Pós-pandemia: Arquidiocese elabora protocolo para retorno gradual de missas em Teresina

Documento foi elaborado por comissão de líderes religiosos e o Ministério Público

Por Victória Cardoso,

A Arquidiocese de Teresina elaborou um protocolo com estratégias para a reabertura gradual das igrejas depois da pandemia de coronavírus. 

A sede da Arquidiocese de Teresina fica localizada no Centro Pastoral Paulo VI, na avenida Frei Serafim (Foto: reprodução/Google Maps)

Neste mês, a comissão composta pelo arcebispo, vigário geral, vigários forâneos, diáconos e dois leigos se reuniu com a promotora de justiça, Cléia Fernandes, onde destacaram os principais pontos a serem trabalhados na Arquidiocese para a reabertura gradual de paróquias, comunidades, dentre outros espaços de atendimento ao público.

Segundo o documento, a comissão ainda aguarda as novas orientações que possivelmente serão dadas pelo Governo do Estado e Prefeitura de Teresina para que as atividades retornem.  “Enquanto isso, esta comissão apresenta este pequeno protocolo que nos orienta, a partir de agora, para a abertura que virá. Nada, porém, é colocado em prática antes da devida autorização”, diz o documento.

O protocolo pede para que as igrejas organizem seus espaços físicos de forma que evitem aglomerações. A comissão também destaca o distanciamento mínimo de um metro, dado pela Organização Mundial de Saúde.

Fiéis durante a celebração da Santa Missa (Foto: Victória Cardoso / Portal AZ)

O documento recomenda que as secretarias façam o maior número possível de atendimentos por telefone ou online, e somente quando houver necessidade de atendimento presencial, que seja por meio de agendamento.

Ainda ressalta que todos os espaços devem ser higienizados frequentemente, respeitando o intervalo mínimo de 3h, além das portas e janelas permancerem abertas para uma maior ventilação. Também é recomendado que as igrejas sinalizem com adesivos a questão do distanciamento obrigatório.

A comissão deixa claro que é obrigatório o uso de máscara em todas as celebrações e no atendimento às pessoas, além da disponibilização do álcool em gel em todos os ambientes.

“Todas as pessoas que estão em grupo de risco, sejam orientadas a acompanhar as celebrações e outras atividades religiosas pelas redes sociais. A Sagrada comunhão nas missas seja dada aos fiéis somente em uma espécie (pão consagrado) e na mão do fiel. Mantenha-se também, no momento da fila da comunhão o distanciamento estabelecido pela OMS, como já tratamos neste documento”, destaca o protocolo.

Momento da comunhão (Foto: Victória Cardoso / Portal AZ)

Encontros de formação e espiritualidade na forma presencial devem permanecer suspensos até o controle da covid-19.

Nos últimos três meses, a Arquidiocese de Teresina vem seguindo todas as orientações da Organização Mundial da Saúde além dos decretos estaduais e municipais em relação ao isolamento social. 

“Reforçamos que a reabertura será de forma gradual e seguirá as orientações gerais da OMS e os decretos estaduais, municipais e da própria Arquidiocese”, finaliza o documento. 

Veja o documento:

Comente

Pequisar