COI reitera apoio a games que simulam esportes tradicionais: "Grande potencial"

Entidade tem visão de que jogos de simulação esportiva estão cada vez mais físicos com ajuda de recursos como realidade virtual e aumentada. Saúde física e mental é ponto de discussão

Por Globo Esporte,

Mais uma vez o Comitê Olímpico Internacional (COI) demonstrou ver com bons olhos os eSports que simulam esportes tradicionais. Em comunicado depois do 8º Olympic Summit, reunião dos líderes do Movimento Olímpico, realizada na semana passada, a entidade declarou que games que replicam esportes tradicionais possuem "grande potencial", principalmente por causa de recursos como a realidade virtual e aumentada. O COI também indicou que vai adotar uma "abordagem dupla" em relação ao esporte eletrônico, atendendo não só games de simulação esportiva como também a saúde dos pro players dos "outros jogos eletrônicos".


Membros do COI reunidos no 8º Olympic Summit em Lausanne, na Suíça — Foto: Divulgação / COI

- Em relação a jogos eletrônicos de simulação de esportes, a Cúpula enxerga grande potencial para cooperação e sua incorporação no movimento esportivo. Vários simuladores de esportes estão se tornando cada vez mais físicos graças à realidade virtual e aumentada que replicam os esportes tradicionais - diz a declaração do COI.

No Olympic Summit, o COI discutiu um relatório do presidente do Esports and Gaming Liaison Group, David Lappartient (também presidente da União de Ciclismo Internacional), com recomendações para promover os esportes e valores olímpicos nos eSports. Outra vez a entidade encorajou as federações internacionais a considerar como gerenciar as formas virtuais do respectivo esporte e a explorar oportunidades com as desenvolvedoras e produtoras de games.


Pedro Resende, um dos melhores jogadores brasileiros de FIFA, simulador de futebol da EA Sports — Foto: Divulgação / M10

O COI também fez questão de apontar a necessidade de um regime que preze pela saúde física e mental dos pro players, mais do que apontar, no momento, quais games especificamente consideraria ou não para o movimento olímpico.

- Em relação a outros jogos eletrônicos, a Cúpula concluiu que, neste estágio, o movimento esportivo deve focar nos jogadores e nos gamers em vez de games específicos. Esse foco em indivíduos deve promover a participação no esporte e seus benefícios assim como um estilo de vida saudável em todos os níveis, incluindo um modelo de gestão de saúde para competidores de elite de esports abrangendo tanto saúde física quanto mental.

Desde o ano passado, o COI vem flertando com mais intensidade com os eSports. A IEM Pyeongchang de StarCraft II, vencida pela canadense Sasha "Scarlett", teve apoio da entidade, sendo disputada dias antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang 2018. No entanto, o presidente do COI, Thomas Bach, já fechou as portas para games violentos, apesar de não determinar quais eles seriam.

Comente

Pequisar