EUA aprovam uso da vacina da Pfizer em adolescentes

De acordo com o informe, a vacina da Pfizer tem eficácia de 100% em adolescentes de 12 a 15 anos depois de 7 dias da 2ª dose

Por Poder 360,

A FDA (Food and Drug Administration, autoridade sanitária dos EUA) aprovou o uso da vacina da Pfizer/BioNTech contra o coronavírus para adolescentes a partir de 12 anos. O anúncio da expansão de uso foi feito nessa 2ª feira (10.mai.2021) depois de uma revisão dos dados de segurança e eficácia do imunizante.

EUA aprovam uso da vacina da Pfizer em adolescentes (Foto:Marco Verch (via Flickr)

De acordo com o informe, a vacina da Pfizer tem eficácia de 100% em adolescentes de 12 a 15 anos depois de 7 dias da 2ª dose. Adolescentes a partir de 16 anos já podiam tomar a vacina nos Estados Unidos, porque foram incluídos nos primeiros estudos e no pedido original de uso.

Janet Woodcock, diretora interina da FDA, afirmou que a expansão do uso da vacina é “um passo significativo na luta contra a pandemia de covid-19“. E completou: “A ação de hoje permite que uma população mais jovem seja protegida da covid-19, aproximando-nos do retorno à normalidade e do fim da pandemia“.

A Pfizer realizou um estudo clínico com 46.000 participantes e incluiu 2.260 adolescentes de 12 a 15 anos. A FDA afirma que os dados mostram que a imunização é segura e eficaz para o grupo. O único cuidado extra na vacinação é que adolescentes podem desmaiar depois de receberem a injeção. Um aviso será incluso sobre a possibilidade para que quedas não ocorram.

O Canadá também autoriza o uso da vacina em adolescentes da mesma faixa etária. Na 4ª feira passada (5.mai), o país se tornou a 1ª nação a autorizar a imunização de adolescentes. A vacinação do grupo começou na 2ª feira (10.mai.2021).

Também é esperado que a União Europeia e o Reino Unido permitam o uso da vacina da Pfizer em adolescentes. A ideia é que com isso a circulação do coronavírus seja menor. Além disso, os sistemas de educação podem retomar aulas presenciais.

No Brasil, a Pfizer foi a 1ª vacina a ter a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso definitivo. Mas, como o Poder360 já mostrou, a imunização brasileira está atrás de países como EUA e Canadá em relação à idade dos vacinados.

Comente

Pequisar