Governadores farão reunião sobre clima com representante dos EUA

Reunião com John Kerry será na 5ª feira (29.jul) e vai abordar estratégias para preservar o meio ambiente

Por Poder 360,

O Fórum dos Governadores, que inclui praticamente todos os Estados do país, terá uma reunião com o representante da Casa Branca para o clima, John Kerry, na próxima 5ª feira.

Governadores farão reunião sobre clima com representante dos EUA (Foto: André Corrêa/Flickr)

O encontro dos chefes dos Executivos estaduais com Kerry será virtual e terá início às 17h. Participam Wellington Dias (PT-PI), Renato Casagrande (PSB-ES), João Doria (PSDB-SP), Eduardo Leite (PSDB-RS), Reinaldo Azambuja (PSDB-MS) e Flávio Dino (PSB-MA). 

John Kerry é o representante do governo norte-americano para o clima e também integra o Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca. 

O encontro é consequência da carta enviada pelos governadores ao presidente Joe Biden em 14 de abril deste ano. 

Nela, 21 governadores assinam “coalização de Governadores pelo Clima” se dispondo a desenvolver parceiras com os EUA. 

“O objetivo é impulsionar o equilíbrio climático, a redução de desigualdades, a regeneração ambiental, o desenvolvimento de cadeias econômicas verdes e o estímulo à adoção de tecnologias para reduzir as emissões de atividades econômicas tradicionais nas Américas”, destacaram à época. 

“O objetivo é ter um projeto que de um lado olhe a responsabilidade que temos com a Amazônia, mas também com os outros biomas”, disse o governador do Piauí, Wellington Dias. 

“O presidente Joe Biden coloca à disposição para coordenar com outros 30 países essa pauta preocupada com as mudanças climáticas e o Nordeste brasileiro se soma às outras cinco regiões do Brasil com uma pauta comum na linha dos ativos verdes casado com sustentabilidade”, disse ainda. 

John Kerry já falou que “a Amazônia pode desaparecer se não houver diálogo com o Brasil” e criticou o país pelo corte no orçamento ambiental para 2021. Desde que Biden assumiu, Kerry teve reuniões com os ex-ministros de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Também teve conversa virtual com o atual chanceler, Carlos França. 

O presidente Jair Bolsonaro enviou uma carta a John Kerry em abril. Se comprometeu a eliminar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030. A autoridade dos EUA respondeu que compromisso do presidente brasileiro “é importante” e que espera “ações imediatas e engajamento com as populações indígenas e a sociedade civil para que este anúncio possa gerar resultados tangíveis”. 

Além do encontro com o representante da Casa Branca, governadores do Nordeste reúnem-se na 5ª feira presencialmente com a embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, a AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento) e representantes estaduais das Secretarias vinculadas aos temas de parcerias e técnicos do Consorcio Nordeste, no Palácio do Campo das Princesas em Recife, Pernambuco. Discutem energia, meio ambiente, água e saneamento, gestão de resíduos e agricultura familiar. 

O evento celebra 2 anos da cooperação entre os Estados do Nordeste e a França, quando uma carta de intenções foi assinada pelo ministro da Europa e dos Assuntos Exteriores da França e pelos governadores dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Comente

Pequisar