Dor nas costas: exercícios de flexibilidade para prevenção e tratamento

Fisiologista explica estudo e mostra um treino que pode ajudar nas dores lombares

Por Globo Esporte,

Entre fevereiro e maio deste ano, a expressão “dor nas costas” bateu o recorde no número de buscas do Google. E a existência de dor nas costas pode prejudicar severamente a qualidade de vida, podendo ser até mesmo incapacitante. Conforme já abordamos anteriormente na nossa coluna, exercícios que trabalham a mobilidade sobre a estabilidade são bastante eficazes para prevenir e tratar dores lombares. Mais recentemente, um estudo publicado por pesquisadores coreanos ressaltou a importância de, para se obter melhores resultados, trabalhar também a flexibilidade torácica. 

Exercícios de flexibilidade são capazes de atuar sobre a dor nas costas de maneira eficaz(Foto: Acervo pessoal)

 

O estudo

 

Os pacientes avaliados no estudo foram divididos em dois grupos e foram submetidos a quatro semanas de tratamento fisioterápico para redução da dor. Porém, o grupo A realizou exercícios complementares de estabilização (isométricos) lombar, enquanto o grupo B realizou exercícios para melhorar a flexibilidade torácica.

Após as quatro semanas, ambos os grupos apresentaram melhora da dor, mas o grupo que realizou os exercícios de flexibilidade apresentou uma melhora mais significativa do quadro doloroso, reduzindo a ativação neural e a compensação lombar e melhorando os indicadores de depressão e incapacidade física.

Esses resultados são bastante interessantes, pois mostram que os exercícios de flexibilidade são capazes de atuar sobre a dor de maneira eficaz, podendo ser usados mesmo nos momentos iniciais do tratamento, quando o quadro de dor está tão exacerbado que impossibilitam a realização de exercícios de fortalecimento. 

Comente

Pequisar