Pandemia do coronavírus: Guarda Municipal fecha 521 estabelecimentos

Locais estavam funcionando de forma irregular depois de decreto da prefeitura

Por Renayra de Sá,

A Guarda Municipal de Teresina interditou 521 locais que estavam funcionando irregularmente, após o decreto municipal 19.540 que estabeleceu a suspensão das atividades comerciais, industriais e de serviços na capital. 

Pandemia do coronavírus: Guarda Municipal fecha 521 estabelecimentos (Foto: Semcaspi)

A agente do comando da GCM, Lorena Silva, afirmou que o órgão vem recebendo cerca de 15 denúncias a cada 10 minutos. “Se antes recebíamos cinco chamadas por dia, com essa situação pandêmica elas passaram para quase 300 por dia.Temos no mínimo uma equipe por zona e estamos atendendo a todas as solicitações que recebemos”, disse. 

O secretário municipal da Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Samuel Silveira, declarou sentimento de angústia devido ao fato de algumas pessoas não terem ainda compreendido a situação grave em que a cidade se encontra em razão da pandemia de coronavírus.

“A ação vem ao encontro do enfrentamento ao coronavírus e nos deixa muito angustiados ver que algumas pessoas ainda não têm dimensão desse problema. Estamos fazendo valer a proibição de aglomerações e dos decretos, tanto municipal quanto estadual”, assegurou. A previsão é de que haja um patrulhamento mais intenso ainda no centro da capital.

Lorena explicou ainda que o aumento das demandas trouxe novas organizações de escala e novas preocupações sanitárias para o órgão, tais como: as viaturas estão sendo higienizadas com frequência e todos os agentes foram aparelhados com luvas, máscaras e álcool em gel. “Reestruturamos nossa troca, mudamos nossa logística e adaptamos o serviço, tudo pelo bem do cidadão, sem deixar de lado a segurança dos guardas”, pontua Lorena.

O que é permitido

Segue permitido o funcionamento de setores administrativos de alguns estabelecimentos, desde que seja realizado remoto e individualmente. Farmácias, supermercados e os serviços de saúde permanecerão abertos, assim como os deliverys. Os postos de gasolina deverão funcionar das 7h às 19h, com a suspensão do funcionamento das lojas de conveniência localizadas nesses locais. 

“Pedimos a colaboração da população, que deve evitar frequentar lugares que não têm uso essencial. A Guarda Municipal está contribuindo para que se perca a menor quantidade de vidas possíveis, mas também precisamos que o cidadão faça sua parte”, finalizou Lorena.

Denúncias

As denúncias podem ser feitas através dos canais disponibilizados pela Semcaspi, como os telefones 153 e o (86) 3215-9317. A população pode ainda entrar em contato diretamente com o whatsApp da Guarda Municipal, por meio do número (86) 99438-0254.
 

Comente

Pequisar