Cadernos de prova do Enem já estão sendo distribuídos para os municípios

Os malotes foram enviados em três de outubro seguindo o cronograma do Ministério da Educação

Por Fernanda Gil Lustosa,

O Ministério da Educação montou uma megaoperação de logística e segurança para assegurar a chegada dos 10,3 milhões de provas aos 1.727 municípios de aplicação.  Segundo o ministro Abraham Weintraub, o material já foi impresso e metade já está a caminho dos destinos programados, incluindo as provas para o Piauí.

Coletiva com o Ministro Abraham Weintraub (Foto:Luciani Freire/MEC)

A primeira remessa, com 408 mil provas, saiu em 3 de outubro para os locais de mais difícil acesso, nos estados do Pará e Bahia. Outros malotes seguiram para Rondônia, Piauí, Pernambuco e Mato Grosso. Os materiais estavam sob a guarda do 4º Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro, em Osasco (SP).

Toda essa logística é acompanhada de perto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC e responsável pela aplicação do exame, e conta com 100 grandes parceiros. Entre eles estão:

A edição de 2019 conta com 5,1 milhões de inscritos, sendo São Paulo o estado com o maior número, 816.015 inscritos. Ao todo, serão 10.133 locais de provas e 147.565 salas de aula em todo o país.

Novidades em 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá aplicação digital a partir de 2020. No primeiro ano da novidade, a aplicação ocorrerá em modelo piloto. A implantação do Enem Digital será progressiva, com início no próximo ano e previsão de consolidação em 2026. Nada muda para os participantes inscritos em 2019. As primeiras aplicações digitais serão opcionais. Os participantes poderão escolher, no ato de inscrição, pela aplicação piloto no modelo digital ou pela tradicional prova em papel. No primeiro ano de teste, o modelo digital será aplicado para 50 mil pessoas em 15 capitais do país.

*Com informações do MEC

Comente

Pequisar