Teresina registra aumento de emprego e renda nos cinco primeiros meses de 2021

Números são divulgados mensalmente e têm por base as contratações de empregos formais

Por Redação do Portal AZ,

Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que Teresina registrou aumento do nível de emprego e renda nos cinco primeiros meses do ano de 2021. Esses números são divulgados mensalmente e têm por base as contratações de empregos formais.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC) realizou comparativos entre os meses de janeiro a maio dos anos de 2020 e 2021 e revelou que no ano de 2020, durante esse período, foi registrado um saldo de empregados e desempregados de – 9.047. já o período de janeiro a maio do ano de 2021 mostra que foi contabilizado o total de 5.234 novos empregos de carteira assinada.

Teresina registra aumento de emprego e renda nos cinco primeiros meses de 2021 (Foto: reprodução PMT)

“O ritmo de criação de emprego no mês de março foi um pouco menor em relação aos meses anteriores, por decorrência do aumento do número de casos da covid-19, o distanciamento social a prudência fizeram com que houvesse uma retração na geração de empregos, mas percebemos uma recuperação nesses números no mês de abril e mais expressiva ainda no mês de maio”, destaca o economista e gerente de planejamentos e projetos da SEMDEC, Fábio Camelo.

No acumulado de janeiro a maio de 2021, o setor do Comércio liderou no quesito criação de novos postos de trabalhos, com 1.979 pessoas empregadas em Teresina. Em seguida vem a Construção Civil com 1.013 pessoas e em terceira posição o Serviços, com 1.005 postos criados. Estes valores demonstram o saldo acumulado, que representa a relação entre admitidos e desligados por setor.

(Foto: reprodução PMT)

No mês de maio a capital chegou a um total de 191.098 pessoas com carteira assinada com um crescimento expressivo no segmento de serviços, com 53,6%, seguido do setor da construção civil com 27,7%, na terceira posição a indústria 9,5%, logo após o comércio 8,9% e finalizando com segmento agropecuário com 4%.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), para o segundo semestre deste ano, com o avanço da vacinação, diante do ambiente favorável espera-se crescimento mais sustentado da atividade econômica.

“No geral, a economia local tem se mostrado resiliente, influenciada por medidas de cunho nacional como a volta do auxílio emergencial, de cunho local por meio da atração de investimentos e políticas de fomento”, finaliza o economista.

Comente

Pequisar