Abastecimento de água será suspenso na zona Leste para instalação de unidade de bombeamento

O desligamento programado foi anunciado pela empresa Águas de Teresina

Por Fernanda Gil Lustosa,

A zona leste de Teresina terá o serviço de água interrompido a partir desta terça-feira (26) para a implantação de um novo booster – unidade de bombeamento. Segundo a concessionaria Águas de Teresina, o sistema irá beneficiar mais de 170 mil teresinenses em cerca de 30 bairros.

Zona leste de Teresina ficará sem água por 24 horas para manutenção (Foto:Divulgação Ascom)

De acordo com o cronograma da obra, o fornecimento de água será interrompido as 21 horas desta terça-feira, com  previsão de conclusão do serviço no início da manhã da quarta-feira (27) e, após isso, o retorno seja gradativo do abastecimento da região. 

“Em caráter preventivo, a Águas de Teresina informa que para viabilizar a interligação dos novos equipamentos à adutora. O incremento será de 830 mil litros de água a mais, a cada hora, beneficiando em especial os bairros localizados no extremo da zona Leste. O valor do investimento é de aproximadamente R$ 4,9 milhões.”, diz a empresa.

O desligamento programado foi anunciado pela empresa Águas de Teresina (Foto:Divulgação Ascom)

A orientação da empresa é que os moradores reservem água e que uso seja racional para as atividades essenciais do dia a dia. Além da falta de água, o trânsito também sofrerá alteração no sentido Norte/ Leste da Avenida Universitária durante a obra. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) vai orientar condutores na região.

Vazamentos na região

A atual unidade de bombeamento, instalada na avenida Universitária, apresentou redução de desempenho por conta de vazamentos de água que aumentaram significativamente nos últimos dias, o que poderia prejudicar o fornecimento na zona Leste. Para garantir o pleno abastecimento e conferir maior segurança para a operação, a concessionária antecipou a entrega do novo booster, que contará com três bombas de capacidade de vazão de 3,6 milhões de litros por hora. 

Adutora da zona leste rompeu em 9 de abril (Foto: Redes Sociais)

“Estamos cientes que esse é um momento delicado, no qual a água se faz imprescindível para as atividades de higiene. Avaliamos minuciosamente a situação e concluímos que é mais seguro iniciar a operação da nova unidade de bombeamento, que conta com tecnologia de ponta e confere segurança operacional e aumento em 30% na capacidade de distribuição”, explica o diretor executivo da Águas de Teresina, Diego Dal Magro. 

O sistema responsável por abastecer a zona Leste vem passando por uma ampla requalificação com a substituição e instalação de novas bombas, readequação dos quadros elétricos, além da perfuração de poços e implantação de duas novas adutoras, que totalizam 13,6 km de extensão e reforçam a distribuição. 

Matéria relacionada:

Nova unidade de bombeamento deve aumentar em 30% a distribuição de água na zona Leste

Adutora rompe e causa alagamentos em casas e ruas na zona Leste de Teresina

*Com informações da Ascom

Comente

Pequisar