Pedro Laurentino propõe criação de passe livre para desempregados e diz que SUS precisa ser ampliado

Portal AZ inicia uma série de entrevistas com candidatos à PMT

Por Vitória Pilar,

O Portal AZ iniciou nesta terça-feira (20) uma série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Teresina. O primeiro candidato entrevistado foi Pedro Laurentino, filiado ao partido Unidade Popular (UP). Entre as propostas apresentadas, a criação de um passe livre para desempregados na capital e ampliação do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Pedro Laurentino propõe criar passe livre para desempregados (Foto: Marcelo Gomes / Portal AZ)

Laurentino é funcionário público, poeta e sindicalista. Concorrendo à PMT pela primeira vez, o candidato se classificou como um homem do povo, que vê na política uma forma de resgatar às dignidades mínimas da população teresinense. A vontade de ingressar na vida política surgiu em um movimento estudantil. 

“Foi no movimento que tive as primeiras noções de amor à liberdade e ódio à injustiça. Sou um cidadão do mundo, escolhi meu lado da história, que é o lado do povo, dos oprimidos e de quem precisa de justiça”, declarou. 

Pedro Laurentino informou que suas motivações em se candidatar vai em busca de garantir às necessidades da população mais pobre de Teresina, que segundo ele, não é abraçada pela atual gestão e a maioria dos candidatos. 

“Porque não entrar na política? Temos um povo sem perspectiva. Temos nossa população lotando bancos para ter acesso ao auxílio emergencial, pedindo esmolas no sinal e a compaixão das pessoas. Não dá para olhar para isso e dizer: “não vamos nos meter”. Temos que nos meter, sim”. Há candidatos com campanhas milionárias e isso é um desrespeito à população empobrecida. Precisamos de gente na política que pega ônibus, que come no bandeijão, estudantes, professores. Nossa visão de política é essa: fazer uma política com a cara do povo. É hora de votar em gente que tem sua cara, que tem a sua história e vive às suas realidades”, declarou.

"O transporte da cidade não funciona para a população pobre" (Foto: Marcelo Gomes / Portal AZ)

Sobre seu projeto político para Teresina, Pedro pontuou que cerca de 1/3 da população da capital vive com R$ 14 por dia e 33 mil famílias não têm moradia, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE).  Ele frisou que entre os principais problemas a serem solucionados em sua gestão, caso seja eleito, é abraçar a qualidade de vida dos teresinense de forma conjunta. 

“Tem gente sem casa e casas sem gente, onde no Centro da cidade tem duas mil casas vazias. O transporte da cidade não funciona para a população pobre. A prefeitura vende uma ideia de educação perfeita, mas pretendemos universalizar à escola em tempo integral, tirando jovens da marginalidade. Quando à segurança, tem que dar ao povo formas de sobreviver. Essa política repressiva não surgiu efeito, nem em Teresina e nem no Brasil”, detalhou Laurentino. 

Propostas 

O candidato da UP aproveitou o momento para destacar a situação da saúde pública em Teresina e citou propostas para sua pasta governamental. “O SUS minimizou os efeitos da pandemia da covid-19. Ele merece ser reforçado e ampliado. E claro, um projeto de saúde preventiva, que proteja à população, que traga uma proposta de saneamento básico universal”, explicou. 

Caso seja eleito, Pedro Laurentino afirmou que sua primeira proposta para à capital será fornecer passe livre para estudantes e desempregados. “Iremos decretar o passe-livre para os estudantes e desempregados para que eles possam circular no transporte público. Além de construir um conselho municipal que traga autonomia para os usuários do transporte de forma gratuita, sem cobranças”, disse. 

“Só produz para os ricos”, diz candidato sobre atual gestão 

Indagado sobre a atual gestão, Laurentino relatou que o prefeito Firmino Filho (PSDB) falhou com a população ao não fornecer direitos a juventude. O sindicalista destacou que a gestão tucana está há muito tempo no poder. 

“O povo não tem acesso à cidade e isso é responsabilidade da prefeitura. O prefeito é um capacho do Setut. Ele produz sua gestão para a parte mais rica da população, ficando em uma posição de omissão quanto ao emprego da população. Prefeito não é gerente, é político. Temos jovens trabalhando como motoristas de aplicativo, sem direitos, é a nossa juventude e eles não tem direitos básicos. A prefeitura deve se inserir dessa briga e ajudar a organizar a população lhe dando garantias. É uma gestão de 35 anos que já cansou. Precisa ser oxigenada”, criticou.

Sobre concorrentes 

Questionado pelo Portal AZ sobre qual candidato não deve ser eleito, Laurentino detalhou que o projeto político de Kleber Montezuma, do PSDB, é o que menos abraça às necessidades da população. Ele pontuou à falta de assistência da prefeitura quanto aos professores durante a gestão do atual prefeito, Firmino Filho.

“O ‘grosso’ dos candidatos não representam o povo. Eu acredito que quem não deva ser escolhido de forma alguma é o Kleber Montezuma, na minha opinião. Ele é a afirmação de uma política que não deu certo, é uma arrogância à coisa pública, no despreparo e desrespeito aos professores que nunca receberam ao que lhe é de direito”, finalizou.

Comente

Pequisar