Prorrogação de isolamento social provoca fechamento de estabelecimentos comerciais em Teresina

Nas últimas 24 horas, duas grandes empresas fecharam definitivamente as portas

Por Marcelo Gomes,

Há três meses o Piauí cumpre o isolamento social como medida de prevenção à covid-19. Estabelecimentos não essenciais fecharam as portas e empresários vivem uma incerteza sobre a retomada das atividades econômicas. A prorrogação da quarentena até 06 de julho no estado provocou o fechamento de mais duas grandes empresas em Teresina: uma academia de luta e um restaurante, ambos na zona Leste da capital.

Empresário anuncia fechamento da academia 'Clube da luta' (Foto: reprodução Facebook)

Sem previsão para a retomada da economia, milhares de empresários estão tendo que demitir seus funcionários e suspender contratos. Um dos atingidos pela crise econômica provocada pela pandemia é o empresário Luciano Carvalho, proprietário da academia de artes maciais ‘Clube da Luta’. O local funcionava há dez anos no bairro de Fátima e começou como um projeto no quintal de casa e já atingiu até 300 alunos.

"Não tenho mais como manter", disse o empresário Luciano Carvalho (Foto: reprodução Instagram)

Em ano de expansão, o investimento foi surpreendido pela pandemia e após 100 dias, Luciano Carvalho resolveu fechar o estabelecimento devido aos débitos acumulados. Em entrevista ao Portal AZ, Luciano informou que no local havia seis professores que trabalhavam em sistema de parceria, recebendo diretamente um percentual dos alunos. Entre as dificuldades destacadas, o aumento do aluguel do estabelecimento e a prorrogação dos decretos do Governo do Estado, que, segundo ele, foi o start para o fim da academia. 

"A decisão foi tomada após 100 dias fechados e sem perspectiva. A gente foi uma das primeiras a parar, provavelmente será uma das últimas a reiniciar e a cada dia que passa a bola de neve aumenta. Nosso projeto era inicialmente 15 dias de quarentena, dava para segurar, mas começou prorrogação, prorrogação e não acredito que a gente vá voltar agora no final do mês como prometido. O meu aluguel é caríssimo. A cada prorrogação de prazo, aumenta meu débito e hoje estou com mais de 20 mil reais só de aluguel atrasado. Então não tenho mais como manter", desabafou. 

Restaurante Poco Loko também fechou as portas em definitivo (Foto: reprodução)

Outra empresa que anunciou o fechamento de suas portas, em definitivo, foi o restaurante Poco Loko Gastrobar, localizado na Avenida Homero Castelo Branco, zona Leste de Teresina. Em postagem divulgada nas redes sociais, a administração do restaurante afirmou que a atual conjuntura de crise no país, decorrente da pandemia da covid-19, tornou inviável a continuidade do negócio local. 

Nota divulgada pelo restaurante nas redes sociais (Foto: reprodução Instagram)

“É com uma imensa tristeza que o Poco Loko Gastrobar anuncia o encerramento de suas atividades! A atual conjuntura inviabiliza a continuidade do negócio e desestimula o desenvolvimento do empreendedorismo em nosso país!”, publicou. 

Ainda na postagem, a direção do restaurante relatou que houve um descaso por parte do Poder Público para com a classe empresarial, responsável pela geração de grande parte dos empregos e da renda do Brasil.

“Os governos federal, estadual e municipal são responsáveis pelo abandono que atinge quem gera emprego e renda nesse país. Deixamos aqui nossos sinceros agradecimentos a todos aqueles que fizeram parte da nossa história! Desejamos boa sorte a todos nós e que um dia possamos viver em um Estado onde a honestidade e o trabalho duro sejam de fato respeitados! ¡Adiós!". 

Prorrogação do decreto também atingiu a rede hoteleira

Na última segunda-feira (22), o empresário Bob Ziegert anunciou que irá transformar o seu empreendimento, Bobz Boutique Resort em condomínio fechado. Segundo o empresário, a falta de previsibilidade para o retorno das atividades econômicas no Piauí foi um dos motivos para essa mudança. 

Empresário Bob Z anuncia fechamento de resort no Piauí (Foto: reprodução Instagram)

Em vídeo, divulgado nas redes sociais, Bob lamentou a prorrogação do decreto de quarentena no Piauí. Ele alegou que já havia se preparado para uma possível retomada das atividades e investiu em treinamentos com equipes de fora do estado, para os funcionários se adequarem aos novos protocolos de higienização e segurança durante a pandemia da covid-19.

Por decreto, o Piauí permanece em isolamento social até o dia 6 de julho, data em que será feito um novo pronunciamento do governador. Por isso, até essa data, ficam proibidos de funcionar serviços não essenciais. O setor da construção civil, assim como saúde e indústria, serão os primeiros a retomar as atividades, em data ainda a ser divulgada pelo Governo do Estado. Enquanto isso, os setores aguardam a análise dos protocolos que serão essenciais para a retomada das atividades.

Matérias relacionadas:

Governador Wellington Dias prorroga isolamento social até 6 de julho no Piauí

Sem definição de reabertura, empresário Bob Z anuncia fechamento de resort no Piauí    

Comente

Pequisar