Servidora é demitida depois de expulsar advogada de sala da OAB durante audiência

A advogada estava com seu cliente e uma testemunha quando foi interrompida

Por Fernanda Gil Lustosa,

(Atualizada às 15h)

Uma servidora da Ordem dos Advogados do Piauí (OAB-PI) foi demitida depois de expulsar a advogada Ravena Mendes da sala da OAB Office durante uma audiência por videoconferência na tarde desta quarta-feira (08). A advogada estava com o cliente e testemunha quando foi interrompida. 

As salas são escritórios compartilhados, voltadas ao peticionamento eletrônico, recepção, estacionamento e tem como objetivo facilitar o cotidiano do advogado para o pleno exercício da profissão, segundo a OAB. Ao Portal AZ, a advogada afirmou que o local foi reservado a partir de 14h30, mas quando foi por volta das 16h30 a funcionária entrou na sala e informou que o tempo tinha acabado. Depois de alguns minutos ela abriu a porta, desligou o ar-condicionado e saiu. 

Servidora é demitida depois de expulsar advogada de sala OAB Office em meio a audiência (Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ)

"Mesmo com tudo isso continuei minha audiência, foi quando eu percebi que sumiu tudo do meu computador, aí notei que tinham desligado a internet. Quando fui ver o que tinha acontecido e expliquei que ainda estava na audiência, que havia começado às 15 horas, fui respondida aos berros e com ignorância, afirmando que o horário já havia passado, que ela estava recebendo ordens e que eu teria que ir embora, não quis um acordo”, explicou.

Ainda segundo a advogada, a compreensão do Juiz da Segunda Vara criminal de Codó, Carlos Eduardo de Arruda Mont' Alverne e da secretária da Vara Suelen dos Santos França foram essenciais para que ela não perdesse todo o processo e a audiência.

“A secretária da Vara de Codó começou a me ligar, porque a audiência só poderia voltar quando eu retornasse e estavam todos esperando, Ministério Público, assessoria, dois réus presos, o juiz, defensor público e eu nesse desespero pedindo ajuda para resolver o problema. Então eu compartilhei a internet do celular para o meu computador e coloquei meu cliente e testemunha no carro. Nesse momento pude contar com a sensibilidade do juiz, que ao ouvir meu relato me deu trinta minutos para chegar em casa e recomeçar a audiência”, explicou.

Em nota a Ordem dos Advogados lamentou os fatos e afirmou que os responsáveis foram identificados e as medidas administrativas foram adotadas, através do desligamento da servidora. 

“Várias integrantes da diretoria se manifestaram sendo solidárias com minha situação”, concluiu Ravena.

Confira a nota na integra: 

Em atenção aos fatos ocorridos na tarde dessa quarta-feira (08), em que, lamentavelmente, uma Advogada foi interrompida no desempenho de seu labor, durante a realização de audiência telepresencial nas dependências do OAB OFFICE, vimos manifestar que, após apuração, os responsáveis foram identificados e as medidas administrativas foram adotadas, inclusive, com o desligamento do servidor.

Também estendemos as nossas escusas ao Excelentíssimo Juíz Carlos Eduardo de Arruda Mont' Alverne, titular da 2° Vara Criminal da Comarca de Codó-MA, por ter sido compreensivo, educado e a todo o momento ter demonstrado preocupação com a Advogada, assim como a Secretaria da respectiva vara por ter dado todo o suporte técnico para que a advogada prosseguisse com a Audiência.

Em tempo, reafirmamos o compromisso premente com o desempenho digno e salutar da Advocacia, com atuação sensível para as necessidades daqueles que são os principais merecedores de nossa atenção: os advogados e advogadas.

Comente

Pequisar