Beneficiários reclamam do bloqueio desordenado de cartões Passe Livre em Teresina

O SETUT, durante reunião nesta terça-feira (21), se comprometeu a realizar o desbloqueio dos cartões

Por Victória Cardoso,

Beneficiários reclamam de recorrentes bloqueios do cartão Passe Livre para pessoas com deficiência em Teresina. O problema vem causando transtorno para as famílias que precisam se deslocar dentro da cidade, principalmente com crianças autistas.

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) realizou uma reunião nesta terça-feira (21) para conversar com usuários e explicar as causas dos bloqueios.

Famílias durante a reunião nesta terça-feira (21) (Foto: Divulgação / Semcaspi)

O secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, afirmou que ficou surpreso com o crescimento repentino no número de cartões de pessoas com deficiência bloqueados na capital. “Foi uma reunião proveitosa porque tivemos um resultado imediato. O número de bloqueios de cartões Passe Livre de pessoas com deficiência cresceu de forma assustadora, mas o Setut teve a sensibilidade de firmar o compromisso do desbloqueio desses cartões e estudar o que está acontecendo”, explica o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.

Dezenas de mães de crianças com deficiência estiveram presentes na reunião relatando que o sistema do SETUT está bloqueando os cartões de forma desordenada.  “Foi importante escutar as mães sobre o que está acontecendo. O SETUT, em sua função, faz a fiscalização do uso devido ou não do cartão Passe Livre. Quando nós recebemos essa demanda de reclamações desses bloqueios, nós tivemos a iniciativa de fazer o desbloqueio. Lógico que vamos averiguar o que ocorreu”, afirmou Regina Cristina, coordenadora executiva do SETUT.

Na reunião também estiveram presentes os representantes da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (ADEFT), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB-PI), e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Teresina (CONADE-TE).

“Nós demonstramos a necessidade que existe para resolução do problema e o SETUT se comprometeu em ajudar. Essa é a primeira de várias reuniões que ainda vão acontecer para que nós possamos aperfeiçoar o sistema e evitarmos problemas como esse no futuro”, afirmou Antenilton Marques da Silva, conselheiro do CONADE-TE.

*Com informações da Semcaspi

Comente

Pequisar