádua

Muito justa a iniciativa do Sebrae Piauí em dar o nome de Geórgia Costa Pádua ao auditório do órgão, em Teresina.
Eficiente funcionária, Geórgia faleceu em julho do ano passado, aos 59 anos.
Tinha relevantes serviços em favor das micros e pequenas empresas piauienses.

Vota no PT

O vereador Venâncio Cardoso (PSDB) afirmou, em entrevista ao Portal AZ, que votará em Rafael Fonteles, do PT, na disputa ao governo do Piauí nas eleições de 2022.
Sendo tucano de espessa plumagem alguém até desconfiaria de Venâncio. Mas olha de quem ele é filho: da deputada, ops, conselheira Flora Izabel.

Fala, Venâncio

Venâncio relatou ainda que votará em Wellington Dias, caso se concretize, sua saída do governo para disputar o Senado Federal.
“É algo bem claro, são posições desde a época que comecei no partido, quando fui secretário na gestão Firmino. Sou bem sincero e correto nas minhas posições, tanto que já conversei com o partido e eles são cientes disso”.
Pois tá.

Dose de reforço

Um levantamento realizado pela Sesapi aponta que 95.273 profissionais de saúde irão tomar a dose de reforço conta a Covid-19 no Piauí. Assim como nos outros grupos, o imunizante recomendado para aplicação da terceira dose é o da Pfizer-BioNTech.
Em caso de indisponibilidade, a orientação é usar o da AstraZeneca ou o da Janssen.

PI-255

O governador midiático do Piauí, Wellington Dias assinou decreto informando que a PI-255, no trecho que liga as cidades de Avelino Lopes e Curimatá, entrou em situação de emergência.
Hum hum... Já se sabe para que essa ‘emergência’. Para a dispensa de licitação e escolha direta da construtora.
Acaba não, mundão!

Deboche

Nas redes sociais, usuários debocharam do governador quanto às suas iniciativas midiáticas.
O asfalto é tal qual o comprimido do efervescente. A única coisa que não dissolve é o velho Money, que faz a alegria de todos.

Queiroga vem aí

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, desembarcará em Teresina nesta sexta-feira (08). Na ocasião, ele entregará novos equipamentos, de última geração, para o Hospital da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI).
Um dos aparelhos que serão entregues no Hospital da UFPI é um tomógrafo computadorizado, avaliado em R$ 2,8 milhões.

Segunda visita

Ao Portal AZ, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, relatou que o ministro retornará, pela segunda vez em Teresina, no dia 16 de outubro. Ele participará do lançamento da campanha do dia ‘D’ de vacinação.

Acabou a pandemia?

Pegou muito mal a declaração do governador Wellington Dias em querer desobrigar o uso da máscara de proteção até o final do ano no Piauí. Mesmo com o avanço da vacinação e a queda de óbitos por covid-19, boa parte da população ainda não se sente 100% segura em andar sem o equipamento.

Ping-Pong
Central de boatos

Tancredo Neves conversava animadamente com um jornalista amigo sobre a atividade do Congresso. De repente a pergunta:

O jornalista: “O senhor não acha aquilo meio enfadonho, repetitivo, cansativo? Aquela discurseira, aquela lengalenga...”.
Tancredo: “Que nada! Aquilo é um centro de criatividade. Quer ver? De vez em quando, eu invento um boato e solto lá na entrada, quando chego. Daí, passo rapidamente no meu gabinete e depois vou ao plenário. Sabe o que acontece?”.
Jornalista: “Não faço a menor ideia”.
Tancrredo: “Encontro o meu boato muito melhorado e, às vezes, já com um ou dois filhotes. Boatinhos novinhos em folha..”.

Expressas

O Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência – Esperança Garcia (Creg) atende mulheres em situação de violência doméstica, familiar e de gênero em Teresina. O local oferece assistência jurídica, social e psicológica para mulheres com idades entre 18 e 59 anos.

A CPI da Covid-19 aprovou requerimento com questionamentos ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, como alternativa à realização de seu depoimento ao colegiado. 

A Comissão quer saber qual a justificativa técnica apresentada pelo Ministério da Saúde para descontinuidade do uso da Coronavac no próximo ano. 

Possivelmente entendendo que quanto mais longa for a sua explicação, melhor a população possa entender as suas ações e os negócios que faz, a Secretaria Municipal de Educação de Teresina (por sua assessoria jurídica) envia laudatório texto à coluna rebatendo nota divulgada sobre a adesão da Semec a um pregão eletrônico da cidade de Itapipoca (130 mil habitantes) para aquisição de kit alimentação. Leia as explicações abaixo: “...a decisão decorreu da necessidade de garantir a continuidade do fornecimento de alimentação escolar para os 95 mil alunos matriculados na Rede Municipal. Atualmente, a Semec possui um processo licitatório em tramitação (00044005909/2021-05), mas sem tempo hábil para a aquisição dos gêneros alimentícios ainda para este ano e para o próximo, a Secretaria aderiu à ata da cidade de Itapipoca de forma pública e legal, já que esse tipo de processo permite que até 50% do produto seja aderido por outros municípios. A Semec informa, ainda, que não há no Piauí pregão que atenda a necessidade de fornecimento da merenda para as 322 unidades de ensino, tampouco conseguiu sucesso na tentativa com as capitais Fortaleza e São Luís, sendo somente Itapipoca capaz de suprir a demanda de forma ágil. A ação recebeu anuência da Prefeitura de Itapipoca e dos fornecedores, bem como da Procuradoria Geral do Município de Teresina e da Controladoria Geral do Município. A Semec também aderiu à ata de Timon (MA), com o mesmo propósito. Juntos, os processos somam R$ 5.218.994,58, recursos próprios da Prefeitura Municipal de Teresina e do Programa Nacional de Alimentação Escolar”. No caso de Itapipoca a feliz ganhadora é a empresa Ômega Distribuidora de Produtos Alimentícios.


Ministro Marcelo Queiroga, da Saúde, virá a Teresina, depois de amanhã (Foto: Fábio Rodrigues / Agência Brasil)

Citação

O juiz Antônio de Jesus Noleto determinou a citação de Juno Pinheiro Campos de Sousa e de Walber Anderson, para a audiência de instrução e julgamento em que eles podem ser pronunciados para o Tribunal do Júri.
Os dois são apontados como autores do ‘pega’ que matou o arquiteto João Vitor, em julho de 2019.

Crime doloso

Esse é o primeiro caso em que um acidente de trânsito se transforma em crime doloso.
Que só foi possível graças à investigação feita pelo escritório Marcus Vinícius Brito Araújo.
Se condenados, eles podem pegar até 30 anos de reclusão.

Ação policial

O presidente do O DIA Valmir Miranda acionou sua assessoria jurídica para fazer o devido registro nos meios policiais sobre a ameaça feita por Robert Rios, certamente advertido de que o que o secretário de finanças disse não seria mais uma de suas bravatas.

Ruas ameaçadoras

Porque até agora está todo mundo a se perguntar:  é ameaça física (de morte?, de atropelamento?) o que Robert Rios avisou ao presidente do O DIA, Valmir Miranda: “cuidado com as ruas de Teresina?”. 
Vai plantar algum ‘nacional’ nas esquinas?

Investigação

Na entrevista à TV Meio Norte, Robert Rios fez pouco-caso de reportagem do O Dia em que o jornal informa a abertura de investigação contra ele. Para Robert o jornal errou porque o TCE não é delegacia de polícia para investigar.

Menos, menos!

O Dr Robert precisa parar de fazer malabarismo com as palavras, porque investigação não é atribuição somente de meganhas.
A própria secretaria dele abriu uma investigação contra o seu ex-chefe de Tecnologia da Informação, Aratã Piauilino, que o colocou nesse rolo todo.
Aliás foi essa investigação que ensejou a demissão de Aratã.

Quiprocó na Civil

Eita Polícia Civil para inventar coisas.
Diz-se que um delegado especial enviado de Teresina para reforçar a polícia em Parnaíba já tem vários feitos na cidade: matou um cachorro, destruiu uma moto, foi chifrado por um bode e teria puxado a arma para outro delegado.

B.O do cão

O dono do cachorro registrou Boletim de Ocorrência, segundo apurou uma fonte da coluna, em Parnaíba.

Jogatina

A Polícia Federal deflagrou semana passada nova operação de combate aos crimes de exploração de jogos de azar, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e organização criminosa envolvendo site de apostas esportivas. Foi ali em Sergipe.
Mas aqui no Piauí só não vê se não quiser. Aqui a turma esbanja à vontade.

Danou-se!

Tão genial e submisso quanto o sujeito que aparece em outdoor homenageando o secretário de Saúde, Florentino Neto, ‘pelos relevantes serviços à população’, apareceu um (ou mais) que produziu um bolo gigante.
Em cada andar mostram obra ou ações positivas atribuídas ao secretário.

Obra do São Nunca

Tem o andar das vacinas, onde Florentino se gaba dos bons feitos na vacinação da população, tem o andar que fala do ‘mutirão da catarata’ e o onde fica o registro sobre a nova maternidade.
Nesse andar pesa a mentira de que conclusão da maternidade é uma realidade.

Dinheiro vivo

Um leitor da coluna, muito próximo de Wellington Dias, lamentou o estardalhaço na publicização dos ‘feitos’ de Florentino em peças de outdoor e nas redes sociais.
“Mostra que o dinheiro do homem está começando a sair”, lembrou.

Notícia nova?

Entrevistado ontem, o prefeito Dr. Pessoa considerou a informação do repórter sobre a paralisação dos ônibus como ‘notícia nova’.
Porque no final da semana passada ele havia dito que segunda-feira (anteontem) seria o Dia D sobre o transporte público.

Bloqueio nas ruas

No Dia D anunciado pelo atoleimado prefeito, onde ele resolveria o problema que se arrasta por 10 meses, os motoristas e cobradores bloquearam as ruas do centro.
E ainda cobram salários atrasados.

Geórgia Pádua

Muito justa a iniciativa do Sebrae Piauí em dar o nome de Geórgia Costa Pádua ao auditório do órgão, em Teresina.
Eficiente funcionária, Geórgia faleceu em julho do ano passado, aos 59 anos.
Tinha relevantes serviços em favor das micros e pequenas empresas piauienses.

Vota no PT

O vereador Venâncio Cardoso (PSDB) afirmou, em entrevista ao Portal AZ, que votará em Rafael Fonteles, do PT, na disputa ao governo do Piauí nas eleições de 2022.
Sendo tucano de espessa plumagem alguém até desconfiaria de Venâncio. Mas olha de quem ele é filho: da deputada, ops, conselheira Flora Izabel.

Fala, Venâncio

Venâncio relatou ainda que votará em Wellington Dias, caso se concretize, sua saída do governo para disputar o Senado Federal.
“É algo bem claro, são posições desde a época que comecei no partido, quando fui secretário na gestão Firmino. Sou bem sincero e correto nas minhas posições, tanto que já conversei com o partido e eles são cientes disso”.
Pois tá.

Dose de reforço

Um levantamento realizado pela Sesapi aponta que 95.273 profissionais de saúde irão tomar a dose de reforço conta a Covid-19 no Piauí. Assim como nos outros grupos, o imunizante recomendado para aplicação da terceira dose é o da Pfizer-BioNTech.
Em caso de indisponibilidade, a orientação é usar o da AstraZeneca ou o da Janssen.

PI-255

O governador midiático do Piauí, Wellington Dias assinou decreto informando que a PI-255, no trecho que liga as cidades de Avelino Lopes e Curimatá, entrou em situação de emergência.
Hum hum... Já se sabe para que essa ‘emergência’. Para a dispensa de licitação e escolha direta da construtora.
Acaba não, mundão!

Deboche

Nas redes sociais, usuários debocharam do governador quanto às suas iniciativas midiáticas.
O asfalto é tal qual o comprimido do efervescente. A única coisa que não dissolve é o velho Money, que faz a alegria de todos.

Queiroga vem aí

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, desembarcará em Teresina nesta sexta-feira (08). Na ocasião, ele entregará novos equipamentos, de última geração, para o Hospital da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI).
Um dos aparelhos que serão entregues no Hospital da UFPI é um tomógrafo computadorizado, avaliado em R$ 2,8 milhões.

Segunda visita

Ao Portal AZ, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, relatou que o ministro retornará, pela segunda vez em Teresina, no dia 16 de outubro. Ele participará do lançamento da campanha do dia ‘D’ de vacinação.

Acabou a pandemia?

Pegou muito mal a declaração do governador Wellington Dias em querer desobrigar o uso da máscara de proteção até o final do ano no Piauí. Mesmo com o avanço da vacinação e a queda de óbitos por covid-19, boa parte da população ainda não se sente 100% segura em andar sem o equipamento.

Ping-Pong
Central de boatos

Tancredo Neves conversava animadamente com um jornalista amigo sobre a atividade do Congresso. De repente a pergunta:

O jornalista: “O senhor não acha aquilo meio enfadonho, repetitivo, cansativo? Aquela discurseira, aquela lengalenga...”.
Tancredo: “Que nada! Aquilo é um centro de criatividade. Quer ver? De vez em quando, eu invento um boato e solto lá na entrada, quando chego. Daí, passo rapidamente no meu gabinete e depois vou ao plenário. Sabe o que acontece?”.
Jornalista: “Não faço a menor ideia”.
Tancrredo: “Encontro o meu boato muito melhorado e, às vezes, já com um ou dois filhotes. Boatinhos novinhos em folha..”.

Expressas

O Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência – Esperança Garcia (Creg) atende mulheres em situação de violência doméstica, familiar e de gênero em Teresina. O local oferece assistência jurídica, social e psicológica para mulheres com idades entre 18 e 59 anos.

A CPI da Covid-19 aprovou requerimento com questionamentos ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, como alternativa à realização de seu depoimento ao colegiado. 

A Comissão quer saber qual a justificativa técnica apresentada pelo Ministério da Saúde para descontinuidade do uso da Coronavac no próximo ano. 

Pela liberdade de Arimatéia Azevedo Rios, a estranha forma de se defender