Adolescente inspira crianças e jovens com canal sobre heróis negros brasileiros

PH Côrtes conta com mais de 35 mil seguidores em canal do YouTube

Por Correio Braziliense,

Foi uma peça de teatro protagonizada por Taís Araújo e Lázaro Ramos que motivou o adolescente paulistano Pedro Henrique Côrtes, mais conhecido como PH Côrtes, a criar um dos principais canais sobre a história e a cultura negras do país. Ele tinha 13 anos quando assistiu a O topo da montanha, peça de Katori Hall centrada na última noite do ativista negro Martin Luther King Jr., assassinado em 4 de abril de 1968, em Memphis, nos Estados Unidos. “A curiosidade pelos líderes negros começou ali. A peça, obviamente, fala também sobre os direitos civis, o racismo e até mesmo o machismo. Ver pela primeira vez ao vivo dois ídolos meus da televisão, falando sobre aqueles temas, me impactou muito”, lembra o youtuber, hoje com 18 anos.

Adolescente inspira crianças e jovens com canal sobre heróis negros brasileiros (Foto: Divulgação /Cais Cultura)

Anos depois, lembrou-se disso ao sair da peça. A peça termina convidando o público a “passar adiante o bastão” da luta pela igualdade e pelos direitos civis. PH viu que uma forma de fazer isso seria transformando o canal de YouTube que havia criado um ano antes, como forma de superar a timidez, em um veículo para celebrar os líderes negros brasileiros. Surgia ali a hoje famosa série Meus heróis negros brasileiros, lançada em 2015, no Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro.

O primeiro herói escolhido para ter sua história contada foi Zumbi dos Palmares (assista abaixo). Depois vieram muitos outros, como a guerreira Dandara; os escritores Machado de Assis e Lima Barreto; o poeta Cruz e Sousa; Ruth de Souza, a primeira atriz negra em uma novela brasileira; o humorista trapalhão Mussum; a jornalista Glória Maria; e as cantoras Elza Soares e Alcione, entre outros. Ao longo dos anos o projeto incluiu outros temas e passou a abordar estilo de vida, autoestima, cultura pop e entretenimento, mas sempre tendo o protagonismo negro como mote principal. À medida em que crescia, o canal ganhou também quadros como Pergunte ao Ph, Ph indica e Preto news, esse último com o bordão “As últimas notícias do universo negro aqui, para vocês”.

Responsabilidade

Com isso, PH superou a marca de 35 mil seguidores e passou a influenciar milhares de crianças e jovens. “Esse espaço de influência foi construído de maneira muito orgânica. O canal foi crescendo e os vídeos, alcançando mais pessoas. Eu tive a experiência de ver a dimensão do meu trabalho quando fui a escolas e descobri que as crianças me tinham como referência”, conta. “Depois que você começa a entender o que significa ter várias pessoas lhe assistindo, você veste uma capa de compromisso e de responsabilidade”, completa PH, que, além do projeto solo em frente às câmeras, dirige o PlanAfros, em parceria com o cineasta Valter Rege, e contribui com diversos outros projetos, alguns por meio do #YouTubeBlack.

O influenciador destaca também a importância de valorizar os heróis e heroínas do cotidiano e os diferentes legados. “Não espere as pessoas morrerem para celebrá-las”, defende, citando a mãe, Egnalda Côrtes como uma das brasileiras negras que merecem reconhecimento. “Eu já quis desistir porque não via marcas trabalhando com publicidade para criadores de conteúdos como o meu. Até que uma mulher negra, que não estudou publicidade, mas tem prática na negociação, foi lá e fez: a minha mãe. Por meio de diversas iniciativas, ela fundou a primeira agência de criadores de conteúdo negro da América Latina. Enfatizo isso para que o leitor saiba que nossas histórias merecem ser contadas. Já apagaram muita coisa de quem veio antes de nós”, finaliza.

Comente

Pequisar