Prefeito anuncia três decretos de combate à pandemia em Teresina

Os documentos devem ser assinados e publicados nos próximos dias

Por Fernanda Gil Lustosa,

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, deve assinar nos próximos dias três decretos para reforçar as medidas de combate ao novo coronavírus. 

Prefeito anuncia três determinações de combate ao Covid-19 em Teresina (Foto:Lucas Sousa/Portal AZ)

A primeira medida de prevenção ao Covid-19 anunciada pelo prefeitura é de que os estabelecimentos comerciais, industriais, de prestação de serviços, órgãos e instituições públicas com funcionamento permitido conforme o Decreto Nº 19.548 deverão, a partir de agora, obrigatoriamente, realizar testes de diagnósticos para Covid 19 nos seus trabalhadores e servidores.

Segundo o documento, fica determinada a obrigatoriedade da realização de testes de diagnósticos homologados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para a Covid-19 nos trabalhadores da iniciativa privada e nos servidores do serviço público que estejam no exercício de suas funções e atividades nos seus respectivos locais de trabalho. Aqueles colaboradores que estejam desempenhando suas funções nas suas residências ou no sistema de teletrabalho não necessitarão serem testados.

A segunda medida de combate ao coronovírus é a proibição de comercialização de eletrônicos, eletrodomésticos e produtos de vestuários nos supermercados, hipermercados e estabelecimentos congêneres, além da obrigatoriedade de realização de testes nos trabalhadores dos serviços em funcionamento na capital.

O terceiro decreto anunciado no final de semana trata sobre autorização do funcionamento dos estabelecimentos que prestam serviços de saúde em Teresina. O Decreto segue recomendações do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI) e autoriza, entre outros serviços, atendimentos clínicos ou cirúrgicos em situação de urgência e emergência em qualquer especialidade médica ou local de atendimento (hospital, pronto atendimento, clínica e consultório).

Paralelo a isso, a PMT vem realizando testes por meio de pesquisa sorológica. Neste domingo, (10), a quarta etapa da pesquisa de investigação sorológica para conhecer a situação da pandemia do novo coronavírus na capital foi encerrada. Teresina é a primeira cidade do Brasil a ter essa série de pesquisas e, até a terceira etapa, 2.700 pessoas haviam sido testadas.

Cresce os números de casos confirmados de Covid-19 em Teresina

O número de casos da Covid-19 em Teresina continua subindo. Mais 31 pessoas foram confirmadas com o novo coronavírus nas últimas 24 horas. Segundo o boletim diário da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), a capital possui 786 casos de Covid-19 e 22 óbitos pela doença.

Para Francisca Rodrigues, do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE) da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, esses números estão crescendo por conta da baixa taxa de isolamento social.

“Para reverter o quadro, precisamos novamente aumentar o percentual de isolamento na cidade inteira, só assim teremos como reduzir o número de pessoas contaminadas. É imprescindível que os teresinenses evitem sair às ruas e se mantenham em casa o máximo possível”, alertou.

Matérias relacionadas:

Novo decreto obriga estabelecimentos a fazer testes de Covid-19 em trabalhadores

Prefeitura proíbe vendas de produtos considerados não essenciais em supermercados

Governo e Prefeitura definem normas para reabertura de consultórios médicos

Comente

Pequisar