Nova fase de reabertura das atividades econômicas começa nesta segunda-feira no Piauí

Estão autorizados a reabrir, segundo decreto estadual e municipal, as clínicas de estética, os salões de beleza e corretoras, dentre outros

Por Fernanda Gil Lustosa,

A partir desta segunda-feira (10) ocorre uma nova fase de reabertura de setores da economia em todo o Piauí. As atividades estavam suspensas deste o início da pandemia do novo coronavírus. Estão autorizados a reabrir, segundo decreto estadual e municipal, as clínicas de estética, os salões de beleza e corretoras, dentre outros. 

Mais setores são autorizados a reabrir nesta segunda no Piauí (Foto: Rômulo Piauilino / PMT)

De acordo com os decretos, todos os estabelecimentos autorizados a reabrir nesta fase deverão atuar em turno único de trabalho de seis horas consecutivas por dia, além de seguir protocolos de segurança, com redução de trabalhadores, distanciamento social, uso de máscara, testagem dos funcionários, bem como cumprir as demais regras estabelecidas.

Vão poder funcionar a partir de hoje:

  • Seguros e serviços relacionados: envolve atividades e corretoras de seguro, previdência;
  • Administração pública, defesa e seguridade social:
  • Atividades administrativas e serviços complementares: atividades de seleção de mão de obra e fornecimento de recursos humanos para terceiros, teleatendimento;
  • Informação e comunicação: atividades de serviços de tecnologia da informação, cinematográficas, atividades de rádio e de televisão, gravação de som e edição de música, telecomunicações;
  • Atividades de serviços pessoais: envolve clínicas de estética e similares, cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza, outras atividades de serviços pessoais.
  • Shopping da Cidade

Interdição de ruas

Por conta do retorno dessas atividades, a interdição de ruas no Centro de Teresina deverá ser reduzida. Anteriormente, as restrições eram no perímetro das ruas Desembargador Freitas, David Caldas, Paissandu e Avenida Maranhão. Nesta nova fase, as ruas Paissandu e David Caldas não estarão mais inclusas.

Ainda segundo a Prefeitura, apesar da redução do perímetro isolado, não serão alteradas as restrições de circulação de veículos nas vias interditadas. Com a interdição inicial, houve redução de 90% no tráfego na área interditada, permitindo a melhoria do distanciamento social.

Próxima etapa 

A segunda etapa da Fase 3, marcada para o dia 17 de agosto, prevê a reabertura de bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem entretenimento. Restaurantes a La Carte, prato feito, buffet sem autosserviço, restaurantes self-service, lanchonetes, cafeterias e similares também poderão reabrir. Esses estabelecimentos estão sujeitos a funcionamento mediante os protocolos específicos constantes no anexo do decreto Nº 19.922.

Matérias relacionadas:

Shopping da Cidade e outros setores são autorizados a reabrir nesta segunda-feira em Teresina

Firmino assina novo decreto que obriga empresas a fornecerem máscaras para funcionários

Piauí ultrapassa 60 mil infectados e chega a 1.503 óbitos pelo novo coronavírus

Comente

Pequisar