Parque Nacional da Tijuca reabre para visitação

Abertura ocorrerá de forma parcial a partir desta quinta-feira (9)

Por Governo do Brasil,

O Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, será reaberto parcialmente para visitação pública e realização de atividades desportivas a partir desta quinta-feira (9). A abertura ocorrerá de forma gradual, monitorada e segura, de acordo com os protocolos de segurança sanitária para evitar a proliferação do Covid-19. Essa já é a sexta unidade de conservação federal reaberta pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Parque é a sexta unidade de conservação federal reaberta pelo ICMBio. - Foto: Acervo/ICMBio

A reabertura deverá respeitar as medidas de prevenção e a retomada das atividades de turismo e atrativos naturais estabelecidos pelos estados e municípios localizados na unidade de conservação (UC). O número de visitantes deve ser reduzido e observado o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas.

Na unidade, não será permitido o uso das cachoeiras, duchas, reservatórios e pequenas lagoas. Os visitantes não terão acesso aos mirantes do parque e das áreas de convivência ao ar livre, sobretudo os espaços de alimentação compartilhados, como áreas de pic-nic e churrasco. Também está proibida a realização de confraternizações e de eventos nas áreas abertas. A área do Parque Nacional que dá acesso ao platô do Corcovado, onde está localizada a estátua do Cristo Redentor, não será aberta nesse momento.

As áreas com acesso restrito estarão sinalizadas com cordões de isolamento. Além disso, serão instalados banners de sinalização contendo regras gerais de funcionamento da unidade nas guaritas de entrada.

Devido a diversidade de atividades desenvolvidas dentro do Parque Nacional da Tijuca, protocolos específicos serão estabelecidos para orientar o funcionamento das atividades ou das subunidades. Serão realizados protocolos específicos para o funcionamento da rampa de Voo Livre, do Parque Lage, além das atividades voltadas aos operadores de turismo que atuam nos limites da unidade de conservação.

As regras deverão obedecer às orientações e fases expressas em um decreto municipal. Portanto, o funcionamento das atividades ou espaços está autorizado de acordo com o cronograma das fases previstas nas regras municipais.

Regras de segurança estabelecidas pelo ICMBio

Caso apresente sintomas como febre, tosse, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, perda de paladar, e/ou diagnóstico confirmado de Covid-19, fica proibida a entrada no Parque Nacional da Tijuca.

Uso obrigatório de máscara de proteção facial cobrindo a região do nariz e boca, ainda que artesanal, durante todo o período que estiver no interior do parque.
Respeitar o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas, de modo a evitar aglomerações.

Evitar o desenvolvimento de atividades em grupos grandes, respeitando o limite de até 10 participantes por grupo.

A responsabilidade pelo porte e utilização de álcool em gel nas áreas externas da unidade é do visitante.

O visitante deverá dar a destinação adequada ao lixo gerado.Respeitar os cordões de isolamento instalados na unidade com o objetivo de prevenir a formação de aglomerações.
   

Comente

Pequisar