Coronavírus: Guarda Municipal fecha mais de 200 estabelecimentos em Teresina

Nesta segunda (23) a GCM vai intensificar a fiscalização no centro comercial da cidade

Por Marcelo Gomes,

Garantindo o cumprimento do decreto que estabelece medidas de prevenção contra o coronavírus, a Guarda Municipal (GCM) fechou neste sábado (21), 214 estabelecimentos que estavam abertos irregularmente em Teresina.

Guarda Municipal fecha mais de 200 estabelecimentos em Teresina (Foto: Semcaspi)

De acordo com o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, a GCM faz parte do grupo de serviços essenciais de segurança à população e as equipes estão atuando junto com a Polícia Militar do Piauí, fazendo o patrulhamento ostensivo para orientar à população sobre a necessidade de isolamento como forma de evitar a proliferação do vírus.

“O plantão vai continuar por todos esses dias, para que as pessoas compreendam a necessidade de cumprimento do decreto municipal. Nós disponibilizamos dois telefones para que o cidadão possa denunciar qualquer estabelecimento que estiver aberto irregularmente e descumprindo a decisão. A Guarda Municipal vai colaborar com a vistoria e buscar uma forma de impedir a propagação do vírus na cidade”, disse o secretário.

Como não teve suas atividades paralisadas por conta do Covid-19, a GCM vem adotando uma série de medidas para garantir a proteção não só do cidadão, como de seus agentes. Desde a semana passada, a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) disponibilizaram várias garrafas de álcool gel, luvas e máscaras para que sejam usadas durante o patrulhamento ostensivo.

“Cada guarda recebe, no início do seu plantão, um vidro cheio de álcool gel, duas máscaras e luvas para garantir a sua segurança durante o patrulhamento ostensivo. Além disso, nós liberamos as guardas que estão grávidas por estarem no grupo de risco e explicamos a necessidade de distanciamento físico um do outro para evitar qualquer possibilidade de contagio da doença”, explicou Lorena Silva, agente do comando da Guarda Civil Municipal.

Na próxima segunda-feira (23), a Guarda Municipal vai intensificar a fiscalização no centro comercial da cidade, para garantir o cumprimento do decreto que foi assinado pelo prefeito Firmino Filho.

Saiba como denunciar

Entre as outras medidas emergenciais adotadas pelo município, a Prefeitura de Teresina disponibilizou o número 153 e (86) 3215-9317 para recebimento de denúncias por parte da população.

Matéria relacionada:

Em prevenção ao coronavírus, Firmino Filho suspende atividades econômicas em Teresina

Comente

Pequisar