Jornada Asas do Bem destaca a importância da doação e transplantes de órgãos

A palestra aconteceu no auditório do Hospital Getúlio Vargas nesta sexta-feira

Por Marcelo Gomes e Victória Cardoso,

O AZ Entrevista desta semana conheceu de perto o projeto Jornada Asas do Bem, que é uma série de palestras da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) que tem o intuito de destacar a importância da doação de órgãos e a contribuição da aviação para viabilizar os transplantes a quem precisa.

Assista ao vídeo na íntegra:

O evento aconteceu na tarde desta sexta-feira (01), no auditório do Hospital Getúlio Vargas e foi realizado através da Associação Brasileira dos Transplantados (ABTx), Central Estadual de Transplantes do Piauí e Associação dos Pacientes Renais do Piauí (APREPI), contando também com o apoio da Unimed Teresina.

Projeto Jornada Asas do Bem (Foto: Victória Cardoso / Portal AZ)

A palestra foi conduzida pelo publicitário Alexandre Barroso, de 60 anos, que contou toda a sua história de luta pela vida depois de três procedimentos de transplante, sendo eles dois de fígado e um de rim. 

Bancada composta durante palestra (Foto: Victória Cardoso / Portal AZ)

Além da importância sobre a doação, Barroso enfatizou também o papel da aviação para os transplantes. A ação é uma extensão do Asas do Bem, programa lançado em 2014 pela ABEAR que aborda a importância do transporte aéreo gratuito de órgãos realizados pelas empresas aéreas desde 2001.

Público visitante da Jornada (Foto: Victória Cardoso / Portal AZ)

Ao Portal AZ, Alexandre Barroso falou sobre o avanço do Brasil em relação aos transplantes de órgãos e cita o Piauí que ainda possui um baixo índice de doadores. “Hoje o Brasil é  a segunda ou terceira maior referência em transplantes do mundo . Há uma evolução clara e grande no Brasil. Já no Piauí nós percebemos que ainda há uma dificuldade, a gente sabe que tem uma recusa de 80% para o sim da doação de órgãos, e é tudo uma questão de informação. É preciso que a gente leve essa informação, fale sobre a doação de órgãos em casa. Então a nossa campanha vem com o tema: Por favor, fale sobre doação de órgãos com sua família”, diz o publicitário.

Publicitário Alexandre Barroso e Marcelo Gomes (Foto: Victória Cardoso / Portal AZ)

Lançada em 2018, a Jornada Asas do Bem já passou por 14 estados e o Distrito Federal, reunindo cerca de 3,4 mil pessoas em eventos realizados por hospitais, centrais de transplante e iniciativas sociais.

Comente

Pequisar