Feriado de Corpus Christi é antecipado para próxima sexta-feira em Teresina

O pedido foi aprovado na manhã desta quarta-feira (27) pela Câmara Municipal

Por Victória Cardoso,

A Câmara Municipal de Teresina aprovou nesta quarta-feira (27) a antecipação do feriado de Corpus Christi para sexta-feira (29). No calendário, a data é comemorada em 11 de junho. O projeto foi enviado pelo prefeito Firmino Filho ontem. 

Teresina foi uma das primeiras capitais do país a adotar a estratégia de antecipação de feriados para ampliar os índices de isolamento social. Com isso, foi possível observar que durante os fins de semanas e feriados, há uma redução na circulação de pessoas e, consequentemente, um aumento no percentual de isolamento.

A medida faz parte do conjunto de ações da Prefeitura para elevar os índices de isolamento social e diminuir a disseminação do novo coronavírus na capital (Foto: Governo do Estado)

Na última sexta-feira (22), quando foi antecipado o feriado de Nossa Senhora da Conceição, o índice de isolamento social chegou a quase 50%, um número elevado comparado aos dias úteis que geralmente registram taxas na casa dos 44%.

Firmino Filho afirma que o mundo enfrenta uma crise sem precedentes na história da humanidade e que a pandemia provocou mudanças na saúde, economia, ciência, tecnologia e até na área cultural. 

“Nesse contexto, o Município de Teresina vem adotando um conjunto de medidas, de caráter temporário, com finalidade de prevenção e enfrentamento da crise de saúde pública, e suas repercussões na vida das pessoas, em especial na área social e econômica”, disse o prefeito.

O gestor ressalta que, conforme estudos técnicos e científicos que definem as características e comportamento do vírus, as medidas necessárias para proteger a população do contágio e desacelerar a taxa de contaminação, evitando o colapso do sistema de saúde, são aquelas relacionadas ao isolamento social e a redução drástica da circulação de pessoas.

“Nas últimas semanas o contágio de pessoas por Covid-19 na capital atingiu um nível exponencial, fazendo com que houvesse um aumento considerável no número de casos de pessoas infectadas, e esse aumento está acompanhado de uma redução na taxa de isolamento. Assim, o projeto de lei objetiva, logo neste período crítico do vírus em nossa cidade, reduzir ao máximo possível o número de pessoas trabalhando ou circulando nas repartições públicas, no comércio, enfim, na cidade de Teresina”, reforça Firmino Filho.

Casos em Teresina

O boletim epidemiológico desta terça-feira (26) aponta um novo recorde no registro de óbitos por Covid-19 em Teresina: foram 10, nas últimas 24 horas.

De acordo com informações da Fundação Municipal de Saúde juntamente com a Secretaria da Saúde, foram registrados 69 novos casos de Covid-19. A capital totaliza 1.890 pessoas infectadas com o novo Coronavírus e 66 mortes decorrentes dessa infecção.

Entre os óbitos ocorridos nesta terça-feira (26) estão um homem de 63 anos, sem comorbidades, residente na zona Norte de Teresina, que estava internado no Hospital Getúlio Vargas e um homem de 59 anos, também sem comorbidades, residente na zona Sul, que estava internado no Hospital do Parque Piauí.

Houve também registro de óbitos ocorridos na segunda-feira (25), mas só notificados na terça-feira: uma mulher de 82 anos, com hipertensão arterial e diabetes, residente na zona Norte, que estava internada no Hospital Mariano Castelo Branco; um homem de 69 anos, com doença cardiovascular, morador da zona Leste, internado no Hospital Getúlio Vargas; uma mulher de 67 anos, com hipertensão arterial e diabetes, que residia na zona Norte e estava internada em hospital particular; e um homem de 69 anos, com diabetes e doença cardiovascular, residente na zona Leste e que estava internado em hospital privado.

Matéria relacionada:

Recorde: Piauí registra 15 óbitos por coronavírus em 24 horas; casos confirmados sobem para 3966    

Comente

Pequisar