Marido de candidata à vaga de desembargadora do TRT-PI é denunciado por corrupção em prefeitura

Tácia Nunes figura em 1° lugar na lista sêxtupla escolhida pela OAB

Por Redação Portal AZ,

O advogado Shaymmon Emanoel Rodrigues de Moura Sousa, está no “time” de mais de 11 pessoas, entre prefeitos e empresários, denunciados pelo Ministério Público por suspeitas de participação em organização criminosa.

Marido de candidata à vaga de desembargadora do TRT-PI é denunciado por corrupção em prefeitura (Foto:Reprodução Redes Sociais)

Shaymmon é esposo da também advogada Tácia Nunes, que figura em primeiro lugar na lista sêxtupla escolhida pelo conselho pleno da OAB do Piauí e encaminhada ao TRT para a formação da lista tríplice, que vai para Bolsonaro escolher o próximo desembargador da justiça do trabalho piauiense. 

O advogado Shaymmon foi denunciado em 2016 pelo Gaeco quando era procurador geral do município e por isso acusado de envolvimento em suposto desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva, crimes da lei de licitações, lavagem de capitais, no município de Passagem Franca do Piauí na gestão do ex-prefeito Raislan Farias.

Segundo a denúncia, “em 2020, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) constatou várias ilegalidades que basearam decisão do Tribunal de Justiça de determinar a realização de busca e apreensão de documentos e aparelhos eletrônicos, no âmbito da operação Ibi Clausus, contra: o ex-prefeito Raislan Farias; J. Rodrigues da Costa Construções de Edifício; Josiel Rodrigues da Costa; Shaymmon Moura Advogados Associados; o advogado Shaymmon Emanoel Rodrigues de Moura Sousa; Médio Parnaíba Manutenção e Reforma Ltda; Janayna Percy Costa Pessoa, Ítalo James Alencar de Sousa, o ex-prefeito de Agricolândia, Walter Ribeiro Alencar; Mailson Lima Fernandes; Luziáurea Alves de Araújo;Thais Maria Cavalcante – ME; Thais Maria Cavalcante; Matheus Percy Costa Pessoa de Oliveira; Nayanna Percy Costa; Domingos Farias dos Santos; Frede Farias dos Santos; Loc Car Locação de Veículos Ltda e Prefeitura Municipal de Passagem Franca do Piauí. A operação Ibi Clausus foi deflagrada em outubro de 2020”. 

Shaymmon Emanoel Rodrigues teria orientado o então presidente da Comissão de Licitação do município de Passagem Franca, Raimundo Batista, fraudar os procedimentos licitatórios relacionados à contratação das empresas J. Rodrigues da Costa Construções de Edifício, Alliance Soluções Empresariais Ltda-ME, Gerson Santos Rocha. 

Na denúncia aponta ainda que Raislan e Shaymmon “exerciam a advocacia como colaboradores mútuos, sendo que fora realizado procedimento no município de Passagem Franca com o intuito de direcionamento para contratação do escritório do denunciado Shaymmon, sendo acertado por ambos que parte dos valores pagos pelo município seriam devolvidos a Raislan”. O Ministério Público destacou que o advogado causou danos ao erário no valor de R$ 71.000,00.
 
O Portal AZ apurou que durante a campanha eleitoral do Quinto Constitucional para o TRT, Shaymmon tinha atuação marcante tanto junto aos advogados (eleitores), como passava informações de que tinha contatos importantes capazes de interferir na escolha do próximo desembargador junto ao presidente da República.  

O Portal AZ entrou em contato com o advogado Shaymmon Emanoel Moura, mas não obteve êxito. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Comente

Pequisar